Várzea Grande
Lei de autoria de Wender Madureira garante continuidade da equoterapia para crianças atípicas e pessoas com deficiência em Várzea Grande
Várzea Grande
Uma das principais bandeiras do vereador Wender Madureira na defesa das crianças atípicas e das pessoas com deficiência em Várzea Grande se tornou realidade com a sanção da Lei Municipal nº 5.519/2026. De autoria do parlamentar, a norma institui a equoterapia como política pública permanente e método terapêutico de habilitação e reabilitação na rede pública de saúde do município.
A iniciativa nasceu após o vereador acompanhar de perto a realidade enfrentada por famílias que dependem do tratamento. Segundo Wender, inúmeras mães atípicas relataram que os atendimentos chegavam a ser interrompidos por quatro, cinco e até seis meses, prejudicando diretamente o desenvolvimento das crianças.
Com a nova legislação, essa situação não poderá mais ocorrer. A lei determina que as sessões de equoterapia não acompanhem o calendário escolar, permitindo apenas um curto recesso durante as festividades de fim de ano e vedando a interrupção dos tratamentos por longos períodos.
“Eu vinha acompanhando muitas mães reclamando pelo tratamento que era interrompido. Hoje acabou esse sofrimento. Agora a equoterapia é uma política pública e não vai mais seguir essa grande lacuna. Quem ganha com isso são as nossas crianças e as mães guerreiras do nosso município”, destacou Wender Madureira.
A legislação estabelece que a equoterapia poderá ser utilizada no tratamento de lesões neuromotoras de origem encefálica ou medular, patologias ortopédicas congênitas ou adquiridas, disfunções sensório-motoras, distúrbios evolutivos, comportamentais, de aprendizagem e emocionais.
Outro ponto importante da lei é a possibilidade de o município firmar convênios com entidades sem fins lucrativos para ampliar e garantir a oferta do serviço. O texto também contempla a hipoterapia, modalidade voltada para pessoas com deficiência que necessitam de auxílio para permanecer montadas durante as sessões.
Para Wender Madureira, a aprovação da Lei nº 5.519/2026 representa uma conquista histórica para as famílias várzea-grandenses, especialmente para as mães atípicas que há anos reivindicavam a continuidade dos atendimentos.
Sancionada pela prefeita Flávia Moretti em 24 de março de 2026, a lei reforça o compromisso do município com a inclusão e com a garantia dos direitos das pessoas com deficiência, assegurando que a equoterapia deixe de ser um serviço sujeito a interrupções e passe a integrar de forma permanente as políticas públicas de saúde de Várzea Grande.
Várzea Grande
Prefeitura lança programa “Acelera VG água” para ouvir população
A Prefeitura de Várzea Grande lançou nesta segunda-feira (22) o programa “Acelera VG água”, que disponibiliza à população a consulta pública do Plano Municipal de Saneamento Básico (PMSB) atualizado e incentiva a participação na audiência pública prevista para agosto. O acesso ao documento pode ser feito pelo site aceleravgagua.varzeagrande.mt.gov.br.
“Estamos há um ano e dois meses nesse processo. Contratamos a FIPE, que realizou o diagnóstico, ouviu a população por região e agora apresentou o prognóstico, que é a versão atualizada do Plano Municipal de Saneamento Básico. Agora queremos que todos acessem o plano e enviem contribuições”, disse a prefeita Flavia Moretti.
A gestora também afirma que o documento apresenta a situação atual dos serviços de água e esgoto e propõe soluções para os próximos 35 anos. “Esta consulta pública é uma oportunidade para que a população conheça as propostas, tire dúvidas e envie suas contribuições antes da consolidação do plano”, explica.
A população pode participar da consulta por meio da audiência pública prevista para agosto ou enviando sugestões pelo e-mail [email protected].
A secretária de Assuntos Estratégicos, Ina de Maria, acrescenta que a população pode acessar o programa pelo site aceleravgagua.varzeagrande.mt.gov.br e enviar contribuições após a leitura do documento na íntegra.
“Somente após a consolidação deste plano pela população e pelos órgãos de controle é que poderemos definir a melhor opção de gestão para os serviços de água e saneamento da cidade, buscando soluções para o problema crônico de abastecimento”, completou a prefeita.
Galeria de Fotos (5 fotos)
-
Saúde6 dias atrásBrasil teve 120 mil mortes associadas a ondas de calor em 20 anos
-
Cultura6 dias atrásNo Recife, Museu da Abolição reabre integralmente para o público
-
Entretenimento6 dias atrásJesus Luz celebra aniversário da namorada Rafa com declaração apaixonada na web
-
Saúde5 dias atrásPrograma de atenção domiciliar amplia cuidado aos idosos no país
-
Saúde4 dias atrásSintomas da doença falciforme vão além da anemia; saiba mais
-
Rondonópolis7 dias atrásPrefeitura de Rondonópolis decora espaços do paço para a Copa do Mundo; Bola gigante é atração
-
Cultura7 dias atrásFestival In-Edit Brasil começa nesta quarta-feira em São Paulo
-
Saúde5 dias atrásLíder indígena Raoni tem melhora do quadro de saúde
