Pesquisar
Close this search box.

Política

Deputado Avallone homenageia ex-presidente do Ipem nomeando a nova sede do órgão

Publicado em

Política

O deputado Carlos Avallone (PSDB) representou o Parlamento Estadual na inauguração da requalificação e reforma da sede do Instituto de Pesos e Medidas de Mato Grosso (Ipem-MT), nesta quarta-feira (25), que marca um avanço na modernização da infraestrutura e na ampliação dos serviços prestados. Por indicação do deputado, através do Projeto de lei nº 979/2025, a nova sede foi batizada com o nome de Carlos Alberto Lopes Regis, ex-presidente do Ipem falecido no ano passado.

“Penso que é uma justa homenagem ao ex-presidente. Ao longo da vida, Regis foi vendedor, empreendedor e, nos últimos 26 anos, servidor público estadual, função que desempenhou com zelo, competência e compromisso. No ano de 2000 foi fundador e presidente da Associação dos Servidores do IMMEQ, atual Ipem/MT. Em 2018 assumiu a Diretoria de Planejamento e Controle Finalístico e em 2023 foi nomeado Diretor de Avaliação da Conformidade. Chegou à Presidência do instituto em 2024, permanecendo no cargo até sua precoce partida. Como presidente do Ipem, Regis exerceu papel fundamental na modernização e no fortalecimento das ações de fiscalização, deixando um legado de respeito, profissionalismo e contribuição inestimável à administração pública de Mato Grosso”, destacou o deputado.

Durante sua gestão no Ipem Mato Grosso, Carlos Alberto se destacou por iniciativas que melhoraram a transparência e a precisão dos processos de aferição e medição utilizados em diversos setores, como combustíveis, balanças comerciais e produtos embalados. Seu trabalho garantiu mais segurança ao consumidor e credibilidade às ações do Instituto, sempre com foco na seriedade técnica e no fortalecimento das diretrizes normativas.

Em seu discurso, o deputado destacou a importância do instituto: “O Ipem é um órgão de grande importância técnica e social, pois assegura que o cidadão não seja lesado. Seja ao comprar combustível, alimentos, brinquedos ou equipamentos de segurança, é o trabalho do instituto que garante qualidade e confiança. Fico feliz por ter participado da criação e estruturação desse órgão, que hoje é referência e mantém sustentabilidade própria por meio de sua arrecadação”.

Quando foi secretário de Indústria e Comércio de Mato Grosso, no governo do saudoso Dante de Oliveira, o deputado Avallone implementou e estruturou o instituto. Também foi realizado o primeiro concurso público no IPEM, em 2000, quando o instituto passou a contar com seu quadro técnico efetivo.

No dia 19 de agosto de 2025 o deputado Avallone homenageou toda a equipe do Ipem, em sessão especial realizada na Assembleia Legislativa.

A nova sede do Ipem-MT – Estrutura recebeu investimento total de R$ 6,33 milhões. O espaço foi projetado para ampliar a capacidade operacional do instituto, responsável por garantir a confiabilidade de produtos e serviços por meio da metrologia legal e da fiscalização de mercado.

O prédio conta com sistema de geração de energia por painéis solares, com investimento de R$ 1,66 milhão, capaz de produzir, em média, 26,4 mil kWh por mês, o que deve gerar economia superior a R$ 300 mil por ano aos cofres públicos.

A modernização também impacta diretamente o atendimento à população. Com ambientes reorganizados e mais bem distribuídos, a expectativa é de maior fluidez nos processos internos, redução do tempo de espera e ampliação da capacidade de atendimento.

Como parte da programação, a autarquia recebeu o evento “Diálogo com o Setor Produtivo”, iniciativa do Inmetro em parceria com a Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico (Sedec), voltada ao fortalecimento da relação com o segmento empresarial.

Conforme a presidente do Ipem-MT, Tatiana Ribeiro Soares, a inauguração aliada a uma agenda voltada ao setor produtivo e ao Inmetro evidencia o reposicionamento do Ipem-MT. “Estamos mais integrados às diretrizes nacionais e mais próximos da indústria, atuando como uma peça estratégica para a competitividade das empresas e a proteção do consumidor. A nova sede não representa apenas um avanço estrutural, mas a consolidação de um modelo de gestão voltado à eficiência, inovação e desenvolvimento”, afirmou a presidente.

Outro avanço está na modernização tecnológica, com implantação de novos equipamentos e sistemas que aumentam a precisão dos serviços metrológicos e a eficiência dos processos administrativos. A integração dos setores também deve facilitar o acesso aos serviços e reforçar a transparência e a confiabilidade institucional.

Fonte: ALMT – MT

COMENTE ABAIXO:
Propaganda

Política

Deputado Thiago Silva defende a ampliação das escolas cívico-militares em Mato Grosso

Publicados

em

Presidente da Comissão de Educação da Assembleia Legislativa de Mato Grosso (ALMT), o deputado estadual Thiago Silva (MDB) defende a ampliação do modelo de escolas cívico-militares no Estado, destacando os resultados positivos alcançados na educação e o crescimento expressivo da iniciativa, que já ultrapassa 260 unidades em funcionamento, atendendo mais de 200 mil alunos.

Durante a tramitação na ALMT da Lei 12.388/2024, de inciativa do Governo do Estado, que instituiu as escolas cívico-militares em Mato Grosso, Thiago Silva foi relator da proposta e comemorou a expansão do modelo, que tem se consolidado como referência pela promoção da disciplina, do respeito, do patriotismo e da melhoria da qualidade do ensino.

“O modelo cívico-militar tem demonstrado excelentes resultados na formação dos nossos estudantes. São escolas que fortalecem valores como disciplina, ética, respeito e civismo, além de apresentarem bons índices de desempenho educacional, como nas avaliações do Ideb. Defendemos a continuidade e a ampliação deste modelo que tem sido um verdadeiro case de sucesso em Mato Grosso e em todo o Brasil”, afirmou o parlamentar.

O deputado também ressaltou que a implantação das unidades ocorre por meio de consulta pública, garantindo que a comunidade escolar participe democraticamente da decisão sobre a adoção do modelo.

Um dos exemplos recentes é o município de Nova Guarita, que passará a contar com sua primeira escola cívico-militar após aprovação da comunidade escolar, realizada nos dias 8 e 9 de junho. A presidente da Câmara Municipal, vereadora Geane, comemorou a conquista e agradeceu o empenho de Thiago Silva em defesa da educação.

“Essa é uma importante vitória para Nova Guarita. Agradecemos ao deputado Thiago Silva por todo o apoio e compromisso com a nossa educação, contribuindo para que esse sonho se tornasse realidade”, destacou a vereadora.

Thiago Silva reafirmou que defende a liberdade de escolha das famílias, permitindo que os pais possam optar entre o ensino tradicional e o modelo cívico-militar, conforme a realidade de cada comunidade.

“Nosso compromisso é fortalecer a educação em todos os 142 municípios de Mato Grosso. Continuaremos trabalhando para garantir investimentos, melhorar a infraestrutura de todas as escolas, valorizar os profissionais da educação e oferecer ensino de qualidade aos nossos alunos, respeitando a decisão das famílias sobre o modelo educacional que desejam para seus filhos”, concluiu o deputado.

Fonte: ALMT – MT

COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

POLÍTICA

POLÍCIA

ESPORTES

ENTRETENIMENTO

MAIS LIDAS DA SEMANA