Pesquisar
Close this search box.

Mato Grosso

Polícia Civil prende 4 pessoas por furto de energia elétrica em Barra do Garças

Publicado em

Mato Grosso

Quatro pessoas foram presas em flagrante por furto de energia elétrica durante a Operação “No Pulo do Gato”, deflagrada nesta terça-feira (31.3), em Barra do Garças (a 509 quilômetros de Cuiabá). A ação teve como foco o combate a ligações clandestinas e irregularidades no consumo de energia no município.

A ação foi conduzida pela Polícia Civil, por meio da Delegacia Especializada de Roubos e Furtos (Derf), em atuação integrada com a Perícia Oficial e Identificação Técnica (Politec) e a concessionária Energisa Mato Grosso.

O trabalho operacional de fiscalização teve início às 8h e se estendeu ao longo de todo o dia, com o objetivo de apurar a prática de furto de energia elétrica no perímetro urbano do município.

Os policiais civis, técnicos e peritos fiscalizaram seis imóveis e identificaram irregularidades em todos eles. Foram constatadas quatro adulterações em medidores de energia elétrica, além de duas ligações clandestinas diretamente conectadas à rede de distribuição.


Nos casos de violação dos medidores, os equipamentos apresentavam alterações para impedir o registro correto do consumo e foram substituídos imediatamente. Já nas ligações clandestinas, foi verificado o desvio de energia por meio de fiação irregular, sem qualquer medição, caracterizando o furto.

Conforme o delegado da Derf do município, Joaquim Leitão Junior, com base em laudos técnicos preliminares elaborados pelas equipes quatro pessoas responsáveis pelos imóveis foram detidas e conduzidas para esclarecimentos.

Em um dos endereços fiscalizados, o local era dividido em sete quitinetes e funcionava com fornecimento irregular de energia. O medidor havia sido retirado anteriormente, após solicitação de desligamento, porém foi constatado que a energia era distribuída de forma clandestina aos inquilinos por meio de um disjuntor ligado diretamente à rede elétrica.

“Os ocupantes das quitinetes informaram que os contratos de locação incluíam o fornecimento de energia e água sem medição individualizada. Já a responsável pelo imóvel alegou desconhecimento sobre a irregularidade, embora existam registros anteriores de intervenções em medidores vinculados a outros imóveis sob sua responsabilidade”, destacou o delegado Joaquim Leitão.

Ainda segundo apurado pela Polícia Civil, alguns dos investigados possuem histórico de ocorrências relacionadas à adulteração de equipamentos de medição de energia, conforme registros da concessionária.

Os quatro foram conduzidos à Central de Flagrantes, interrogados e autuados em flagrante por furto de energia elétrica. Após a confecção dos autos, os presos foram colocados à disposição da Justiça.

As investigações seguem em andamento para apurar outras possíveis irregularidades e identificar novos envolvidos.

Fonte: Governo MT – MT

COMENTE ABAIXO:
Propaganda

Mato Grosso

Governo de MT regulamenta novo modelo de cofinanciamento e amplia apoio aos municípios

Publicados

em

O Governo de Mato Grosso, por meio da Secretaria de Estado de Assistência Social e Cidadania (Setasc-MT), publicou nesta terça-feira (23.6) a Portaria nº 168/2026, que estabelece novas regras para o cofinanciamento estadual do Sistema Único de Assistência Social (Suas). A medida regulamenta os repasses de recursos do Estado aos municípios para a execução dos serviços da assistência social, garantindo mais organização, transparência e eficiência na aplicação dos investimentos.

O novo modelo amplia a autonomia das prefeituras e aumenta em mais de 188% os recursos destinados aos municípios. Com a mudança, as cestas de alimentos que antes eram adquiridas e distribuídas pelo Estado passarão a ser compradas diretamente pelas gestões municipais, de acordo com as necessidades locais. Em Cuiabá, por exemplo, os repasses saltam de aproximadamente R$ 6 milhões para R$ 10 milhões.

O secretário de Estado de Assistência Social e Cidadania, Klebson Gomes, destacou que a nova regulamentação representa um avanço para a política de assistência social em Mato Grosso.

“Estamos fortalecendo a assistência social nos municípios, ampliando os recursos e dando mais autonomia para que cada gestão local possa atender sua população de forma mais eficiente e alinhada à sua realidade. Esse novo modelo garante melhores condições para a manutenção e expansão dos serviços socioassistenciais em todo o estado”, afirmou.

Os recursos serão destinados a quatro áreas principais: Proteção Social Básica, Proteção Social Especial, Benefícios Eventuais e Gestão do SUAS. A regulamentação também assegura apoio para a manutenção de serviços como os Centros de Referência de Assistência Social (CRAS), Centros de Referência Especializados de Assistência Social (CREAS), equipes volantes, acolhimento institucional, família acolhedora, benefícios eventuais e ações de gestão, planejamento e monitoramento.

A portaria ainda cria incentivos financeiros para municípios que implantarem áreas estratégicas da gestão, como Vigilância Socioassistencial, Gestão do Trabalho e Gestão Financeira e Orçamentária.

Segundo Klebson, a medida segue a determinação do governador Otaviano Pivetta de fortalecer a gestão municipal e garantir mais agilidade no atendimento à população.

“Essa é uma orientação do governador Otaviano Pivetta para descentralizar os recursos, fortalecer os municípios e tornar o atendimento mais rápido e eficiente. Com isso, cada prefeitura poderá aplicar os recursos de acordo com suas prioridades e atender com mais agilidade as famílias que mais precisam”, ressaltou.

Para continuar recebendo os recursos estaduais, os municípios deverão manter a documentação e as prestações de contas atualizadas. A medida busca garantir transparência na aplicação dos recursos públicos e assegurar que os investimentos cheguem de forma efetiva às famílias que dependem dos serviços socioassistenciais.

Fonte: Governo MT – MT

COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

POLÍTICA

POLÍCIA

ESPORTES

ENTRETENIMENTO

MAIS LIDAS DA SEMANA