Mato Grosso
“Mais do que inaugurar um hospital, estamos iniciando uma nova etapa na saúde pública mato-grossense”, afirma presidente do Grupo Einstein
Mato Grosso
Noite histórica! O Governo de Mato Grosso inaugurou, nesta sexta-feira (19.12), o Hospital Central do Estado, uma obra que ficou paralisada por 34 anos e foi retomada pela gestão atual em 2020.
O presidente do grupo Einstein, Sidney Klajner, destacou a união com o Governo de Mato Grosso e enfatizou que o Hospital Central conta com toda a expertise dos profissionais do grupo, que tem 25 anos de experiência em parceria com o Serviço Único de Saúde.
“A inauguração do Hospital Central representa um acontecimento que tem o potencial de transformar muitas vidas daqui para frente. A unidade nasce fruto de uma parceria para oferecer à população mato-grossense acesso a cuidados avançados de saúde com elevados padrões de segurança. A partir de janeiro, os pacientes do SUS sentirão essa transformação. Mais do que inaugurar um hospital, estamos iniciando uma nova etapa na saúde pública mato-grossense”, garantiu.
A unidade médica, administrada pelo grupo Einstein Hospital Israelita, conta com o que há de mais moderno e tecnológico em saúde e oferece à população de Mato Grosso uma saúde gratuita e de qualidade.
O governador Mauro Mendes destacou que o Hospital Central é um marco para a saúde pública de Mato Grosso: representa dignidade e cuidado com os mato-grossenses e foi idealizado para entregar à população uma saúde com o mesmo padrão dos melhores hospitais do país.
“Estamos celebrando uma nova história na saúde pública. Estamos entregando um grande hospital, não só no tamanho e tecnologia, mas, principalmente, no cuidado. Nós buscamos o que há de melhor no Brasil, que é o Albert Einstein, e hoje estamos criando uma referência de saúde pública em Mato Grosso”, afirmou.
Para o vice-governador Otaviano Pivetta, a nova unidade hospitalar de Mato Grosso muda o patamar da saúde pública e traduz o compromisso do Governo do Estado com a população.
“Aqui se inicia um novo tempo na saúde de alta complexidade de Mato Grosso. Hoje é um marco. Estamos virando uma página e atrás dela está escrito ‘vida do povo mato-grossense’. A vida dos mato-grossenses importa para esse governo”, afirmou.
Saúde gratuita de qualidade
Em um discurso emocionado, o secretário de Saúde do Estado, Gilberto Figueiredo, lembrou de quando ficou hospitalizado em estado grave após contrair covid-19 pela terceira vez e ressaltou a importância de ter em Mato Grosso uma unidade capaz de entregar um tratamento de alta complexidade de qualidade e de forma gratuita.
“Quando olhamos para esse hospital, não vemos parede, vemos mães que voltarão para casa com seus filhos nos braços, idosos que vão recuperar a sua alegria, jovens que vão receber uma nova chance. Vemos histórias inteiras que serão reescritas aqui dentro. Este é um equipamento que vai salvar vidas pelos próximos 100 anos. Obrigada, governador, por ter a coragem de enfrentar desafios históricos. Esse hospital e tudo que ele representa faz parte do seu legado”, afirmou.
Representantes de outros Poderes, como o presidente do Tribunal de Contas do Estado, conselheiro Sérgio Ricardo, o prefeito de Cuiabá, Abílio Brunini, e o promotor de Justiça Milton Mattos, e o presidente da Assembleia Legislativa, deputado estadual Max Russi, ressaltaram a magnitude e o impacto do novo hospital, que é a maior unidade de saúde do Estado e vai ter atendimento 100% gratuito para a população.
O secretário-chefe da Casa Civil, Fábio Garcia, observou que esta obra é um divisor de águas na saúde pública do Estado e servirá de exemplo para que outros governantes elevem o padrão de qualidade nas entregas para a população.
“Essa obra representa o que há de melhor na boa política, que é poder entregar o melhor para cada cidadão de forma gratuita, e ter o Albert Einstein, que é o melhor hospital da América Latina, como parceiro representa o que o Governo do Estado quis entregar com novo Hospital Central: entregar o que há de melhor para cuidar de cada mato-grossense. Espero que essa obra salve muitas vidas, mas que também inspire outros homens públicos para que a gente possa fazer da política um lugar de construir dignidade, prosperidade e justiça”, manifestou.
A suplente de senadora Margareth Buzetti também ressaltou o impacto do Hospital Central para a população mato-grossense.
“O Governo do Estado está revolucionando a história da saúde pública de Mato Grosso. Esse hospital vai acolher, tratar, cuidar das pessoas que mais precisam e na hora de mais fragilidade. Eu vim acompanhar a obra três vezes e fiquei impressionada com o que encontrei agora. É uma obra de muita qualidade e que vai atender pessoas de todos os lugares com um serviço público. É motivo de muito orgulho”, disse.
O hospital
O Hospital Central do Estado ficou 34 anos com as obras inacabadas, e teve a construção retomada pela atual gestão do Governo do Estado em 2020. A estrutura foi ampliada de 9 mil m² para 32 mil m² de área construída para atender demandas de alta complexidade.
A unidade terá 287 leitos totais: 191 leitos de enfermaria e 96 leitos de cuidados intensivos, sendo 60 de Unidade de Terapia Intensiva (UTI). A estrutura ainda contará com dez salas cirúrgicas, inclusive com a realização de cirurgias robóticas e duas salas de hemodinâmica para realizar procedimentos minimamente invasivos, como cateterismo cardíaco e angioplastia.
Dentre as especialidades médicas previstas para o hospital, estão: cirurgia geral, cirurgia do aparelho digestivo, ortopedia, urologia, cirurgia oncológica, cirurgia vascular, cardiologia, neurocirurgia e hemodinâmica. No futuro, também é prevista a realização de transplantes na unidade.
Para a conclusão do Hospital, o Governo investiu R$ 295 milhões, além de R$ 246 milhões em equipamentos na estrutura do hospital.
Solenidade
Também participaram da cerimônia de inauguração do Hospital: o senador Wellington Fagundes e os suplentes de senador Mauro Carvalho e Margareth Buzetti, os deputados federais José Medeiros e Gisela Simona e o prefeito Abílio Brunini.
Ainda, o presidente da Assembleia Legislativa, Max Russi, e os deputados estaduais Dr. João, Paulo Araújo, Chico Guarnieri, Beto 2 a 1, Valmir Moretto, Juca do Guaraná, Fábio Tardin, Dr. Eugênio, Júlio Campos e Elizeu Nascimento; o presidente do Tribunal de Contas, conselheiro Sérgio Ricardo, a defensora pública-geral, Maria Luziane; e os desembargadores José Lindote, Anglizey Solivan, Ricardo Almeida e Mário Kono; o promotor de Justiça Milton Matos, e o procurador-geral de Contas Alisson Alencar.
Os secretários de Estado Laice Souza (Comunicação), César Roveri (Segurança Pública), Vitor Hugo Bruzulato (Justiça), Alan Porto (Educação), Klebson Gomes (Assistência Social e Cidadania), César Miranda (Desenvolvimento Econômico), David Moura (Cultura, Esporte e Lazer), Mauren Lazaretti (Meio Ambiente), Rogério Gallo (Fazenda).
Fonte: Governo MT – MT
Mato Grosso
Artista mato-grossense assina identidade visual do Circuito Brasileiro de Skate no Parque Novo Mato Grosso
O artista mato-grossense, Babu Seteoito, assina a identidade visual da 4ª etapa do principal Circuito Brasileiro de Skate, o STU National 2026, que ocorre entre sexta-feira e domingo (26 e 28.6), no Parque Novo Mato Grosso, em Cuiabá. A arte do desenhista e grafiteiro estará estampada em todo Skate Park, espaço considerado o maior da América Latina e que integra o complexo de eventos construído pelo Governo de Mato Grosso.
“Que orgulho ter a arte do Babu Seteoito neste importante circuito de skate. É um reconhecimento nacional ao talento de um dos principais expoentes da arte urbana mato-grossense. E com certeza Babu dá o tom perfeito para o evento, conectando o skate, o grafite e a cultura do nosso Estado, de forma única e vibrante!”, celebra o secretário de Estado de Cultura, Esporte e Lazer, David Moura.
A ligação do artista com o skate vem desde seus 11 anos, quando começou a praticar a modalidade. Agora, aos 47 anos, Babu Seteoito trouxe essa memória afetiva e suas raízes para aplicar na identidade visual nesta etapa inédita em sua terra natal, mostrando também “um Mato Grosso que vejo profundo”.
“Quando o STU me procurou, pensei logo que era uma boa oportunidade de dar continuidade a um trabalho que eu já vinha fazendo, que é uma série de carrancas mato-grossenses, que são essas cabeças de boi geralmente encontradas nas porteiras das fazendas, nos quilombos. Mato Grosso na veia! E elas são como um amuleto para espantar mau-olhados. Adicionei plantas do meu jardim, elemento que sempre coloco nas minhas pinturas, além, claro, de dois skates que formam um coração”, contou o artista.
Natural de Cuiabá, Babu Seteoito tem uma trajetória marcada pela transformação de espaços públicos e pelo forte vínculo entre a cultura de rua e as artes visuais contemporâneas. Com expressivos murais urbanos e criações em estúdio, que envolvem ilustrações, pinturas e telas, sua produção já ganhou visibilidade por todo o Brasil e em outros países.
Suas obras trazem cores, traços e identidade mato-grossenses, em narrativas visuais que abordam experiências do cotidiano, imaginário popular e a força simbólica das ruas. Os trabalhos do artista trazem também referências da flora e fauna brasileiras, além de cenas de conflitos urbanos, provocando reflexões sobre as tensões e contradições da realidade.
STU National 2026
O STU National 2026 reúne os principais skatistas do país em disputas nas modalidades Park e Street. O Parque Novo Mato Grosso, em Cuiabá, recebe a 4ª etapa da competição, que já passou por Porto Alegre (RS), Florianópolis (SC) e Criciúma (SC), e será finalizada em Salvador (BA).
A entrada é gratuita. Para as semifinais e finais, nos dias 27 e 28 de junho (sábado e domingo), os ingressos devem ser retirados antecipadamente pelos links abaixo.
Ingressos para as semifinais: AQUI
Ingressos para as finais: AQUI
A classificação etária é livre e cada pessoa tem o direito a retirar até 2 ingressos (crianças de até 5 anos não precisam de ingressos).
O acesso se dará por meio da validação do QR Code do ingresso. Não serão aceitos QR Codes impressos e capturas de tela. A doação de 1kg de alimento não perecível será necessária para validar a entrada com o ingresso.
Cadastramento de imprensa
O credenciamento de imprensa para a quarta etapa do STU National 2026 segue aberta até quinta-feira (25.6) neste link. Todos receberão resposta por e-mail, sendo que a credencial (pulseira) será retirada na chegada ao evento.
Na quinta-feira (25), às 11h, representantes da STU (Skate Total Urbe) e alguns dos principais skatistas estarão no local do evento para uma coletiva de imprensa.
Fonte: Governo MT – MT
-
Saúde5 dias atrásSintomas da doença falciforme vão além da anemia; saiba mais
-
Entretenimento7 dias atrásJesus Luz celebra aniversário da namorada Rafa com declaração apaixonada na web
-
Saúde6 dias atrásPrograma de atenção domiciliar amplia cuidado aos idosos no país
-
Rondonópolis7 dias atrásRondonópolis realiza conferência e fortalece ações com a primeiríssima infância
-
Saúde7 dias atrásBrasil teve 120 mil mortes associadas a ondas de calor em 20 anos
-
Entretenimento6 dias atrásKarina Lucco celebra avanço no tratamento contra alopecia e comemora: ‘Renovar’
-
Saúde4 dias atrásMinistério da Saúde começa a vacinar crianças com a Pneumo 20
-
Entretenimento7 dias atrásPaolla Oliveira registra viagem pela China e declara: ‘Encantada com a experiência’
