Pesquisar
Close this search box.

Mato Grosso

Investimentos do Governo vão inserir Nobres no cenário turístico nacional, afirma prefeito

Publicado em

Mato Grosso

O governador Mauro Mendes e a primeira-dama Virginia Mendes inauguraram, nesta sexta-feira (05.12), a nova praça do Distrito de Bom Jardim, em Nobres, e lançaram uma série de obras que vão impulsionar o turismo na região, proporcionando oportunidades de melhoria de vida para a população.

A nova praça do distrito recebeu investimento de R$ 7,8 milhões em recursos próprios do Governo do Estado. O espaço terá playground, academia, quiosques de alimentação e será um local de convivência para moradores e turistas.

O governador Mauro Mendes destacou que Nobres e Bom Jardim sempre tiveram muito potencial, mas careciam de infraestrutura para poder se desenvolver. “Aqui não tinha lugar para sair, não tinha calçada, não tinha esgoto”, afirmou. “Mas quando a gente investe aqui, cria o potencial para virar um produto turístico e aumentar a quantidade de visitantes”, completou.


 

Segundo o governador, o investimento atrai visitantes não apenas para Bom Jardim, mas impulsiona o turismo em outros locais. “Se o Governo não fizer a infraestrutura, isso ficaria sendo cantado, mas não iria para frente. Agora, não tenho dúvida nenhuma de que nos próximos anos vamos ter orgulho do potencial turístico de Nobres”, afirmou.

Uma das obras com ordem de serviço assinada nesta sexta-feira (05) foi para asfaltar todas as ruas do Distrito. O serviço será realizado por meio de um convênio assinado com a prefeitura, que também está construindo junto com o Estado redes de esgoto e água em Bom Jardim. 

“Essa urbanização é importante para inserir Bom Jardim no cenário nacional, para a capacidade de receber turistas. Nobres é um município pequeno, pobre em arrecadação, mas rico em oportunidades. Por isso a parceria do Governo é importante”, afirmou o prefeito de Nobres, José Domingos Fraga.

O Governo do Estado também assinou a ordem de serviço para asfaltar 29,3 km da MT-351, ligando Bom Jardim até a BR-163, em Diamantino, além de construir três pontes de concreto no caminho.

O vice-governador Otaviano Pivetta explicou que essa obra será importante para criar uma nova rota turística. “Vamos interligar toda a região da BR-163, onde está localizada mais da metade da economia mato-grossense, com Bom Jardim. Esse é um gesto do Governo de que Nobres e Bom Jardim são importantes para Mato Grosso”, disse.

Também foi assinada a ordem de serviço para asfaltar a estrada que liga Bom Jardim até o Sesc Serra Azul, local de uma cachoeira famosa e outras atrações. O Governo também lançou a estruturação da Gruta da Lagoa Azul, fechada a muitos anos, e que passará a ter acesso asfaltado, estacionamento e trilha até a gruta, obras já em fase de licitação.

Para o secretário-chefe da Casa Civil, o Governo não investe apenas no turismo, mas na população da região. “Nós temos clareza de que precisamos cuidar da nossa gente, das nossas pessoas, dos moradores daqui. Essas obras também vão atender a população. Mas, o turismo vai impulsionar a economia de Bom Jardim e gerar oportunidades”, disse.

O governador Mauro Mendes ainda assinou a autorização para que a Secretaria de Estado de Infraestrutura e Logística (Sinfra-MT) firme um convênio para asfaltar ruas da sede municipal de Nobres, em um investimento de mais de R$ 7 milhões.

O deputado estadual Chico Guarnieri destacou atuação do Estado. “O que o governador Mauro Mendes vai entregar de asfalto é mais do que Mato Grosso fez em 300 anos. É um governo de realizações, um governo que faz, que entrega e leva para toda a sociedade também obras como escolas, creches e moradia”.

Já a senadora Margareth Buzetti destacou a visão do governo em investir na região de Nobres e lembrou que há pouco tempo não havia nenhuma infraestrutura no local.

Escrituras

O Instituto de Terras de Mato Grosso (Intermat) também entregou 265 escrituras definitivas de terrenos para moradores tanto de Nobres, quanto de Bom Jardim. Trabalho que foi destacado pelo presidente da autarquia, Francisco Serafim.

“Estamos entregando escrituras em todos os 142 municípios de Mato Grosso. Estamos com 30 mil escrituras em cartório para entregar, porque essa é a determinação do Governo Mauro Mendes, de fazer tudo o que for possível para facilitar a vida da população”, afirmou.

Também estiveram presentes na agenda os deputados estaduais Paulo Araújo e Max Russi, e o secretário de Estado de Educação, Alan Porto.

Fonte: Governo MT – MT

COMENTE ABAIXO:
Propaganda

Mato Grosso

Após feminicídio, secretária reforça importância de vítimas de violência manterem medidas protetivas

Publicados

em

A chefe do Gabinete de Enfrentamento à Violência de Gênero contra a Mulher, Mariell Antonini, reforçou a importância das vítimas de violência doméstica confiarem na rede de proteção e manterem as medidas protetivas.

O alerta foi feito após uma mulher, identificada como Gleici Fátima Machado Ritter, de 37 anos, ser assassinada a tiros, nesta terça-feira (23.6), em Guarantã do Norte. O principal suspeito é o companheiro dela, de 33 anos. O crime está sendo investigado pela Polícia Civil como feminicídio consumado.

Ele já possuía um longo histórico de violência doméstica contra a vítima. Em novembro de 2025, após um pedido feito pela própria vítima, a medida protetiva que existia contra o investigado foi revogada e ele voltou a responder ao processo em liberdade.

“É importante que toda mulher compreenda que o rompimento do ciclo da violência nem sempre é um processo simples. Muitas vezes, existem obstáculos relacionados à dependência afetiva, dependência econômica, medo, preconceito e outros fatores que dificultam a tomada de decisão. Por isso, é fundamental buscar apoio, acreditar na rede de proteção e no sistema de Justiça”, destacou.

Segundo Mariell Antonini, a violência doméstica costuma seguir um ciclo que tende a se agravar ao longo do tempo.

“A violência é cíclica e, muitas vezes, começa com sinais que podem parecer menos graves, mas pode evoluir para situações cada vez mais letais, culminando na morte da vítima. Ameaças e agressões precisam ser compreendidas como sinais de alerta, e a busca por ajuda deve acontecer o quanto antes”, afirmou.

As primeiras denúncias contra o suspeito foram registradas em 2023, quando Gleici procurou as autoridades para relatar episódios de violência doméstica. Em 2024, novas intervenções policiais ocorreram por crimes como lesão corporal, injúria e posse irregular de arma de fogo, todos envolvendo o mesmo casal.

Já em julho de 2025, o suspeito foi preso em flagrante por lesão corporal no contexto de violência doméstica, após a vítima acionar as forças de segurança. Na ocasião, foram concedidas medidas protetivas de urgência em favor de Gleici. Meses depois, entretanto, a vítima solicitou a revogação da medida, o que resultou na liberdade do suspeito.

Fonte: Governo MT – MT

COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

POLÍTICA

POLÍCIA

ESPORTES

ENTRETENIMENTO

MAIS LIDAS DA SEMANA