Pesquisar
Close this search box.

Mato Grosso

Governo de MT repassa R$ 11 milhões para construir ponte e modernizar ETA em Alto Garças

Publicado em

Mato Grosso

O Governo de Mato Grosso anunciou para Alto Garças, nesta quarta-feira (22.1), recursos para a ampliação do Sistema de Abastecimento de Água do município e também lançou uma ponte de concreto de 60,5 metros sobre o Ribeirão Café, na MT-107. Os investimentos somam mais R$ 11,8 milhões para o município.

Nos últimos sete anos, o Governo destinou mais de R$ 134,1 milhões em recursos para Alto Garças, que contemplam áreas, como infraestrutura, educação e saúde.

“O Estado tem proporcionado muitos benefícios para a população de Alto Garças. A construção da Estação de Tratamento de Água (ETA) e a ponte vão trazer mais desenvolvimento e progresso para a região”, afirmou o prefeito de Alto Garças em exercício, David Fraga de Carvalho, conhecido como Badu.

“Mostramos lealdade aos compromissos que devemos ter com o dinheiro público. Tiramos o Estado daquela situação de dificuldade financeira em que estávamos há alguns anos atrás. Esse é o dever de quem está na administração pública: trabalhar e fazer o dinheiro dos impostos retornar para todos nós em forma de estradas, hospitais e escolas”, destacou o governador Mauro Mendes, acompanhado da primeira-dama Virginia Mendes.

O vice-governador Otaviano Pivetta ressaltou as entregas do Estado nos últimos sete anos. “Quando assumimos, Mato Grosso tinha no total 6,5 mil quilômetros de rodovias asfaltadas, e estamos entregando 7 mil apenas na nossa gestão, mais do que foi feito na história do nosso Estado. Estamos fazendo também uma revolução na saúde pública e entregamos o maior hospital do Estado, o Hospital Central, além de construir mais cinco em todas as regiões. E alavancamos a educação mato-grossense da 22ª para a 8ª posição. Não tem nenhum outro estado no Brasil que tenha feito essa transformação em tão pouco tempo”, citou.

Os recursos estaduais para construir a ponte vão substituir a atual, que possui estrutura de madeira que precisa de manutenções frequentes no período de chuvas, trazendo segurança ao trânsito de veículos, principalmente para o escoamento da produção local e o transporte escolar.

Já a ETA vai garantir um abastecimento de água mais eficiente para a população.

Também participaram da solenidade em Alto Garças a senadora Margareth Buzetti, o presidente da Assembleia Legislativa, Max Russi, juntamente com os deputados estaduais Valmir Moretto, Beto Dois a Um, Dr. Eugênio, Nininho, Sebastião Rezende e Dilmar Dal Bosco, além dos secretários de Estado Fábio Garcia (Casa Civil) e coronel PM César Roveri (Segurança Pública), do presidente da MT Par, Wener Santos, e de prefeitos da região do Araguaia.

Fonte: Governo MT – MT

COMENTE ABAIXO:
Propaganda

Mato Grosso

Governo de MT regulamenta novo modelo de cofinanciamento e amplia apoio aos municípios

Publicados

em

O Governo de Mato Grosso, por meio da Secretaria de Estado de Assistência Social e Cidadania (Setasc-MT), publicou nesta terça-feira (23.6) a Portaria nº 168/2026, que estabelece novas regras para o cofinanciamento estadual do Sistema Único de Assistência Social (Suas). A medida regulamenta os repasses de recursos do Estado aos municípios para a execução dos serviços da assistência social, garantindo mais organização, transparência e eficiência na aplicação dos investimentos.

O novo modelo amplia a autonomia das prefeituras e aumenta em mais de 188% os recursos destinados aos municípios. Com a mudança, as cestas de alimentos que antes eram adquiridas e distribuídas pelo Estado passarão a ser compradas diretamente pelas gestões municipais, de acordo com as necessidades locais. Em Cuiabá, por exemplo, os repasses saltam de aproximadamente R$ 6 milhões para R$ 10 milhões.

O secretário de Estado de Assistência Social e Cidadania, Klebson Gomes, destacou que a nova regulamentação representa um avanço para a política de assistência social em Mato Grosso.

“Estamos fortalecendo a assistência social nos municípios, ampliando os recursos e dando mais autonomia para que cada gestão local possa atender sua população de forma mais eficiente e alinhada à sua realidade. Esse novo modelo garante melhores condições para a manutenção e expansão dos serviços socioassistenciais em todo o estado”, afirmou.

Os recursos serão destinados a quatro áreas principais: Proteção Social Básica, Proteção Social Especial, Benefícios Eventuais e Gestão do SUAS. A regulamentação também assegura apoio para a manutenção de serviços como os Centros de Referência de Assistência Social (CRAS), Centros de Referência Especializados de Assistência Social (CREAS), equipes volantes, acolhimento institucional, família acolhedora, benefícios eventuais e ações de gestão, planejamento e monitoramento.

A portaria ainda cria incentivos financeiros para municípios que implantarem áreas estratégicas da gestão, como Vigilância Socioassistencial, Gestão do Trabalho e Gestão Financeira e Orçamentária.

Segundo Klebson, a medida segue a determinação do governador Otaviano Pivetta de fortalecer a gestão municipal e garantir mais agilidade no atendimento à população.

“Essa é uma orientação do governador Otaviano Pivetta para descentralizar os recursos, fortalecer os municípios e tornar o atendimento mais rápido e eficiente. Com isso, cada prefeitura poderá aplicar os recursos de acordo com suas prioridades e atender com mais agilidade as famílias que mais precisam”, ressaltou.

Para continuar recebendo os recursos estaduais, os municípios deverão manter a documentação e as prestações de contas atualizadas. A medida busca garantir transparência na aplicação dos recursos públicos e assegurar que os investimentos cheguem de forma efetiva às famílias que dependem dos serviços socioassistenciais.

Fonte: Governo MT – MT

COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

POLÍTICA

POLÍCIA

ESPORTES

ENTRETENIMENTO

MAIS LIDAS DA SEMANA