Mato Grosso
Curso promovido pela Sedec capacita gestores e condutores do turismo de pesca
Mato Grosso
Gestores de turismo de 16 municípios de Mato Grosso participaram, nesta quarta (7.1), da abertura do curso de Estruturação do Turismo de Pesca, promovido pela Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico (Sedec). O evento ocorreu no Hotel Paiaguás, em Cuiabá, e a segunda etapa será realizada nesta quinta-feira (8.1).
A iniciativa busca fortalecer o turismo de pesca por meio da capacitação de gestores públicos e profissionais que atuam diretamente no atendimento aos turistas. Durante o encontro, o programa será apresentado aos prefeitos e às equipes municipais, com foco no alinhamento de políticas públicas e estratégias para o desenvolvimento da atividade. O projeto também prevê a qualificação de aproximadamente 360 condutores de pesca esportiva, com cursos programados entre janeiro e maio.
Durante o evento, o secretário de Estado de Desenvolvimento Econômico, César Miranda, destacou o papel dos municípios na consolidação do setor. “É de extrema importância essa oficina de estruturação porque é a gestão municipal que vai dar as condições para o empresariado local e, junto com o Estado, ajudar a capacitar essa mão de obra, para que possamos receber o turista com qualidade e garantir que ele saia de qualquer lugar de Mato Grosso levando uma boa memória”, afirmou.
O presidente da Associação Mato-grossense de Ecoturismo e Pesca Esportiva (AMEPE-MT), Alisson Trindade, ressaltou o potencial natural do Estado. “Mato Grosso tem uma quantidade e uma qualidade de rios que você não encontra em nenhum outro lugar do mundo. Isso dá ao Estado uma aptidão natural para o turismo de pesca de qualidade, com água preservada e natureza valorizada, capaz de atrair turistas do Brasil e do mundo inteiro. O governo entendeu isso de forma técnica e reconheceu que esse caminho é o melhor tanto para o desenvolvimento econômico quanto para o desenvolvimento sustentável dessas regiões”, disse.
As capacitações destinadas aos condutores terão duração de uma semana e incluirão aulas teóricas e práticas. Os cursos serão realizados nos municípios de Barão de Melgaço, Santo Antônio de Leverger, Cáceres, Poconé, Cuiabá, Várzea Grande, Chapada dos Guimarães, Cocalinho, Canarana, Gaúcha do Norte, Querência, São Félix do Araguaia, Luciara, Novo Santo Antônio, Sinop e Alta Floresta. Entre os conteúdos abordados, estão formação de roteiros turísticos, biologia, ecologia, geografia, inglês básico, primeiros socorros e outros temas voltados à profissionalização do setor.
Para a secretária de Turismo de Cáceres, Alessandra Castilho, a capacitação deve refletir diretamente na experiência do visitante. “A expectativa ao finalizar esses treinamentos é conseguir ofertar aos nossos turistas uma qualidade melhor no nosso trabalho. A ideia é que esse turista venha, seja bem atendido no setor da pesca, divulgue que esteve em Mato Grosso e retorne. Quando ele retorna, consolida o nosso trabalho, que vem sendo aprimorado justamente por meio desse processo de qualificação”, afirmou.
A qualificação integra uma estratégia mais ampla da Sedec, que envolve o mapeamento da cadeia produtiva do turismo de pesca e a elaboração de um diagnóstico do setor. A execução técnica será conduzida pela consultoria especializada Igarapesca. O trabalho também prevê a identificação das espécies de interesse turístico, a organização do calendário pesqueiro e a realização de reuniões técnicas com as secretarias municipais para coleta e validação de dados, com o objetivo de criar bases mais consistentes para o desenvolvimento sustentável da atividade em Mato Grosso.
A secretária adjunta de Turismo da Sedec, Maria Letícia Arruda, explicou que a escolha dos municípios participantes foi baseada em critérios técnicos e que já foi dado início à ampliação do projeto. “Hoje, estamos contemplando 16 cidades. Foi realizado um trabalho pela equipe técnica, com discussões, até chegarmos a municípios que apresentam grande potencial para a pesca esportiva. Além da capacitação dos gestores, também será feita a qualificação dos condutores, aproveitando o período da piracema, quando esses profissionais estão disponíveis para participar do processo”, concluiu.
Fonte: Governo MT – MT
Mato Grosso
Corpo de Bombeiros divulga resultado da análise de títulos de seletivo para brigadistas temporários
O Corpo de Bombeiros Militar de Mato Grosso (CBMMT) divulgou, na noite desta terça-feira (23.6), o resultado das inscrições e da análise de títulos do processo seletivo simplificado para contratação de brigadistas temporários. Ao todo, são ofertadas 150 vagas distribuídas em 29 municípios mato-grossenses. Os profissionais irão reforçar as ações de prevenção e combate aos incêndios florestais durante o período de estiagem. O resultado está disponível no site da corporação. Veja aqui.
A publicação divulga a lista de inscrições deferidas e a pontuação obtida por cada candidato na fase de avaliação curricular. Nessa etapa, foram considerados critérios como experiência profissional na área, cursos de formação de brigadista e posse de Carteira Nacional de Habilitação (CNH) nas categorias D ou E.
Após essa fase, será publicada a convocação para o Teste de Aptidão Física (TAF), que consistirá em uma caminhada de 2,4 quilômetros com o transporte de uma bomba costal de combate a incêndios, com peso de até 24 quilos quando abastecida. A classificação final será definida pela soma das notas obtidas na avaliação curricular e no TAF, sendo esta última etapa de caráter eliminatório e com peso dois.
Uma vez aprovados e convocados, os contratados participarão de um curso de capacitação de brigadistas antes de iniciarem as atividades nos municípios para os quais forem designados pela corporação. As 150 vagas estão distribuídas entre os municípios de Cuiabá, Poconé, Gaúcha do Norte, Alto Paraguai, Feliz Natal, Nova Maringá, Nova Ubiratã, União do Sul, Cláudia, Barra do Garças, Confresa, Nova Xavantina, Água Boa, Canarana, Querência, Cáceres, Mirassol d’Oeste, Pontes e Lacerda, Vila Bela da Santíssima Trindade, Comodoro, Aripuanã, Colniza, Juara, Castanheira, Tangará da Serra, Brasnorte, Alta Floresta, Colíder e Guarantã do Norte.
Entre as atribuições dos brigadistas estão o apoio às operações de combate a incêndios florestais, a abertura e manutenção de aceiros, estradas e caminhos utilizados pelas equipes, a realização de rondas em áreas rurais e a conservação de equipamentos e ferramentas empregados nas ações. A jornada de trabalho será em regime de escala de 12 horas de serviço por 36 horas de descanso. Os contratos terão duração de quatro meses, e a remuneração será de R$ 2,6 mil, acrescida dos valores proporcionais referentes ao terço constitucional de férias e ao 13º salário.
Fonte: Governo MT – MT
-
Saúde5 dias atrásSintomas da doença falciforme vão além da anemia; saiba mais
-
Rondonópolis7 dias atrásRondonópolis realiza conferência e fortalece ações com a primeiríssima infância
-
Saúde7 dias atrásBrasil teve 120 mil mortes associadas a ondas de calor em 20 anos
-
Entretenimento7 dias atrásJesus Luz celebra aniversário da namorada Rafa com declaração apaixonada na web
-
Saúde6 dias atrásPrograma de atenção domiciliar amplia cuidado aos idosos no país
-
Saúde4 dias atrásMinistério da Saúde começa a vacinar crianças com a Pneumo 20
-
Entretenimento7 dias atrásBenício Huck revela escolha de curso acadêmico e descarta carreira dos pais
-
Entretenimento7 dias atrásPaolla Oliveira registra viagem pela China e declara: ‘Encantada com a experiência’
