Pesquisar
Close this search box.

Cultura

Semana Nacional de Museus oferece mais de 3 mil atividades pelo Brasil

Publicado em

Cultura

Hoje é celebrado o Dia Internacional dos Museus. E esta segunda-feira, 18 de maio, também marca a abertura da 24ª edição da Semana Nacional de Museus.

A iniciativa do Ibram, Instituto Brasileiro de Museus, que movimenta o cenário cultural e patrimonial do país, prevê até domingo, dia 24, mais de três mil atividades Brasil afora, com mais de 90% delas gratuitas para o público.

O tema deste ano é “Museus: unindo um mundo dividido”, que foi definido pelo Conselho Internacional de Museus e busca refletir sobre o papel dessas instituições como pontes entre divisões culturais, sociais e geopolíticas, promovendo o diálogo, a compreensão e a paz.  Aqui no Brasil, cerca de mil instituições, sediadas em 401 cidades, localizadas em todos os estados e no Distrito Federal, se mobilizaram para esta edição. 

A programação é vasta e inclui 513 exposições, além de centenas de visitas mediadas, ações educativas, oficinas, palestras, exibições de filmes e apresentações culturais.

Os museus deixam de ser apenas espaços de contemplação para se tornarem territórios de aprendizado coletivo e construção da cidadania.

Para o público interessado, a plataforma Visite Museus permite encontrar as unidades mais próximos e filtrar as ações por cidade, estado ou tipo de atividade. O endereço é visite.museus.gov.br.

Para além da Semana Nacional, a página também hospeda museus virtuais, memoriais, salas de cultura, comunidades quilombolas, podcasts e videocasts, pontos culturais, parques históricos, redes de educadores, cemitérios, pinacotecas, ateliês, laboratórios de documentação ou de artes, entre outros ambientes de pesquisa e preservação do Patrimônio. Também é possível acessar os eventos que acontecem ao longo do ano, nos espaços cadastrados no portal.


Fonte: EBC Cultura

COMENTE ABAIXO:
Propaganda

Cultura

Maceió dá início à programação junina nesta segunda-feira

Publicados

em

Na semana “quente” dos festejos juninos, celebrando São João e São Pedro, nos dias 24 e 29 de junho, a capital de Alagoas dá o pontapé no arraial à beira-mar nesta segunda-feira (22)
 
Serão oito noites de festa no Polo Jaraguá e encerramento no Polo Benedito Bentes, reunindo artistas nacionais e alagoanos.
 
A abertura, às 18h, terá apresentações de Manu Show, Fernanda Guimarães, Gusttavo Lima, Simone Mendes, Léo Santana e Vítor Novaes encerrando a noite, por volta de 3h30 da terça-feira. 
 
Até o dia 28 de junho, serão cerca de outros 38 shows no Jaraguá, entre eles as Bandas Calcinha Preta e Cavaleiros do Forró, os cantores Tarcísio do Acordeon, Pablo e Zé Vaqueiro e as cantoras Mari Fernandez e Ana Castela.
 
No dia 29 de junho, o Massayó muda de polo para o encerramento dos festejos no Benedito Bentes. Os shows serão de Marcynho Sensação, Lipe Lucena, Caviar com Rapadura, Lula Sabiá, Ivaldo Maceió e Orleane Plácido. 
 
No Instagram oficial da festa é possível acessar a programação diária do evento.




Fonte: EBC Cultura

COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

POLÍTICA

POLÍCIA

ESPORTES

ENTRETENIMENTO

MAIS LIDAS DA SEMANA