Cultura
Projeto resgata história de Maria Firmina dos Reis em São Luís
Cultura
Entre os dias 20 e 29 de maio, o projeto “Maria Firmina dos Reis, uma voz além do tempo – Ecos de Liberdade” vai levar para as escolas de São Luís, no Maranhão, várias ações para manter o legado da escritora maranhense considerada a primeira romancista brasileira. Além de aproximar o público jovem da trajetória da autora.

A programação inclui oficinas, ações formativas e apresentações inspiradas na trajetória da autora de “Úrsula” – tido como o primeiro romance de autoria negra e feminina do Brasil, além de ser o romance pioneiro da literatura afro-brasileira e da temática abolicionista.
Nesta quarta e quinta-feira serão ministradas oficinas de danças populares maranhenses, como o cacuriá, com o dançarino e arte-educador, Renato Guterres para alunos do Ensino Fundamental II da Unidade Integrada Duque de Caxias, que fica no bairro do João Paulo. Na sexta-feira os estudantes participam da exibição do curta-documentário sobre o espetáculo e também assistem a palestra sobre Maria Firmina.
No dia 25 de maio, o projeto é retomado com estudantes do ensino médio do Centro Educa Mais João Francisco Lisboa, que fica no Diamante, que participam de uma oficina de dança contemporânea com o professor Leônidas Portella.
Já entre os dias 27 e 29 de maio, o Teatro da Cidade receberá, das duas às quatro e meia da tarde, o espetáculo “Maria Firmina dos Reis, uma voz além do tempo”. Unindo passado e presente, o texto encenado pela atriz maranhense Júlia Martins.
Maria Firmina dos Reis nasceu em São Luís, em outubro de 1825, mas viveu grande parte de sua vida onde hoje está a cidade de Guimarães.
Em 1847, assumiu o cargo de professora pública, marco importante para mulheres negras no Brasil imperial. Em 1859, publicou Úrsula. Ao aposentar-se, fundou uma escola mista e gratuita no Maranhão, considerada uma das primeiras do país.
Em 1887, lançou o conto “A Escrava”, reforçando a luta contra a escravidão. Segundo pesquisadores, Firmina também foi presença constante na imprensa local, publicando poesia, ficção, crônicas e até enigmas e charadas. Ela faleceu em novembro de 1917.
Cultura
Maceió dá início à programação junina nesta segunda-feira
Na semana “quente” dos festejos juninos, celebrando São João e São Pedro, nos dias 24 e 29 de junho, a capital de Alagoas dá o pontapé no arraial à beira-mar nesta segunda-feira (22).
Serão oito noites de festa no Polo Jaraguá e encerramento no Polo Benedito Bentes, reunindo artistas nacionais e alagoanos.
A abertura, às 18h, terá apresentações de Manu Show, Fernanda Guimarães, Gusttavo Lima, Simone Mendes, Léo Santana e Vítor Novaes encerrando a noite, por volta de 3h30 da terça-feira.
Até o dia 28 de junho, serão cerca de outros 38 shows no Jaraguá, entre eles as Bandas Calcinha Preta e Cavaleiros do Forró, os cantores Tarcísio do Acordeon, Pablo e Zé Vaqueiro e as cantoras Mari Fernandez e Ana Castela.
No dia 29 de junho, o Massayó muda de polo para o encerramento dos festejos no Benedito Bentes. Os shows serão de Marcynho Sensação, Lipe Lucena, Caviar com Rapadura, Lula Sabiá, Ivaldo Maceió e Orleane Plácido.
No Instagram oficial da festa é possível acessar a programação diária do evento.

-
Rondonópolis6 dias atrásPrefeitura de Rondonópolis decora espaços do paço para a Copa do Mundo; Bola gigante é atração
-
Saúde5 dias atrásBrasil teve 120 mil mortes associadas a ondas de calor em 20 anos
-
Cultura6 dias atrásNo Recife, Museu da Abolição reabre integralmente para o público
-
Entretenimento5 dias atrásJesus Luz celebra aniversário da namorada Rafa com declaração apaixonada na web
-
Entretenimento6 dias atrásRafa Kalimann se derrete ao mostrar Zuza pronta para sua primeira Copa do Brasil
-
Cultura5 dias atrásEstilo junino se transforma com a internet e novas modas
-
Entretenimento5 dias atrásBenício Huck revela escolha de curso acadêmico e descarta carreira dos pais
-
Entretenimento5 dias atrásPaolla Oliveira registra viagem pela China e declara: ‘Encantada com a experiência’
