Várzea Grande
Prefeitura intensifica ações contra impactos do período chuvoso
Várzea Grande
Equipes reforçam o pedido para que a população colabore com a manutenção da limpeza, evitando descarte irregular de lixo e entulho em vias públicas e áreas verdes
A Prefeitura de Várzea Grande começou a semana com uma grande força-tarefa de serviços de limpeza urbana na região do Grande Cristo Rei, com ações concentradas em pontos estratégicos e de maior circulação e adaptadas para intervir junto aos impactos da forte chuva de ontem (22). As equipes atuam na Avenida Dom Orlando Chaves (em frente ao Correios), na prainha do bairro Lagoa do Jacaré, nas rotatórias da Prefeito Murilo Domingos (antiga 31 de Março) e na Avenida Ary Paes Barreto, além de diversas vias do bairro Cristo Rei.
Os trabalhos incluem varrição, limpeza geral, roçagem, retirada de resíduos sólidos e remoção de entulhos descartados irregularmente. A força-tarefa tem como objetivo melhorar a trafegabilidade, garantir mais segurança para pedestres e motoristas, além de prevenir alagamentos e proliferação de doenças, especialmente neste período de chuvas intensas.
De acordo com a coordenadora da Subprefeitura do Cristo Rei e responsável pela limpeza da região, Ana Paula, o mutirão atende a uma demanda crescente da população. “Estamos reforçando as equipes nas áreas consideradas mais críticas, principalmente nas avenidas de grande fluxo e nas regiões próximas a córregos. O período chuvoso exige atenção redobrada para evitar entupimento de bocas de lobo e acúmulo de resíduos”, destacou.
O secretário municipal de Serviços Públicos e Mobilidade Urbana, Gerson Scarton, ressaltou que o trabalho é contínuo e faz parte do planejamento estratégico da gestão. “Estamos atuando de forma preventiva e permanente em toda a cidade, com atenção especial às regiões que historicamente sofrem com o impacto das chuvas. O compromisso é manter a cidade limpa, organizada e oferecer mais qualidade de vida à população”, afirmou.
Galeria de Fotos (4 fotos)
Várzea Grande
Alunos da rede municipal serão liberados às 16h em dias de jogos do Brasil, com plantão até as 17h
A Secretaria Municipal de Educação, Cultura, Esporte e Lazer (SMECEL) de Várzea Grande informa à comunidade escolar que, em cumprimento ao Decreto Administrativo nº 44/2026, assinado pela prefeita Flávia Moretti, as unidades escolares da rede municipal terão o expediente encerrado às 16h nos dias em que a Seleção Brasileira entrar em campo pela fase de grupos da Copa do Mundo de 2026.
A medida vale para esta quarta-feira (24) e contempla as Escolas Municipais de Educação Básica (EMEBs), os Centros Municipais de Educação Infantil (CMEIs) e todos os polos do Centro Municipal de Atendimento e Apoio à Inclusão João Ribeiro Filho. Com isso, os estudantes serão liberados a partir das 16h, acompanhando o encerramento do expediente da administração municipal.
No entanto, considerando a realidade de muitas famílias que trabalham até o final da tarde e podem enfrentar dificuldades para buscar os filhos no horário previsto pelo decreto, a Secretaria de Educação definiu uma estratégia especial para garantir que nenhuma criança fique desassistida.
Por orientação da SMECEL, todas as unidades escolares deverão manter equipes de plantão até as 17h, exclusivamente para acolher e acompanhar os alunos cujos responsáveis não consigam realizar a retirada no horário regular.
A secretária municipal de Educação, Cultura, Esporte e Lazer, Maria Fernanda Figueiredo, destacou que a principal preocupação da gestão é assegurar o bem-estar e a segurança dos estudantes.
“Sabemos que muitos pais e responsáveis cumprem jornada de trabalho até o final da tarde e, em alguns casos, não conseguem se deslocar imediatamente para buscar seus filhos. Nossa preocupação sempre será garantir que nenhuma criança fique desassistida. Por isso, mesmo com o encerramento oficial do expediente às 16h, determinamos que as unidades mantenham atendimento até as 17h para acolher os alunos que precisarem permanecer na escola até que seus responsáveis possam buscá-los com tranquilidade e segurança”, afirmou.
A gestora reforçou ainda que a medida foi adotada para evitar transtornos às famílias e assegurar a continuidade do atendimento aos estudantes.
“Estamos conciliando o cumprimento do decreto municipal com a responsabilidade de cuidar das nossas crianças. Nenhum aluno será prejudicado. As escolas estarão preparadas para acompanhar aqueles que necessitarem permanecer na unidade após as 16h”, acrescentou.
A orientação foi encaminhada previamente aos diretores das unidades escolares, que também são responsáveis por comunicar as famílias sobre os horários e a disponibilidade do atendimento especial.
Já os setores administrativos da Secretaria Municipal de Educação e os demais órgãos da Prefeitura de Várzea Grande encerrarão suas atividades às 16h, conforme estabelece o Decreto nº 44/2026.
A SMECEL reforça que os pais e responsáveis que tiverem condições de retirar os estudantes às 16h devem seguir o horário previsto. No entanto, as famílias que enfrentarem dificuldades poderão contar com o acolhimento das equipes escolares até as 17h, garantindo que todas as crianças permaneçam assistidas, em segurança e sob supervisão adequada até a chegada de seus responsáveis.
Galeria de Fotos (2 fotos)
-
Saúde5 dias atrásSintomas da doença falciforme vão além da anemia; saiba mais
-
Rondonópolis7 dias atrásRondonópolis realiza conferência e fortalece ações com a primeiríssima infância
-
Saúde7 dias atrásBrasil teve 120 mil mortes associadas a ondas de calor em 20 anos
-
Entretenimento7 dias atrásJesus Luz celebra aniversário da namorada Rafa com declaração apaixonada na web
-
Saúde6 dias atrásPrograma de atenção domiciliar amplia cuidado aos idosos no país
-
Entretenimento7 dias atrásBenício Huck revela escolha de curso acadêmico e descarta carreira dos pais
-
Entretenimento7 dias atrásPaolla Oliveira registra viagem pela China e declara: ‘Encantada com a experiência’
-
Entretenimento5 dias atrásLucy Ramos revela sexo do segundo bebê e celebra crescimento da família: ‘Felicidade’
