Várzea Grande
Prefeitura encerra ano com 65 novos pontos de ônibus instalados
Várzea Grande
A Prefeitura de Várzea Grande está concluindo o ano com um avanço significativo na infraestrutura do transporte coletivo. Sessenta e cinco novos pontos de ônibus foram instalados ao longo deste primeiro ano da atual gestão. A ampliação contempla bairros de todas as regiões da cidade, reforçando a estratégia de modernização e melhoria da mobilidade urbana.
Nos últimos dias, foram finalizadas implantações em áreas importantes como Maringá I e II, Princesa do Sol, Passagem da Conceição, Chapéu do Sol e também em trechos próximos à estrada da Passagem, região que concentra empresas e grande fluxo de trabalhadores. A instalação contempla ainda pontos estratégicos na área central e novas estruturas na estrada do Capão Grande, que está com previsão de implantação nos próximos dias.
Outro eixo beneficiado é a região da Alameda, no trecho que liga os residenciais Aurília Curvo ao Flor do Ipê, onde novos abrigos estão sendo posicionados para garantir mais segurança e conforto aos usuários do transporte coletivo.
Segundo o coordenador de Mobilidade Urbana, Cidomar Arruda, o trabalho segue um planejamento técnico que prioriza locais de maior demanda e áreas que antes não tinham estrutura adequada.
“Foram instalados 10 novos pontos nesta etapa, atendendo regiões como Maringá I e II, Princesa do Sol, Passagem da Conceição, Chapéu do Sol e área central. Também avançamos para a Estrada do Capão Grande e para todo o trecho da Alameda sentido Aurília Curvo e Flor do Ipê. Nosso objetivo é ampliar cobertura e melhorar a experiência dos usuários”, destacou Arruda.
Ele reforça que o avanço é resultado do empenho da gestão, que tem priorizado ações estruturantes e investimentos contínuos para fortalecer o transporte público.
“Encerramos o ano com 65 pontos de ônibus instalados, resultado de um trabalho integrado e de uma gestão comprometida com a mobilidade e com a população”, completou o coordenador.
Com a ampliação, Várzea Grande fecha o ano com uma das maiores expansões recentes na rede de abrigos do transporte coletivo, garantindo mais conforto e segurança para milhares de usuários que utilizam o sistema diariamente.
Várzea Grande
Alunos da rede municipal serão liberados às 16h em dias de jogos do Brasil, com plantão até as 17h
A Secretaria Municipal de Educação, Cultura, Esporte e Lazer (SMECEL) de Várzea Grande informa à comunidade escolar que, em cumprimento ao Decreto Administrativo nº 44/2026, assinado pela prefeita Flávia Moretti, as unidades escolares da rede municipal terão o expediente encerrado às 16h nos dias em que a Seleção Brasileira entrar em campo pela fase de grupos da Copa do Mundo de 2026.
A medida vale para esta quarta-feira (24) e contempla as Escolas Municipais de Educação Básica (EMEBs), os Centros Municipais de Educação Infantil (CMEIs) e todos os polos do Centro Municipal de Atendimento e Apoio à Inclusão João Ribeiro Filho. Com isso, os estudantes serão liberados a partir das 16h, acompanhando o encerramento do expediente da administração municipal.
No entanto, considerando a realidade de muitas famílias que trabalham até o final da tarde e podem enfrentar dificuldades para buscar os filhos no horário previsto pelo decreto, a Secretaria de Educação definiu uma estratégia especial para garantir que nenhuma criança fique desassistida.
Por orientação da SMECEL, todas as unidades escolares deverão manter equipes de plantão até as 17h, exclusivamente para acolher e acompanhar os alunos cujos responsáveis não consigam realizar a retirada no horário regular.
A secretária municipal de Educação, Cultura, Esporte e Lazer, Maria Fernanda Figueiredo, destacou que a principal preocupação da gestão é assegurar o bem-estar e a segurança dos estudantes.
“Sabemos que muitos pais e responsáveis cumprem jornada de trabalho até o final da tarde e, em alguns casos, não conseguem se deslocar imediatamente para buscar seus filhos. Nossa preocupação sempre será garantir que nenhuma criança fique desassistida. Por isso, mesmo com o encerramento oficial do expediente às 16h, determinamos que as unidades mantenham atendimento até as 17h para acolher os alunos que precisarem permanecer na escola até que seus responsáveis possam buscá-los com tranquilidade e segurança”, afirmou.
A gestora reforçou ainda que a medida foi adotada para evitar transtornos às famílias e assegurar a continuidade do atendimento aos estudantes.
“Estamos conciliando o cumprimento do decreto municipal com a responsabilidade de cuidar das nossas crianças. Nenhum aluno será prejudicado. As escolas estarão preparadas para acompanhar aqueles que necessitarem permanecer na unidade após as 16h”, acrescentou.
A orientação foi encaminhada previamente aos diretores das unidades escolares, que também são responsáveis por comunicar as famílias sobre os horários e a disponibilidade do atendimento especial.
Já os setores administrativos da Secretaria Municipal de Educação e os demais órgãos da Prefeitura de Várzea Grande encerrarão suas atividades às 16h, conforme estabelece o Decreto nº 44/2026.
A SMECEL reforça que os pais e responsáveis que tiverem condições de retirar os estudantes às 16h devem seguir o horário previsto. No entanto, as famílias que enfrentarem dificuldades poderão contar com o acolhimento das equipes escolares até as 17h, garantindo que todas as crianças permaneçam assistidas, em segurança e sob supervisão adequada até a chegada de seus responsáveis.
Galeria de Fotos (2 fotos)
-
Saúde5 dias atrásSintomas da doença falciforme vão além da anemia; saiba mais
-
Saúde7 dias atrásBrasil teve 120 mil mortes associadas a ondas de calor em 20 anos
-
Entretenimento7 dias atrásJesus Luz celebra aniversário da namorada Rafa com declaração apaixonada na web
-
Saúde6 dias atrásPrograma de atenção domiciliar amplia cuidado aos idosos no país
-
Rondonópolis7 dias atrásRondonópolis realiza conferência e fortalece ações com a primeiríssima infância
-
Saúde6 dias atrásLíder indígena Raoni tem melhora do quadro de saúde
-
Entretenimento6 dias atrásKarina Lucco celebra avanço no tratamento contra alopecia e comemora: ‘Renovar’
-
Saúde4 dias atrásMinistério da Saúde começa a vacinar crianças com a Pneumo 20
