Pesquisar
Close this search box.

Várzea Grande

Guarda Municipal fará rondas preventivas durante dias de provas do Enem

Publicado em

Várzea Grande

Durante todo os dois dias de realização de provas, os agentes estarão presentes nas unidades, como também, nas proximidades desses locais para orientar os munícipes para evitarem o uso de som alto para que não prejudique os alunos que estarão em sala de aula

A Guarda Municipal de Várzea Grande realizará operação especial neste domingo (9), para garantir a segurança e a total concentração dos candidatos no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem 2025) em Várzea Grande.

Conforme a Guarda Municipal, a corporação fará escolta dos exames que serão aplicados dentro do Município. Durante todo os dois dias de realização de provas, os agentes estarão realizando rondas preventivas nas unidades que aplicarão o certame, como também deve orientar os munícipes os quais moram perto das unidades escolares onde terá aplicação das provas para evitarem o uso de som alto para que não prejudique os alunos, assim também garantindo a igualdade no certame.

“Vamos atuar de forma coordenada e eficaz durante os dias das provas. Vamos fazer a prevenção de crimes e colaborar para que todos os candidatos possam fazer uma excelente prova”, disse o comandante da Guarda Municipal, inspetor GM Juliano Lemos.

ENEM – As provas serão aplicadas nos dias 9 e 16 de novembro. O Enem é a principal porta de entrada para o ensino superior no Brasil, avaliando o desempenho dos estudantes e utilizando as notas para programas como Sisu, Prouni e Fies. A prova é composta por 180 questões objetivas em quatro áreas do conhecimento e uma redação dissertativa-argumentativa.

Fonte: Prefeitura de Várzea Grande – MT

COMENTE ABAIXO:
Propaganda

Várzea Grande

Alunos da rede municipal serão liberados às 16h em dias de jogos do Brasil, com plantão até as 17h

Publicados

em

A Secretaria Municipal de Educação, Cultura, Esporte e Lazer (SMECEL) de Várzea Grande informa à comunidade escolar que, em cumprimento ao Decreto Administrativo nº 44/2026, assinado pela prefeita Flávia Moretti, as unidades escolares da rede municipal terão o expediente encerrado às 16h nos dias em que a Seleção Brasileira entrar em campo pela fase de grupos da Copa do Mundo de 2026.

A medida vale para esta quarta-feira (24) e contempla as Escolas Municipais de Educação Básica (EMEBs), os Centros Municipais de Educação Infantil (CMEIs) e todos os polos do Centro Municipal de Atendimento e Apoio à Inclusão João Ribeiro Filho. Com isso, os estudantes serão liberados a partir das 16h, acompanhando o encerramento do expediente da administração municipal.

No entanto, considerando a realidade de muitas famílias que trabalham até o final da tarde e podem enfrentar dificuldades para buscar os filhos no horário previsto pelo decreto, a Secretaria de Educação definiu uma estratégia especial para garantir que nenhuma criança fique desassistida.

Por orientação da SMECEL, todas as unidades escolares deverão manter equipes de plantão até as 17h, exclusivamente para acolher e acompanhar os alunos cujos responsáveis não consigam realizar a retirada no horário regular.

A secretária municipal de Educação, Cultura, Esporte e Lazer, Maria Fernanda Figueiredo, destacou que a principal preocupação da gestão é assegurar o bem-estar e a segurança dos estudantes.

“Sabemos que muitos pais e responsáveis cumprem jornada de trabalho até o final da tarde e, em alguns casos, não conseguem se deslocar imediatamente para buscar seus filhos. Nossa preocupação sempre será garantir que nenhuma criança fique desassistida. Por isso, mesmo com o encerramento oficial do expediente às 16h, determinamos que as unidades mantenham atendimento até as 17h para acolher os alunos que precisarem permanecer na escola até que seus responsáveis possam buscá-los com tranquilidade e segurança”, afirmou.

A gestora reforçou ainda que a medida foi adotada para evitar transtornos às famílias e assegurar a continuidade do atendimento aos estudantes.

“Estamos conciliando o cumprimento do decreto municipal com a responsabilidade de cuidar das nossas crianças. Nenhum aluno será prejudicado. As escolas estarão preparadas para acompanhar aqueles que necessitarem permanecer na unidade após as 16h”, acrescentou.

A orientação foi encaminhada previamente aos diretores das unidades escolares, que também são responsáveis por comunicar as famílias sobre os horários e a disponibilidade do atendimento especial.

Já os setores administrativos da Secretaria Municipal de Educação e os demais órgãos da Prefeitura de Várzea Grande encerrarão suas atividades às 16h, conforme estabelece o Decreto nº 44/2026.

A SMECEL reforça que os pais e responsáveis que tiverem condições de retirar os estudantes às 16h devem seguir o horário previsto. No entanto, as famílias que enfrentarem dificuldades poderão contar com o acolhimento das equipes escolares até as 17h, garantindo que todas as crianças permaneçam assistidas, em segurança e sob supervisão adequada até a chegada de seus responsáveis.

Fonte: Prefeitura de Várzea Grande – MT

COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

POLÍTICA

POLÍCIA

ESPORTES

ENTRETENIMENTO

MAIS LIDAS DA SEMANA