Pesquisar
Close this search box.

Várzea Grande

Combate às arboviroses é reforçado durante todo o ano em Várzea Grande

Publicado em

Várzea Grande

O Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) de Várzea Grande, por meio do trabalho contínuo dos agentes de combate às endemias, desenvolveu ao longo de 2025 uma série de ações estratégicas voltadas à prevenção, controle e enfrentamento das arboviroses, como dengue, chikungunya e zika vírus, além de atividades educativas e de vigilância relacionadas aos animais sinantrópicos.

De janeiro a dezembro deste ano, o município registrou 5.184 casos notificados de chikungunya, com 11 óbitos confirmados e três casos em investigação. Em relação à dengue, foram 4.296 casos notificados, com três óbitos e um caso em investigação. Já o zika vírus apresentou quatro notificações no período.

Segundo o superintendente de Vigilância em Saúde, os números reforçam a importância das ações permanentes realizadas pela equipe.

“Mesmo diante de um cenário desafiador, conseguimos ampliar as estratégias de combate ao Aedes aegypti, intensificando as visitas domiciliares, os bloqueios e as ações educativas. O trabalho dos agentes de endemias é fundamental para reduzir riscos e proteger a população é claro, a conscientização da sociedade é fundamental tal”, destacou.

Ações de campo e controle do mosquito – Ao longo do ano, os agentes do CCZ trabalharam diretamente no combate e na contenção do mosquito Aedes aegypti em todo o município. Ao todo, 68.958 imóveis foram visitados e trabalhados, com orientações à população e eliminação de focos do mosquito.

As ações do Levantamento Rápido de Índices para Aedes aegypti (LIRAa) alcançaram 25.432 imóveis, permitindo o monitoramento constante das áreas de risco. Além disso, foram realizadas 1.695 investigações de casos notificados e 3.884 ações de delimitação de foco em áreas com casos positivos de dengue.

O município também executou 28 bloqueios químicos, além do trabalho permanente em 139 Pontos Estratégicos (PEs), que recebem ações quinzenais de borrifação e eliminação de criadouros.

Outra importante estratégia foi a aplicação do fumacê (Ultra Baixo Volume – UBV), realizada em 49 localidades, totalizando 67.084 imóveis trabalhados. Essa ação contamos com o apoio da equipe do meio ambiente e do governo do estado. Também foram promovidas 19 ações de Borrifação Residual Intradomiciliar (BRI), reforçando a proteção em áreas com maior vulnerabilidade.

Para monitoramento da infestação do mosquito, o CCZ instalou 64 ovitrampas em nove localidades: Alameda, 31 de Março, Cristo Rei Bairro, Vista Alegre, Ponte Velha, Santos Dumont, Manga, Cristo Rei Centro e Construmat. Durante o ano, foram realizados cinco levantamentos, sendo o primeiro classificado como Alto Risco e os demais como Baixo Risco, demonstrando a efetividade das ações adotadas.

De acordo com a gerente do Centro de Controle de Zoonoses, Solange Oliveira, o resultado é fruto de planejamento e trabalho integrado.

“Cada visita, cada orientação e cada ação de campo fazem diferença. Nosso foco é atuar de forma preventiva, identificar riscos e orientar a população para que ela seja nossa parceira no combate ao mosquito”, ressaltou.

Educação em saúde e vigilância de animais sinantrópicos – Além do combate direto às arboviroses, o CCZ também investiu fortemente em educação em saúde. Durante 2025, foram realizadas mais de 64 palestras em espaços públicos e privados, utilizando recursos audiovisuais e ações expositivas, com foco na prevenção da dengue, zika e chikungunya.

O trabalho também contemplou ações voltadas aos animais sinantrópicos, como roedores e outros animais que podem representar riscos à saúde. Por meio de atendimentos à demanda espontânea da população, foram realizadas 52 vistorias, reforçando o compromisso com a saúde ambiental e coletiva.

“A educação em saúde é uma ferramenta essencial. Quando a população entende seu papel na prevenção, os resultados aparecem. Nosso trabalho vai além da eliminação de focos; ele passa pela conscientização e pelo cuidado com o ambiente”, completou Solange Oliveira.

Com ações integradas, presença constante nos bairros e o empenho dos agentes de endemias, o Centro de Controle de Zoonoses segue fortalecendo as estratégias de vigilância e prevenção, reafirmando o compromisso da Prefeitura de Várzea Grande com a saúde e o bem-estar da população.

COMENTE ABAIXO:
Propaganda

Várzea Grande

Alunos da rede municipal serão liberados às 16h em dias de jogos do Brasil, com plantão até as 17h

Publicados

em

A Secretaria Municipal de Educação, Cultura, Esporte e Lazer (SMECEL) de Várzea Grande informa à comunidade escolar que, em cumprimento ao Decreto Administrativo nº 44/2026, assinado pela prefeita Flávia Moretti, as unidades escolares da rede municipal terão o expediente encerrado às 16h nos dias em que a Seleção Brasileira entrar em campo pela fase de grupos da Copa do Mundo de 2026.

A medida vale para esta quarta-feira (24) e contempla as Escolas Municipais de Educação Básica (EMEBs), os Centros Municipais de Educação Infantil (CMEIs) e todos os polos do Centro Municipal de Atendimento e Apoio à Inclusão João Ribeiro Filho. Com isso, os estudantes serão liberados a partir das 16h, acompanhando o encerramento do expediente da administração municipal.

No entanto, considerando a realidade de muitas famílias que trabalham até o final da tarde e podem enfrentar dificuldades para buscar os filhos no horário previsto pelo decreto, a Secretaria de Educação definiu uma estratégia especial para garantir que nenhuma criança fique desassistida.

Por orientação da SMECEL, todas as unidades escolares deverão manter equipes de plantão até as 17h, exclusivamente para acolher e acompanhar os alunos cujos responsáveis não consigam realizar a retirada no horário regular.

A secretária municipal de Educação, Cultura, Esporte e Lazer, Maria Fernanda Figueiredo, destacou que a principal preocupação da gestão é assegurar o bem-estar e a segurança dos estudantes.

“Sabemos que muitos pais e responsáveis cumprem jornada de trabalho até o final da tarde e, em alguns casos, não conseguem se deslocar imediatamente para buscar seus filhos. Nossa preocupação sempre será garantir que nenhuma criança fique desassistida. Por isso, mesmo com o encerramento oficial do expediente às 16h, determinamos que as unidades mantenham atendimento até as 17h para acolher os alunos que precisarem permanecer na escola até que seus responsáveis possam buscá-los com tranquilidade e segurança”, afirmou.

A gestora reforçou ainda que a medida foi adotada para evitar transtornos às famílias e assegurar a continuidade do atendimento aos estudantes.

“Estamos conciliando o cumprimento do decreto municipal com a responsabilidade de cuidar das nossas crianças. Nenhum aluno será prejudicado. As escolas estarão preparadas para acompanhar aqueles que necessitarem permanecer na unidade após as 16h”, acrescentou.

A orientação foi encaminhada previamente aos diretores das unidades escolares, que também são responsáveis por comunicar as famílias sobre os horários e a disponibilidade do atendimento especial.

Já os setores administrativos da Secretaria Municipal de Educação e os demais órgãos da Prefeitura de Várzea Grande encerrarão suas atividades às 16h, conforme estabelece o Decreto nº 44/2026.

A SMECEL reforça que os pais e responsáveis que tiverem condições de retirar os estudantes às 16h devem seguir o horário previsto. No entanto, as famílias que enfrentarem dificuldades poderão contar com o acolhimento das equipes escolares até as 17h, garantindo que todas as crianças permaneçam assistidas, em segurança e sob supervisão adequada até a chegada de seus responsáveis.

Fonte: Prefeitura de Várzea Grande – MT

COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

POLÍTICA

POLÍCIA

ESPORTES

ENTRETENIMENTO

MAIS LIDAS DA SEMANA