Pesquisar
Close this search box.

Sorriso

UPA Central apresenta balanço de atendimentos e ações desenvolvidas ao longo de 2025

Publicado em

Sorriso

A Unidade de Pronto Atendimento Sara Akemi Ichicava, em Sorriso, encerrou 2025 com números expressivos de atendimento. De acordo com o Relatório de Atendimento Médico por Classificação de Risco, no período de 1º de janeiro a 29 de dezembro de 2025, a unidade contabilizou 254.275 atendimentos, considerando consultas médicas, triagens e atendimentos ortopédicos.

Os atendimentos médicos classificados pelo Sistema de Protocolo de Manchester, que avalia o grau de risco dos pacientes, totalizaram 125.310 registros, distribuídos conforme os níveis de prioridade estabelecidos pelo protocolo.

Emergência (vermelho): 13.925

Muito urgente (laranja): 4.162

Urgência (amarelo): 15.556

Normal (verde): 39.445

Baixa complexidade (azul): 52.222

Além disso, os atendimentos de Ortopedia somados à Triagem totalizaram 128.965, reforçando a elevada demanda assistencial absorvida pela UPA Central ao longo do ano.

Paralelamente ao volume de atendimentos, a UPA desenvolveu um conjunto de ações voltadas à qualificação profissional, à organização dos fluxos assistenciais e ao fortalecimento do cuidado integral ao paciente.

Entre os destaques do primeiro semestre está a realização do 11º Módulo do Programa Capacita UPA, em março, com o tema “Interpretação de Eletrocardiograma para Enfermagem”, contribuindo para maior precisão clínica nos atendimentos de urgência e emergência.

Em abril, a implantação da Secretaria de Unidade em todos os plantões qualificou notificações e rotinas administrativas, garantindo mais organização e agilidade. No mesmo período, a Campanha Anual de Vacinação contra a Influenza assegurou a imunização e a atualização do esquema vacinal dos profissionais da UPA 24h, fortalecendo a segurança assistencial.

No mês de maio, a coordenação promoveu a fixação das equipes de enfermagem nos setores de Emergência e Enfermaria, ampliando a continuidade do cuidado. Ainda em maio, foi realizado o 12º Módulo do Capacita UPA, com o tema “Balanço Hídrico para Enfermagem”, aprofundando conhecimentos técnicos essenciais à prática diária.

A partir de junho, com apoio da Secretaria Municipal de Saúde, a unidade passou a contar com dois médicos especialistas (Clínica Médica e Infectologia) e duas médicas residentes em Clínica Médica, ampliando a assistência integral aos pacientes internados. Em julho, houve a ampliação da oferta de exames de imagem e a implantação de um enfermeiro responsável técnico pelas remoções para exames e transferências, garantindo mais segurança nos deslocamentos.

Outro avanço relevante foi a implantação de visitas em Psiquiatria para pacientes internados e a ampliação do atendimento às fichas azuis, integrado ao modelo Fast Track, promovendo maior resolutividade e melhor gestão dos fluxos assistenciais.

Em agosto, foi realizado o 13º Módulo do Programa Capacita UPA, com o tema Transfusão Segura: Hemocomponentes e Boas Práticas”, reforçando protocolos e a segurança do paciente. No mesmo mês, a implantação de equipe de guarda armada ampliou a segurança de profissionais e usuários.

As ações de humanização também marcaram 2025, com a Campanha do Dia das Crianças, em outubro, voltada aos pacientes pediátricos, e a Campanha Outubro Rosa, direcionada às servidoras da unidade, promovendo conscientização e cuidado com a saúde da mulher.

“Mesmo com o alto volume de atendimentos, o balanço evidencia que a unidade manteve o compromisso com a qualificação permanente das equipes, a ampliação dos serviços e a oferta de um atendimento seguro, humanizado e resolutivo”, destacou Wesley.

COMENTE ABAIXO:
Propaganda

Sorriso

Prefeitura dá início à terceira rodada da coleta de resíduos sólidos

Publicados

em

Jogar lixo em locais públicos é crime ambiental com base na Lei nº 9.605/1998 (Lei de Crimes Ambientais), especificamente o Art. 54, que prevê reclusão de um a quatro anos e multa para quem causar poluição que possa causar danos à saúde humana.

Isso mesmo: colocar resíduos (seja lixo, folhas ou recicláveis) em locais inadequados pode doer no bolso. Pois é, o chamado “descarte irregular de resíduos” pode render, no mínimo uma multa de 30 VRFs (Valor de Referência Fiscal), o que corresponde a R$ 3.721,50.

Na semana passada, mais um exemplo de irresponsabilidade no descarte de resíduos foi flagrado no Bairro Serra Dourada. Uma equipe do Núcleo Integrado de Fiscalização (NIF) compareceu ao local para identificar e responsabilizar os responsáveis – ou melhor, irresponsáveis – pelo ato.

Para além desta ação, equipes da Secretaria de Infraestrutura, Transporte e Saneamento (Sintra), também terão de interromper a rotina de trabalho para fazer a coleta e a destinação correta de resíduos. “Nós temos um calendário de coleta de resíduos sólidos que está acessível a toda a população e deve ser cumprido, dado que não é somente uma questão de limpeza urbana, mas igualmente de saúde pública”, afirma o titular da pasta, Milton Geller.

Inclusive, a partir da próxima semana (22 de junho), tem início a terceira rodada da coleta de resíduos sólidos. “Nossas equipes já passaram por duas vezes em todos os oito setores em que a cidade está organizada e agora, seguimos contando com o apoio da comunidade para colocar os resíduos para coleta no período correto, uma semana antes de as equipes passarem para o recolhimento”, completa o secretário.

Arquivo digital

Ah, mas toda vez que você precisar conferir o dia da coleta vai ser necessário acessar o site da Prefeitura? Não. Você pode baixar o arquivo e deixar no seu celular, pode imprimir e afixar na geladeira ou colocar naquela gaveta onde “quase sempre” você acha de “quase tudo”.

Para contribuir neste movimento “menos papel, menos consumo, resíduos descartados no lugar certo e muita reciclagem”, vale também ajudar a propagar essa ideia, avisar a vizinhança no grupão do zap, dar um apoio para quem não tem tanta intimidade com a tecnologia e reforçar que, para garantir um mundo habitável para as gerações futuras, todo mundo precisa contribuir… e, nesta situação, você é todo mundo sim.

Para não haver dúvida sobre o que pode e o que não pode ser destinado na coleta de resíduos volumosos, preste atenção:

O que é recolhido?

Com a coleta de resíduos volumosos, a Prefeitura recolhe móveis e eletrodomésticos velhos e inservíveis; assim como restos da limpeza de jardins (folhas e restos vegetais que podem servir como criadouro de insetos e animais peçonhentos, como a grama quando é cortada).

O que não é coletado?

Galhos maiores, resultado de podas, devem ser levados pelo próprio morador até o Depósito Municipal de Entulhos (DME). Restos de construção civil também não são coletados em casa e devem ser recolhidos por empresas especializadas nesta coleta. Se for pouco volume, o próprio morador pode levar os resíduos de construção ao DME, que funciona todos os dias da semana (inclusive aos fins de semana), das 6h às 18h.

Resíduos industriais não são recolhidos de forma alguma e devem ter uma destinação específica.

Confira aqui como funciona cada coleta:

Tá confundindo as coletas? Estas informações aqui podem te ajudar:

Coleta de Resíduos Volumosos: É esta do calendário. Nesta modalidade, feita, mais ou menos, a cada dois meses, de acordo com calendário específico, são retirados itens como eletrodomésticos velhos e inservíveis e os resíduos sólidos provenientes da limpeza de jardim.

Coleta Seletiva: É a coleta do que não é lixo e pode ter vida nova na indústria. São os chamados materiais recicláveis, como papel, papelão, plástico, alumínio (e outros metais), e isopor. Esta coleta é feita uma vez por semana, de acordo com calendário que está um tantinho mais abaixo.

Coleta de lixo doméstico: Esta é a coleta do lixo em si, que leva para o aterro sanitário os resíduos como restos de alimentos e dejetos.

Dúvidas

Tem dúvidas sobre as coletas? Acione o Eco Sorriso pelo 66 99603-7730. Outra opção é falar com a Sintra pelo 66 99690-1823.

COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

POLÍTICA

POLÍCIA

ESPORTES

ENTRETENIMENTO

MAIS LIDAS DA SEMANA