Pesquisar
Close this search box.

Sorriso

Sorriso amplia capacidade energética com nova subestação e investimento de R$ 35 milhões

Publicado em

Sorriso

Sorriso ganhou, na manhã desta terça-feira (7), uma nova subestação de distribuição de energia, entregue em ato que contou com a presença do prefeito Alei Fernandes, diretores da empresa e autoridades locais. A estrutura, implantada pela Energisa Mato Grosso com investimento superior a R$ 35 milhões, amplia a capacidade do sistema elétrico e reforça a infraestrutura necessária para o crescimento do município.

Com a entrada em operação da subestação Alphaville, a capacidade de fornecimento de energia em Sorriso passa de 150 megawatts (MW) para 200 MW, um aumento de aproximadamente 40%, acompanhando a expansão populacional e produtiva da região.

A unidade conta com dois transformadores de 50 MVA, com possibilidade de ampliação futura, e integra o conjunto de investimentos voltados à modernização e ao fortalecimento do sistema elétrico no norte de Mato Grosso.

Durante o ato, o prefeito destacou a importância da obra para a segurança energética e o planejamento de longo prazo do município. “Logo no início da gestão, trabalhamos para viabilizar a área destinada à instalação da subestação, confiando no planejamento de expansão. Hoje, essa entrega garante mais estabilidade ao sistema e nos dá segurança para sustentar o crescimento de Sorriso pelos próximos anos”, afirmou.

De acordo com o diretor-presidente da Energisa Mato Grosso, Marcelo Vinhaes, a região norte do Estado tem demandado ampliação contínua da infraestrutura energética. “A região apresenta forte crescimento e impacto para o desenvolvimento de Mato Grosso. Para 2026, a previsão é de investimento recorde de R$ 2,1 bilhões em todo o Estado”, disse.

Dados do Governo de Mato Grosso apontam que Sorriso cresceu de 85 mil para mais de 120 mil habitantes nos últimos cinco anos, além de registrar aumento de 302% no Produto Interno Bruto (PIB) no período.

Segundo o gerente de manutenção e transmissão da Energisa MT, Werneck Lebre Dias, a nova subestação contribui diretamente para a qualidade do fornecimento. “A estrutura amplia a confiabilidade do sistema, reduzindo quedas de energia e oscilações de tensão, além de aumentar a capacidade para atender ao crescimento econômico e à instalação de novas empresas”, explicou.

Subestações de distribuição são responsáveis por transformar a energia elétrica proveniente das linhas de transmissão em níveis adequados para o consumo final, garantindo estabilidade e segurança no fornecimento para residências, comércios e indústrias.

COMENTE ABAIXO:
Propaganda

Sorriso

Prefeitura dá início à terceira rodada da coleta de resíduos sólidos

Publicados

em

Jogar lixo em locais públicos é crime ambiental com base na Lei nº 9.605/1998 (Lei de Crimes Ambientais), especificamente o Art. 54, que prevê reclusão de um a quatro anos e multa para quem causar poluição que possa causar danos à saúde humana.

Isso mesmo: colocar resíduos (seja lixo, folhas ou recicláveis) em locais inadequados pode doer no bolso. Pois é, o chamado “descarte irregular de resíduos” pode render, no mínimo uma multa de 30 VRFs (Valor de Referência Fiscal), o que corresponde a R$ 3.721,50.

Na semana passada, mais um exemplo de irresponsabilidade no descarte de resíduos foi flagrado no Bairro Serra Dourada. Uma equipe do Núcleo Integrado de Fiscalização (NIF) compareceu ao local para identificar e responsabilizar os responsáveis – ou melhor, irresponsáveis – pelo ato.

Para além desta ação, equipes da Secretaria de Infraestrutura, Transporte e Saneamento (Sintra), também terão de interromper a rotina de trabalho para fazer a coleta e a destinação correta de resíduos. “Nós temos um calendário de coleta de resíduos sólidos que está acessível a toda a população e deve ser cumprido, dado que não é somente uma questão de limpeza urbana, mas igualmente de saúde pública”, afirma o titular da pasta, Milton Geller.

Inclusive, a partir da próxima semana (22 de junho), tem início a terceira rodada da coleta de resíduos sólidos. “Nossas equipes já passaram por duas vezes em todos os oito setores em que a cidade está organizada e agora, seguimos contando com o apoio da comunidade para colocar os resíduos para coleta no período correto, uma semana antes de as equipes passarem para o recolhimento”, completa o secretário.

Arquivo digital

Ah, mas toda vez que você precisar conferir o dia da coleta vai ser necessário acessar o site da Prefeitura? Não. Você pode baixar o arquivo e deixar no seu celular, pode imprimir e afixar na geladeira ou colocar naquela gaveta onde “quase sempre” você acha de “quase tudo”.

Para contribuir neste movimento “menos papel, menos consumo, resíduos descartados no lugar certo e muita reciclagem”, vale também ajudar a propagar essa ideia, avisar a vizinhança no grupão do zap, dar um apoio para quem não tem tanta intimidade com a tecnologia e reforçar que, para garantir um mundo habitável para as gerações futuras, todo mundo precisa contribuir… e, nesta situação, você é todo mundo sim.

Para não haver dúvida sobre o que pode e o que não pode ser destinado na coleta de resíduos volumosos, preste atenção:

O que é recolhido?

Com a coleta de resíduos volumosos, a Prefeitura recolhe móveis e eletrodomésticos velhos e inservíveis; assim como restos da limpeza de jardins (folhas e restos vegetais que podem servir como criadouro de insetos e animais peçonhentos, como a grama quando é cortada).

O que não é coletado?

Galhos maiores, resultado de podas, devem ser levados pelo próprio morador até o Depósito Municipal de Entulhos (DME). Restos de construção civil também não são coletados em casa e devem ser recolhidos por empresas especializadas nesta coleta. Se for pouco volume, o próprio morador pode levar os resíduos de construção ao DME, que funciona todos os dias da semana (inclusive aos fins de semana), das 6h às 18h.

Resíduos industriais não são recolhidos de forma alguma e devem ter uma destinação específica.

Confira aqui como funciona cada coleta:

Tá confundindo as coletas? Estas informações aqui podem te ajudar:

Coleta de Resíduos Volumosos: É esta do calendário. Nesta modalidade, feita, mais ou menos, a cada dois meses, de acordo com calendário específico, são retirados itens como eletrodomésticos velhos e inservíveis e os resíduos sólidos provenientes da limpeza de jardim.

Coleta Seletiva: É a coleta do que não é lixo e pode ter vida nova na indústria. São os chamados materiais recicláveis, como papel, papelão, plástico, alumínio (e outros metais), e isopor. Esta coleta é feita uma vez por semana, de acordo com calendário que está um tantinho mais abaixo.

Coleta de lixo doméstico: Esta é a coleta do lixo em si, que leva para o aterro sanitário os resíduos como restos de alimentos e dejetos.

Dúvidas

Tem dúvidas sobre as coletas? Acione o Eco Sorriso pelo 66 99603-7730. Outra opção é falar com a Sintra pelo 66 99690-1823.

COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

POLÍTICA

POLÍCIA

ESPORTES

ENTRETENIMENTO

MAIS LIDAS DA SEMANA