Sorriso
Saúde reforça prevenção às ISTs e ao câncer de pele nas ações do Dezembro Vermelho e Laranja
Sorriso
O mês de dezembro começou em Sorriso com um convite ao cuidado. Unindo duas importantes frentes de prevenção, o Município chama a atenção para as campanhas Dezembro Vermelho, voltada ao enfrentamento ao HIV/Aids e demais infecções sexualmente transmissíveis, e Dezembro Laranja, que reforça a proteção e a conscientização sobre o câncer de pele. Mais do que mobilizações temáticas, dezembro se transforma em um período para olhar para si, buscar informação e lembrar que saúde é um cuidado que envolve corpo, mente e relações.
Durante todo o mês, a Secretaria Municipal de Saúde realizará ações descentralizadas, chegando a empresas, unidades de saúde, espaços comunitários e ao cotidiano das pessoas. As atividades incluem testes rápidos, rodas de conversa, palestras, formações, momentos de acolhimento e orientações que ajudam a fortalecer o autocuidado, a prevenção e o diálogo aberto sobre temas que, muitas vezes, ainda são envolvidos por tabus.
Entre os destaques da programação está a participação do Serviço de Atendimento Especializado (SAE), que promove ações educativas e orientações especializadas. No dia 12 de dezembro, a equipe estará na empresa Nutribras com testagem rápida e uma palestra sobre prevenção, tratamento e cuidados relacionados às ISTs.
Para a coordenadora do SAE, Michelle Saldanha, a aproximação com ambientes de trabalho tem sido fundamental para alcançar pessoas que nem sempre conseguem buscar atendimento durante a rotina diária.
“Nosso papel é acolher e orientar com respeito e humanidade. Quando vamos até as empresas, conseguimos chegar perto de quem precisa, escutar dúvidas, desmistificar preconceitos e mostrar que prevenção é um gesto de cuidado consigo mesmo e com quem se ama. O Dezembro Vermelho nos lembra que ninguém deve enfrentar o HIV sozinho — e nós estamos aqui para caminhar juntos”, destacou Michelle.
Além das ações voltadas às ISTs, o Município também soma esforços com o Dezembro Laranja, reforçando orientações sobre proteção solar, identificação precoce de lesões suspeitas e hábitos que ajudam a prevenir o câncer de pele. As mensagens do Laranja serão incorporadas às atividades ao longo do mês, ampliando o alcance da prevenção e incentivando atitudes simples que podem salvar vidas.
Para o secretário municipal de Saúde, Vanio Jordani, unir o Dezembro Vermelho ao Dezembro Laranja representa uma visão mais ampla e humana de saúde pública.
“Cada ação realizada neste mês fala sobre cuidado: cuidado com o corpo, com as relações, com a autoestima e com a vida. Sorriso tem avançado porque trabalha de forma integrada — atenção básica, vigilância, SAE, saúde da mulher, escolas, empresas. Cada encontro, cada teste, cada conversa é uma oportunidade de fortalecer vínculos, esclarecer dúvidas e salvar vidas”, afirmou.
Programação para todo o mês
A agenda de dezembro que conta com a Comissão de Integração de Ensino e Serviço (CIES), inclui formações multiprofissionais, rodas de conversa, testagens, encontros terapêuticos e ações internas destinadas aos trabalhadores da saúde. Todas as iniciativas têm o mesmo objetivo: aproximar os serviços da comunidade e reforçar que a prevenção é um caminho mais leve quando é construída de forma coletiva.
Sorriso
Prefeitura dá início à terceira rodada da coleta de resíduos sólidos
Jogar lixo em locais públicos é crime ambiental com base na Lei nº 9.605/1998 (Lei de Crimes Ambientais), especificamente o Art. 54, que prevê reclusão de um a quatro anos e multa para quem causar poluição que possa causar danos à saúde humana.
Isso mesmo: colocar resíduos (seja lixo, folhas ou recicláveis) em locais inadequados pode doer no bolso. Pois é, o chamado “descarte irregular de resíduos” pode render, no mínimo uma multa de 30 VRFs (Valor de Referência Fiscal), o que corresponde a R$ 3.721,50.
Na semana passada, mais um exemplo de irresponsabilidade no descarte de resíduos foi flagrado no Bairro Serra Dourada. Uma equipe do Núcleo Integrado de Fiscalização (NIF) compareceu ao local para identificar e responsabilizar os responsáveis – ou melhor, irresponsáveis – pelo ato.
Para além desta ação, equipes da Secretaria de Infraestrutura, Transporte e Saneamento (Sintra), também terão de interromper a rotina de trabalho para fazer a coleta e a destinação correta de resíduos. “Nós temos um calendário de coleta de resíduos sólidos que está acessível a toda a população e deve ser cumprido, dado que não é somente uma questão de limpeza urbana, mas igualmente de saúde pública”, afirma o titular da pasta, Milton Geller.
Inclusive, a partir da próxima semana (22 de junho), tem início a terceira rodada da coleta de resíduos sólidos. “Nossas equipes já passaram por duas vezes em todos os oito setores em que a cidade está organizada e agora, seguimos contando com o apoio da comunidade para colocar os resíduos para coleta no período correto, uma semana antes de as equipes passarem para o recolhimento”, completa o secretário.
Arquivo digital
Ah, mas toda vez que você precisar conferir o dia da coleta vai ser necessário acessar o site da Prefeitura? Não. Você pode baixar o arquivo e deixar no seu celular, pode imprimir e afixar na geladeira ou colocar naquela gaveta onde “quase sempre” você acha de “quase tudo”.
Para não haver dúvida sobre o que pode e o que não pode ser destinado na coleta de resíduos volumosos, preste atenção:
O que é recolhido?
Com a coleta de resíduos volumosos, a Prefeitura recolhe móveis e eletrodomésticos velhos e inservíveis; assim como restos da limpeza de jardins (folhas e restos vegetais que podem servir como criadouro de insetos e animais peçonhentos, como a grama quando é cortada).
O que não é coletado?
Galhos maiores, resultado de podas, devem ser levados pelo próprio morador até o Depósito Municipal de Entulhos (DME). Restos de construção civil também não são coletados em casa e devem ser recolhidos por empresas especializadas nesta coleta. Se for pouco volume, o próprio morador pode levar os resíduos de construção ao DME, que funciona todos os dias da semana (inclusive aos fins de semana), das 6h às 18h.
Resíduos industriais não são recolhidos de forma alguma e devem ter uma destinação específica.
Confira aqui como funciona cada coleta:
Tá confundindo as coletas? Estas informações aqui podem te ajudar:
Coleta de Resíduos Volumosos: É esta do calendário. Nesta modalidade, feita, mais ou menos, a cada dois meses, de acordo com calendário específico, são retirados itens como eletrodomésticos velhos e inservíveis e os resíduos sólidos provenientes da limpeza de jardim.
Coleta Seletiva: É a coleta do que não é lixo e pode ter vida nova na indústria. São os chamados materiais recicláveis, como papel, papelão, plástico, alumínio (e outros metais), e isopor. Esta coleta é feita uma vez por semana, de acordo com calendário que está um tantinho mais abaixo.
Coleta de lixo doméstico: Esta é a coleta do lixo em si, que leva para o aterro sanitário os resíduos como restos de alimentos e dejetos.
Dúvidas
Tem dúvidas sobre as coletas? Acione o Eco Sorriso pelo 66 99603-7730. Outra opção é falar com a Sintra pelo 66 99690-1823.
-
Saúde6 dias atrásPrograma de atenção domiciliar amplia cuidado aos idosos no país
-
Saúde5 dias atrásSintomas da doença falciforme vão além da anemia; saiba mais
-
Rondonópolis7 dias atrásRondonópolis realiza conferência e fortalece ações com a primeiríssima infância
-
Saúde7 dias atrásBrasil teve 120 mil mortes associadas a ondas de calor em 20 anos
-
Entretenimento7 dias atrásJesus Luz celebra aniversário da namorada Rafa com declaração apaixonada na web
-
Cultura7 dias atrásEstilo junino se transforma com a internet e novas modas
-
Saúde4 dias atrásMinistério da Saúde começa a vacinar crianças com a Pneumo 20
-
Entretenimento7 dias atrásBenício Huck revela escolha de curso acadêmico e descarta carreira dos pais
