Pesquisar
Close this search box.

Sorriso

Monitoramento, prevenção e educação marcaram o ano da Vigilância Ambiental

Publicado em

Sorriso

Ao longo de 2025, o Município de Sorriso reforçou de forma expressiva as ações de Vigilância em Saúde Ambiental, com trabalho contínuo em campo, prevenção de doenças e envolvimento direto da comunidade. Entre janeiro e 9 de dezembro, as equipes atuaram em praticamente todos os bairros da cidade, alcançando resultados que fortalecem a saúde pública e o bem-estar da população.

Somente no trabalho de campo, foram 213.667 imóveis trabalhados, demonstrando a abrangência das ações. Deste total, 10.287 imóveis foram recuperados, enquanto 442 receberam tratamento focal, estratégia fundamental no combate ao mosquito Aedes aegypti. As equipes também identificaram 3.133 amostras positivas, o que possibilitou intervenções rápidas e direcionadas, reduzindo riscos de surtos de arboviroses.

Um dos grandes destaques do ano foi a implantação e ampliação do uso das ovitrampas, importantes ferramentas para monitorar a presença do mosquito transmissor da dengue, zika e chikungunya. Ao todo, 505 ovitrampas foram instaladas em diferentes regiões do município, resultando na coleta de 27.323 ovos analisados em laboratório. A instalação ocorreu de forma gradual, alcançando dezenas de bairros urbanos e distritos, o que fortaleceu o mapeamento de áreas de risco e a tomada de decisões estratégicas.

Além do monitoramento, o trabalho preventivo envolveu bloqueios em 53 casos suspeitos de arboviroses, ações conjuntas com a Secretaria de Obras para limpeza de bocas de lobo, e atividades em pontos estratégicos, realizadas quinzenalmente. Essas iniciativas reduzem criadouros e interrompem o ciclo de transmissão de doenças.

A Vigilância em Saúde Ambiental também esteve presente em escolas, unidades de saúde, grupos da Academia da Saúde e salas de espera das UBS, promovendo ações educativas e orientações à população, inclusive em parceria com projetos comunitários, como o Projeto Dengue do Rotary, fortalecendo a conscientização desde a infância.

No cuidado com a saúde animal e a proteção coletiva, a Campanha de Vacinação Antirrábica alcançou resultados expressivos. Foram vacinados 18.549 animais, sendo 14.469 cães e 4.080 gatos, o que representa 80,65% da meta prevista, tanto na zona urbana quanto na rural. O resultado contribui diretamente para a prevenção da raiva, uma doença grave e fatal.

As equipes também realizaram 21 vistorias para coleta e identificação de animais peçonhentos, com 54 espécimes coletados, além de 141 testes rápidos para leishmaniose visceral canina, todos com resultado negativo, reforçando o controle e a vigilância epidemiológica no município.

“Com planejamento, trabalho técnico e presença constante nos bairros, a Vigilância em Saúde Ambiental segue desempenhando um papel essencial na prevenção de doenças e na promoção da qualidade de vida. Os resultados de 2025 demonstram que o cuidado com a saúde vai além do atendimento, passando pela prevenção, informação e atuação direta onde a população vive”, finaliza Claudete Damasceno, coordenadora de Vigilância Ambiental.

COMENTE ABAIXO:
Propaganda

Sorriso

Prefeitura dá início à terceira rodada da coleta de resíduos sólidos

Publicados

em

Jogar lixo em locais públicos é crime ambiental com base na Lei nº 9.605/1998 (Lei de Crimes Ambientais), especificamente o Art. 54, que prevê reclusão de um a quatro anos e multa para quem causar poluição que possa causar danos à saúde humana.

Isso mesmo: colocar resíduos (seja lixo, folhas ou recicláveis) em locais inadequados pode doer no bolso. Pois é, o chamado “descarte irregular de resíduos” pode render, no mínimo uma multa de 30 VRFs (Valor de Referência Fiscal), o que corresponde a R$ 3.721,50.

Na semana passada, mais um exemplo de irresponsabilidade no descarte de resíduos foi flagrado no Bairro Serra Dourada. Uma equipe do Núcleo Integrado de Fiscalização (NIF) compareceu ao local para identificar e responsabilizar os responsáveis – ou melhor, irresponsáveis – pelo ato.

Para além desta ação, equipes da Secretaria de Infraestrutura, Transporte e Saneamento (Sintra), também terão de interromper a rotina de trabalho para fazer a coleta e a destinação correta de resíduos. “Nós temos um calendário de coleta de resíduos sólidos que está acessível a toda a população e deve ser cumprido, dado que não é somente uma questão de limpeza urbana, mas igualmente de saúde pública”, afirma o titular da pasta, Milton Geller.

Inclusive, a partir da próxima semana (22 de junho), tem início a terceira rodada da coleta de resíduos sólidos. “Nossas equipes já passaram por duas vezes em todos os oito setores em que a cidade está organizada e agora, seguimos contando com o apoio da comunidade para colocar os resíduos para coleta no período correto, uma semana antes de as equipes passarem para o recolhimento”, completa o secretário.

Arquivo digital

Ah, mas toda vez que você precisar conferir o dia da coleta vai ser necessário acessar o site da Prefeitura? Não. Você pode baixar o arquivo e deixar no seu celular, pode imprimir e afixar na geladeira ou colocar naquela gaveta onde “quase sempre” você acha de “quase tudo”.

Para contribuir neste movimento “menos papel, menos consumo, resíduos descartados no lugar certo e muita reciclagem”, vale também ajudar a propagar essa ideia, avisar a vizinhança no grupão do zap, dar um apoio para quem não tem tanta intimidade com a tecnologia e reforçar que, para garantir um mundo habitável para as gerações futuras, todo mundo precisa contribuir… e, nesta situação, você é todo mundo sim.

Para não haver dúvida sobre o que pode e o que não pode ser destinado na coleta de resíduos volumosos, preste atenção:

O que é recolhido?

Com a coleta de resíduos volumosos, a Prefeitura recolhe móveis e eletrodomésticos velhos e inservíveis; assim como restos da limpeza de jardins (folhas e restos vegetais que podem servir como criadouro de insetos e animais peçonhentos, como a grama quando é cortada).

O que não é coletado?

Galhos maiores, resultado de podas, devem ser levados pelo próprio morador até o Depósito Municipal de Entulhos (DME). Restos de construção civil também não são coletados em casa e devem ser recolhidos por empresas especializadas nesta coleta. Se for pouco volume, o próprio morador pode levar os resíduos de construção ao DME, que funciona todos os dias da semana (inclusive aos fins de semana), das 6h às 18h.

Resíduos industriais não são recolhidos de forma alguma e devem ter uma destinação específica.

Confira aqui como funciona cada coleta:

Tá confundindo as coletas? Estas informações aqui podem te ajudar:

Coleta de Resíduos Volumosos: É esta do calendário. Nesta modalidade, feita, mais ou menos, a cada dois meses, de acordo com calendário específico, são retirados itens como eletrodomésticos velhos e inservíveis e os resíduos sólidos provenientes da limpeza de jardim.

Coleta Seletiva: É a coleta do que não é lixo e pode ter vida nova na indústria. São os chamados materiais recicláveis, como papel, papelão, plástico, alumínio (e outros metais), e isopor. Esta coleta é feita uma vez por semana, de acordo com calendário que está um tantinho mais abaixo.

Coleta de lixo doméstico: Esta é a coleta do lixo em si, que leva para o aterro sanitário os resíduos como restos de alimentos e dejetos.

Dúvidas

Tem dúvidas sobre as coletas? Acione o Eco Sorriso pelo 66 99603-7730. Outra opção é falar com a Sintra pelo 66 99690-1823.

COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

POLÍTICA

POLÍCIA

ESPORTES

ENTRETENIMENTO

MAIS LIDAS DA SEMANA