Sorriso
Coordenadores da Saúde participam de formação em Media Training
Sorriso
Com o objetivo de fortalecer porta-vozes da Saúde para uma comunicação mais assertiva
A Prefeitura de Sorriso, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, realizou nesta quarta-feira (05) uma capacitação voltada aos coordenadores e chefes de departamento sobre Media Training – Mídia Institucional e Relação com a Imprensa. O encontro aconteceu na sala de formação da Secretaria e teve como objetivo aprimorar a comunicação institucional, fortalecendo o relacionamento dos servidores com os veículos de imprensa e preparando-os para atuarem como porta-vozes da instituição.
A turma, composta por 25 coordenadores e chefes de departamento, participou de uma formação dinâmica que está preparando os servidores para representar a Secretaria com clareza, segurança e alinhamento às diretrizes da comunicação pública.
Jéssica Limas, enfermeira e coordenadora do Serviço de Controle de Infecção da UPA 24 horas, destacou a relevância do curso, especialmente em um contexto de interação intensa via redes sociais e imprensa.
“Esse treinamento é fundamental para fortalecermos nossa comunicação com a imprensa e com a sociedade. As redes sociais se tornaram canais essenciais de informação, e o uso correto delas é indispensável para garantir clareza e transparência. A UPA é uma das unidades mais demandadas e, por isso, esse aperfeiçoamento é muito importante para que possamos comunicar com responsabilidade e segurança.”
Miro Ribeiro, coordenador da Escola de Gestão, responsável pela capacitação e formação do servidor público, possui mais de 40 anos de experiência na área da comunicação. Durante o treinamento, Miro detalhou o objetivo do Media Training e compartilhou, além do conteúdo técnico, experiências valiosas de quem já esteve dos “dois lados da história”.
“A comunicação assertiva é crucial para ajudar os profissionais a se comunicarem de forma correta. O nosso treinamento visa prepará-los para uma boa relação com a imprensa, para aproveitar da melhor maneira possível as oportunidades que surgem quando um agente público, quando um coordenador, um adjunto, um secretário, são procurados pela imprensa para falar sobre determinados assuntos.”
O conteúdo programático incluiu técnicas e dicas, abrangendo desde a postura, a preparação para entrevistas, o que e como falar em público, além de realizar na prática entrevistas de forma eficaz e profissional. Miro ressaltou que a proposta do treinamento é ampliar a participação de servidores, fortalecendo-os como pontes de comunicação entre a Prefeitura, as secretarias e a população.
“Coordenadores, na ausência dos secretários, muitas vezes se tornam intermediários das informações, tornando o aperfeiçoamento essencial para o dia a dia e para lidar com situações de crise ou demandas da imprensa”, reiterou.
A iniciativa da Prefeitura Municipal, é uma realização conjunta entre a Secretaria Municipal de Saúde, através da Comissão de Integração de Ensino e Serviço (CIES), e a Escola de Governo.
Sorriso
Prefeitura dá início à terceira rodada da coleta de resíduos sólidos
Jogar lixo em locais públicos é crime ambiental com base na Lei nº 9.605/1998 (Lei de Crimes Ambientais), especificamente o Art. 54, que prevê reclusão de um a quatro anos e multa para quem causar poluição que possa causar danos à saúde humana.
Isso mesmo: colocar resíduos (seja lixo, folhas ou recicláveis) em locais inadequados pode doer no bolso. Pois é, o chamado “descarte irregular de resíduos” pode render, no mínimo uma multa de 30 VRFs (Valor de Referência Fiscal), o que corresponde a R$ 3.721,50.
Na semana passada, mais um exemplo de irresponsabilidade no descarte de resíduos foi flagrado no Bairro Serra Dourada. Uma equipe do Núcleo Integrado de Fiscalização (NIF) compareceu ao local para identificar e responsabilizar os responsáveis – ou melhor, irresponsáveis – pelo ato.
Para além desta ação, equipes da Secretaria de Infraestrutura, Transporte e Saneamento (Sintra), também terão de interromper a rotina de trabalho para fazer a coleta e a destinação correta de resíduos. “Nós temos um calendário de coleta de resíduos sólidos que está acessível a toda a população e deve ser cumprido, dado que não é somente uma questão de limpeza urbana, mas igualmente de saúde pública”, afirma o titular da pasta, Milton Geller.
Inclusive, a partir da próxima semana (22 de junho), tem início a terceira rodada da coleta de resíduos sólidos. “Nossas equipes já passaram por duas vezes em todos os oito setores em que a cidade está organizada e agora, seguimos contando com o apoio da comunidade para colocar os resíduos para coleta no período correto, uma semana antes de as equipes passarem para o recolhimento”, completa o secretário.
Arquivo digital
Ah, mas toda vez que você precisar conferir o dia da coleta vai ser necessário acessar o site da Prefeitura? Não. Você pode baixar o arquivo e deixar no seu celular, pode imprimir e afixar na geladeira ou colocar naquela gaveta onde “quase sempre” você acha de “quase tudo”.
Para não haver dúvida sobre o que pode e o que não pode ser destinado na coleta de resíduos volumosos, preste atenção:
O que é recolhido?
Com a coleta de resíduos volumosos, a Prefeitura recolhe móveis e eletrodomésticos velhos e inservíveis; assim como restos da limpeza de jardins (folhas e restos vegetais que podem servir como criadouro de insetos e animais peçonhentos, como a grama quando é cortada).
O que não é coletado?
Galhos maiores, resultado de podas, devem ser levados pelo próprio morador até o Depósito Municipal de Entulhos (DME). Restos de construção civil também não são coletados em casa e devem ser recolhidos por empresas especializadas nesta coleta. Se for pouco volume, o próprio morador pode levar os resíduos de construção ao DME, que funciona todos os dias da semana (inclusive aos fins de semana), das 6h às 18h.
Resíduos industriais não são recolhidos de forma alguma e devem ter uma destinação específica.
Confira aqui como funciona cada coleta:
Tá confundindo as coletas? Estas informações aqui podem te ajudar:
Coleta de Resíduos Volumosos: É esta do calendário. Nesta modalidade, feita, mais ou menos, a cada dois meses, de acordo com calendário específico, são retirados itens como eletrodomésticos velhos e inservíveis e os resíduos sólidos provenientes da limpeza de jardim.
Coleta Seletiva: É a coleta do que não é lixo e pode ter vida nova na indústria. São os chamados materiais recicláveis, como papel, papelão, plástico, alumínio (e outros metais), e isopor. Esta coleta é feita uma vez por semana, de acordo com calendário que está um tantinho mais abaixo.
Coleta de lixo doméstico: Esta é a coleta do lixo em si, que leva para o aterro sanitário os resíduos como restos de alimentos e dejetos.
Dúvidas
Tem dúvidas sobre as coletas? Acione o Eco Sorriso pelo 66 99603-7730. Outra opção é falar com a Sintra pelo 66 99690-1823.
-
Saúde7 dias atrásBrasil teve 120 mil mortes associadas a ondas de calor em 20 anos
-
Entretenimento7 dias atrásJesus Luz celebra aniversário da namorada Rafa com declaração apaixonada na web
-
Saúde6 dias atrásPrograma de atenção domiciliar amplia cuidado aos idosos no país
-
Saúde5 dias atrásSintomas da doença falciforme vão além da anemia; saiba mais
-
Rondonópolis7 dias atrásRondonópolis realiza conferência e fortalece ações com a primeiríssima infância
-
Entretenimento6 dias atrásPoliana Rocha surge em clima de romântico com Leonardo durante viagem ao Tocantins
-
Saúde7 dias atrásCom melhora clínica, Cacique Raoni está lúcido e respira sem aparelhos
-
Rondonópolis6 dias atrásIsrael Paniago assume Secretaria de Saúde e toma primeiras medidas
