Pesquisar
Close this search box.

Sorriso

Ciclistas de Sorriso participam da última etapa do Estadual de Mountain Bike em Tangará da Serra

Publicado em

Sorriso

Ivanete Santos conquistou o 1º lugar geral no Cicloturismo Feminino e Anderleia Scariot fecha a temporada como vice-campeã estadual na Master B1

Sorriso participou da última etapa do Estadual de Ciclismo Mountain Bike, a 11ª Up Hill Serra da Chocadeira, disputada no domingo (07/12), em Tangará da Serra. O evento, válido pela modalidade MTB XCM (Cross-Country Maratona), reuniu atletas de todo o estado e contou com a participação de 33 ciclistas sorrisenses, que enfrentaram um dos percursos mais desafiadores da temporada.

A competição é organizada pela Federação Matogrossense de Ciclismo e tem como marca registrada a exigente subida da Serra da Chocadeira, trecho que, segundo os atletas, exige preparo técnico e físico acima da média.

Entre os destaques de Sorriso, Ivanete Santos brilhou ao conquistar o 1º lugar geral no Cicloturismo Feminino. Outros ciclistas também obtiveram posições de destaque na prova.

De acordo com o presidente da Associação Ciclismo Sorriso (ACS), Kleber Arruda, a etapa é considerada uma das mais difíceis do calendário estadual.

“A subida da Serra da Chocadeira torna o percurso extremamente desafiador, especialmente porque em Sorriso não temos altimetrias semelhantes para treinar. Mesmo assim, nossos atletas mostraram muita garra e superação”, disse.

Com o encerramento da temporada, Sorriso também comemora o resultado da ciclista Anderleia Schlender Scariot, que conquistou o título de vice-campeã estadual na faixa etária Master B1 (40–44 anos), mesmo sem participar da última etapa.

Resultados dos ciclistas de Sorriso

CICLOTURISMO FEMININO
1º Geral – Ivanete Santos
6º Geral – Dirce Buhl Schilling
7º Geral – Maria Eduarda de Lima Baraviera

CICLOTURISMO MASCULINO
3º Geral – Ângelo Soares Silveira
8º Geral – Aurélio Aparecido de Oliveira Baraviera
9º Geral – Anthony Henrique de Lima Baraviera

Os atletas participaram da etapa com apoio da Secretaria Municipal de Esporte, Lazer e Juventude de Sorriso.

COMENTE ABAIXO:
Propaganda

Sorriso

Prefeitura dá início à terceira rodada da coleta de resíduos sólidos

Publicados

em

Jogar lixo em locais públicos é crime ambiental com base na Lei nº 9.605/1998 (Lei de Crimes Ambientais), especificamente o Art. 54, que prevê reclusão de um a quatro anos e multa para quem causar poluição que possa causar danos à saúde humana.

Isso mesmo: colocar resíduos (seja lixo, folhas ou recicláveis) em locais inadequados pode doer no bolso. Pois é, o chamado “descarte irregular de resíduos” pode render, no mínimo uma multa de 30 VRFs (Valor de Referência Fiscal), o que corresponde a R$ 3.721,50.

Na semana passada, mais um exemplo de irresponsabilidade no descarte de resíduos foi flagrado no Bairro Serra Dourada. Uma equipe do Núcleo Integrado de Fiscalização (NIF) compareceu ao local para identificar e responsabilizar os responsáveis – ou melhor, irresponsáveis – pelo ato.

Para além desta ação, equipes da Secretaria de Infraestrutura, Transporte e Saneamento (Sintra), também terão de interromper a rotina de trabalho para fazer a coleta e a destinação correta de resíduos. “Nós temos um calendário de coleta de resíduos sólidos que está acessível a toda a população e deve ser cumprido, dado que não é somente uma questão de limpeza urbana, mas igualmente de saúde pública”, afirma o titular da pasta, Milton Geller.

Inclusive, a partir da próxima semana (22 de junho), tem início a terceira rodada da coleta de resíduos sólidos. “Nossas equipes já passaram por duas vezes em todos os oito setores em que a cidade está organizada e agora, seguimos contando com o apoio da comunidade para colocar os resíduos para coleta no período correto, uma semana antes de as equipes passarem para o recolhimento”, completa o secretário.

Arquivo digital

Ah, mas toda vez que você precisar conferir o dia da coleta vai ser necessário acessar o site da Prefeitura? Não. Você pode baixar o arquivo e deixar no seu celular, pode imprimir e afixar na geladeira ou colocar naquela gaveta onde “quase sempre” você acha de “quase tudo”.

Para contribuir neste movimento “menos papel, menos consumo, resíduos descartados no lugar certo e muita reciclagem”, vale também ajudar a propagar essa ideia, avisar a vizinhança no grupão do zap, dar um apoio para quem não tem tanta intimidade com a tecnologia e reforçar que, para garantir um mundo habitável para as gerações futuras, todo mundo precisa contribuir… e, nesta situação, você é todo mundo sim.

Para não haver dúvida sobre o que pode e o que não pode ser destinado na coleta de resíduos volumosos, preste atenção:

O que é recolhido?

Com a coleta de resíduos volumosos, a Prefeitura recolhe móveis e eletrodomésticos velhos e inservíveis; assim como restos da limpeza de jardins (folhas e restos vegetais que podem servir como criadouro de insetos e animais peçonhentos, como a grama quando é cortada).

O que não é coletado?

Galhos maiores, resultado de podas, devem ser levados pelo próprio morador até o Depósito Municipal de Entulhos (DME). Restos de construção civil também não são coletados em casa e devem ser recolhidos por empresas especializadas nesta coleta. Se for pouco volume, o próprio morador pode levar os resíduos de construção ao DME, que funciona todos os dias da semana (inclusive aos fins de semana), das 6h às 18h.

Resíduos industriais não são recolhidos de forma alguma e devem ter uma destinação específica.

Confira aqui como funciona cada coleta:

Tá confundindo as coletas? Estas informações aqui podem te ajudar:

Coleta de Resíduos Volumosos: É esta do calendário. Nesta modalidade, feita, mais ou menos, a cada dois meses, de acordo com calendário específico, são retirados itens como eletrodomésticos velhos e inservíveis e os resíduos sólidos provenientes da limpeza de jardim.

Coleta Seletiva: É a coleta do que não é lixo e pode ter vida nova na indústria. São os chamados materiais recicláveis, como papel, papelão, plástico, alumínio (e outros metais), e isopor. Esta coleta é feita uma vez por semana, de acordo com calendário que está um tantinho mais abaixo.

Coleta de lixo doméstico: Esta é a coleta do lixo em si, que leva para o aterro sanitário os resíduos como restos de alimentos e dejetos.

Dúvidas

Tem dúvidas sobre as coletas? Acione o Eco Sorriso pelo 66 99603-7730. Outra opção é falar com a Sintra pelo 66 99690-1823.

COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

POLÍTICA

POLÍCIA

ESPORTES

ENTRETENIMENTO

MAIS LIDAS DA SEMANA