Pesquisar
Close this search box.

Sorriso

Academia da Saúde fortalece promoção da saúde com Grupos de Emagrecimento

Publicado em

Sorriso

A UBS Benjamin Raiser, em parceria com a eMulti, vem desenvolvendo desde julho uma iniciativa que tem transformado a rotina e a autoestima de mulheres com obesidade: o Grupo de Emagrecimento “Emagrece Benjamin”. Com encontros quinzenais, a ação reúne participantes que buscam orientação profissional, acolhimento e motivação para adotar hábitos mais saudáveis.

Conduzido pela nutricionista Bruna Sfair Maróstica, o grupo conta com o suporte essencial de uma equipe multidisciplinar, composta por profissionais da nutrição, psicologia e educação física. Essa formação garante um acompanhamento integral, humanizado e alinhado com as necessidades de cada participante. Durante o processo, as mulheres passaram por anamnese, avaliação física, elaboração de plano alimentar e orientações para uma reeducação alimentar permanente.

Os encontros trouxeram conteúdos fundamentais para o bem-estar, como palestras e atividades práticas sobre alimentação saudável, redução do consumo de ultraprocessados, prevenção de doenças crônicas, saúde mental e comportamento alimentar. Além disso, foram compartilhadas estratégias simples para facilitar o dia a dia, como dicas de organização da geladeira, conservação de alimentos e escolhas conscientes no mercado.

Para complementar o cuidado, foi formado um grupo de atividade física ao lado do PSF, ampliando ainda mais o incentivo à prática regular de exercícios — uma etapa indispensável no processo de emagrecimento e na melhoria da qualidade de vida.

O educador físico João Ricardo de Oliveira, da Academia da Saúde, destaca a transformação visível que a ação tem proporcionado. “Mais do que perder peso, o grupo conquistou autonomia, confiança e novos hábitos. Cada encontro mostra que, quando o cuidado é compartilhado, os resultados aparecem de forma leve e sustentável”.

A iniciativa tem como propósito acolher, orientar e fortalecer a comunidade, incentivando mudanças reais no dia a dia das participantes e promovendo transformações que vão além da balança, como reforça a nutricionista Bruna Sfair Maróstica.

“É gratificante ver essas mulheres retomando o prazer em se movimentar e cuidando da própria saúde com tanto comprometimento.”

Além dessa iniciativa, a Academia da Saúde em outubro iniciou na Academia da Saúde um novo grupo de emagrecimento, denominado “Viva Leve”, que reúne usuários dos UBS’s Fraternidade e Morada do Bosque.

Voltado a homens e mulheres com obesidade previamente selecionados pelas equipes de saúde, o grupo também realizará encontros quinzenais, seguindo os mesmos temas e metodologias aplicados no grupo do PSF Benjamin Raiser.

A proposta amplia o alcance das ações de promoção da saúde no município e reforça o compromisso com um cuidado integral e contínuo à comunidade.

COMENTE ABAIXO:
Propaganda

Sorriso

Prefeitura dá início à terceira rodada da coleta de resíduos sólidos

Publicados

em

Jogar lixo em locais públicos é crime ambiental com base na Lei nº 9.605/1998 (Lei de Crimes Ambientais), especificamente o Art. 54, que prevê reclusão de um a quatro anos e multa para quem causar poluição que possa causar danos à saúde humana.

Isso mesmo: colocar resíduos (seja lixo, folhas ou recicláveis) em locais inadequados pode doer no bolso. Pois é, o chamado “descarte irregular de resíduos” pode render, no mínimo uma multa de 30 VRFs (Valor de Referência Fiscal), o que corresponde a R$ 3.721,50.

Na semana passada, mais um exemplo de irresponsabilidade no descarte de resíduos foi flagrado no Bairro Serra Dourada. Uma equipe do Núcleo Integrado de Fiscalização (NIF) compareceu ao local para identificar e responsabilizar os responsáveis – ou melhor, irresponsáveis – pelo ato.

Para além desta ação, equipes da Secretaria de Infraestrutura, Transporte e Saneamento (Sintra), também terão de interromper a rotina de trabalho para fazer a coleta e a destinação correta de resíduos. “Nós temos um calendário de coleta de resíduos sólidos que está acessível a toda a população e deve ser cumprido, dado que não é somente uma questão de limpeza urbana, mas igualmente de saúde pública”, afirma o titular da pasta, Milton Geller.

Inclusive, a partir da próxima semana (22 de junho), tem início a terceira rodada da coleta de resíduos sólidos. “Nossas equipes já passaram por duas vezes em todos os oito setores em que a cidade está organizada e agora, seguimos contando com o apoio da comunidade para colocar os resíduos para coleta no período correto, uma semana antes de as equipes passarem para o recolhimento”, completa o secretário.

Arquivo digital

Ah, mas toda vez que você precisar conferir o dia da coleta vai ser necessário acessar o site da Prefeitura? Não. Você pode baixar o arquivo e deixar no seu celular, pode imprimir e afixar na geladeira ou colocar naquela gaveta onde “quase sempre” você acha de “quase tudo”.

Para contribuir neste movimento “menos papel, menos consumo, resíduos descartados no lugar certo e muita reciclagem”, vale também ajudar a propagar essa ideia, avisar a vizinhança no grupão do zap, dar um apoio para quem não tem tanta intimidade com a tecnologia e reforçar que, para garantir um mundo habitável para as gerações futuras, todo mundo precisa contribuir… e, nesta situação, você é todo mundo sim.

Para não haver dúvida sobre o que pode e o que não pode ser destinado na coleta de resíduos volumosos, preste atenção:

O que é recolhido?

Com a coleta de resíduos volumosos, a Prefeitura recolhe móveis e eletrodomésticos velhos e inservíveis; assim como restos da limpeza de jardins (folhas e restos vegetais que podem servir como criadouro de insetos e animais peçonhentos, como a grama quando é cortada).

O que não é coletado?

Galhos maiores, resultado de podas, devem ser levados pelo próprio morador até o Depósito Municipal de Entulhos (DME). Restos de construção civil também não são coletados em casa e devem ser recolhidos por empresas especializadas nesta coleta. Se for pouco volume, o próprio morador pode levar os resíduos de construção ao DME, que funciona todos os dias da semana (inclusive aos fins de semana), das 6h às 18h.

Resíduos industriais não são recolhidos de forma alguma e devem ter uma destinação específica.

Confira aqui como funciona cada coleta:

Tá confundindo as coletas? Estas informações aqui podem te ajudar:

Coleta de Resíduos Volumosos: É esta do calendário. Nesta modalidade, feita, mais ou menos, a cada dois meses, de acordo com calendário específico, são retirados itens como eletrodomésticos velhos e inservíveis e os resíduos sólidos provenientes da limpeza de jardim.

Coleta Seletiva: É a coleta do que não é lixo e pode ter vida nova na indústria. São os chamados materiais recicláveis, como papel, papelão, plástico, alumínio (e outros metais), e isopor. Esta coleta é feita uma vez por semana, de acordo com calendário que está um tantinho mais abaixo.

Coleta de lixo doméstico: Esta é a coleta do lixo em si, que leva para o aterro sanitário os resíduos como restos de alimentos e dejetos.

Dúvidas

Tem dúvidas sobre as coletas? Acione o Eco Sorriso pelo 66 99603-7730. Outra opção é falar com a Sintra pelo 66 99690-1823.

COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

POLÍTICA

POLÍCIA

ESPORTES

ENTRETENIMENTO

MAIS LIDAS DA SEMANA