LUCAS DO RIO VERDE
Unidades de ensino recebem Selo Escolas Lixo Zero pelas boas práticas voltadas à educação ambiental
LUCAS DO RIO VERDE
Nesta quinta-feira (11), gestores e coordenadores das unidades de ensino da rede municipal participaram do 2º Encontro de Boas Práticas Lixo Zero. O evento foi realizado pela Prefeitura de Lucas do Rio Verde, por meio da Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente, em parceria com a Teoria Verde e o Instituto Lixo Zero. Também estiveram presentes parceiros do programa, como o Serviço Autônomo de Água e Esgoto (Saae), a Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae) e o Sicredi Ouro Verde.
Durante a manhã, 13 escolas foram agraciadas com o Certificado Lixo Zero e outras 11 unidades receberam o reconhecimento “Rumo ao Lixo Zero” pelo excelente trabalho que estão fazendo. O encontro teve como objetivo apresentar as ações desenvolvidas pelas escolas no âmbito do Programa Lixo Zero, reconhecer o compromisso das unidades de ensino com a sustentabilidade e reforçar o propósito do município de se tornar a primeira rede municipal de ensino Lixo Zero do Brasil.
“Este é um momento importante em que as escolas podem apresentar um pouco do resumo daquilo que fizeram ao longo de 2025 — todas as experiências, os resultados, os bons frutos, mas também os desafios e as dificuldades que sabemos que existem. Esse é um processo, é uma construção. O resultado já começa a aparecer, mas acredito que também é um resultado a médio e longo prazo. Daqui a dois, três, cinco, dez anos teremos a oportunidade de ver essas crianças e jovens, que estão trabalhando com essa metodologia, transformados, tornando-se cidadãos cada vez mais conscientes e responsáveis com a questão ambiental”, destacou o secretário de Agricultura e Meio Ambiente, Felipe Palis.
Cada unidade apresentou o que foi implementado nas escolas dentro da metodologia Lixo Zero, desde hortas, compostagem e projetos voltados ao reaproveitamento de materiais.
“As nossas unidades escolares entenderam a proposta e estão desenvolvendo dentro das escolas essa conscientização sobre o reaproveitamento e também sobre a não produção de lixo de forma desnecessária. Reconhecemos que todas tiveram um esforço significativo, e agora estamos na torcida para que, no terceiro ano, mais escolas consigam cumprir as exigências do selo. Sabemos que isso é um movimento comportamental, então as pessoas precisam se engajar para mudar suas práticas no dia a dia”, ressaltou a secretária de Educação, Elaine Lovatel.
Na escola Vinícius de Moraes, o Programa Lixo Zero também já apresenta resultados positivos. O reflexo é menos desperdício e mais consciência, como explica a gestora Débora de Oliveira.
“Não foi tarefa fácil, mas também não foi impossível. Hoje estamos colhendo os frutos do nosso trabalho. Temos uma equipe muito engajada com a separação; o pessoal da limpeza também colabora. Nós temos uma estação de resíduos, onde tudo já vai separadinho. Nosso diferencial está também na redução do resíduo orgânico, que é o alimento. Alguns anos atrás, tínhamos um desperdício muito grande; hoje, na Vinícius de Moraes, podemos dizer que esse desperdício é zero. Então colhemos os frutos que plantamos no ano passado e estamos lutando para que, no ano que vem, possamos inovar”, explicou a gestora.
Desde a implantação da metodologia Lixo Zero, o engajamento das escolas tem sido cada vez maior, como observa o diretor da empresa Teoria Verde e consultor Lixo Zero, Jean Peliciari.
“Queremos ser a primeira rede municipal Lixo Zero do Brasil. Ainda há algumas escolas que precisam atingir os índices, mas o que está acontecendo em Lucas do Rio Verde é algo incrível e que vai repercutir em nível nacional, porque nenhuma outra cidade tem tantas escolas trabalhando essa metodologia com tanto êxito. Como vimos hoje no evento, as escolas estão todas com o Selo Azul, que é o mais alto índice de boas práticas ambientais que uma escola pode atingir”, finalizou Jean.
LUCAS DO RIO VERDE
Acelera Cidade abre inscrições para conectar startups de todo o país a desafios de Lucas do Rio Verde
A Prefeitura de Lucas do Rio Verde, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Planejamento e Cidade, informa que estão abertas as inscrições para a Fase 3 do programa Acelera Cidade, voltada à Inovação Aberta. A iniciativa, realizada pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai MT), em parceria com a Prefeitura, e com execução metodológica da Fundação CERTI, busca atrair startups de todo o Brasil para desenvolver e testar soluções voltadas a desafios reais do município.
Nesta etapa, o programa selecionará até cinco startups para implementar Provas de Conceito (PoCs) em ambiente real, transformando Lucas do Rio Verde em um Living Lab, modelo que permite validar tecnologias diretamente no cotidiano da cidade.
As inscrições são gratuitas e podem ser realizadas até 5 de julho, por meio do endereço eletrônico: https://aceleralrv.certi.org.br/.
Para participar, as startups precisam possuir CNPJ ativo e apresentar soluções com nível de maturidade tecnológica entre TRL 6 e TRL 9, ou seja, já validadas em ambiente relevante ou em operação no mercado.
As soluções deverão atender desafios vinculados aos eixos de economia inteligente, governança inteligente, mobilidade inteligente, meio ambiente inteligente, qualidade de vida e capital humano. Entre os temas priorizados pelo município estão mobilidade urbana, empregabilidade, sustentabilidade, gestão pública e bem-estar da população.
O investimento total previsto é de R$ 150 mil, com aportes entre R$ 15 mil e R$ 30 mil por solução selecionada.
“O Acelera Cidade representa um avanço importante para o município. Ao abrir espaço para que startups desenvolvam soluções para desafios reais da cidade, fortalecemos uma gestão mais inovadora, colaborativa e voltada à melhoria dos serviços prestados à população”, destacou o secretário de Desenvolvimento Econômico, Planejamento e Cidade, Danilo Messias.
Segundo o coordenador de projetos do Centro de Empreendedorismo Inovador da Fundação CERTI, Felipe Araújo, a terceira fase do programa impulsionará inclusive o empreendedorismo local. “O Acelera Cidade vai além de um programa de inovação. Ele fortalece o ecossistema local e aproxima soluções tecnológicas dos desafios reais do município. A inovação aberta permite que o poder público teste novas ideias na prática e impulsione o empreendedorismo que já existe em Lucas.”
“Depois de mobilizar talentos, estruturar projetos e fortalecer o ecossistema de inovação local, chegamos a uma etapa em que a cidade passa a atuar como um ambiente real para validação de tecnologias. A Fase 3 aproxima o poder público, as startups e a sociedade na busca por soluções capazes de gerar impactos concretos e melhorar a vida das pessoas”, ressaltou o consultor de Tecnologia e Inovação do Senai MT, Luiz Almeida.
As startups selecionadas serão anunciadas em julho e terão até outubro para executar os projetos-piloto. Os resultados serão apresentados durante o Demo Day, evento que marcará o encerramento da Fase 3 e a divulgação das soluções implementadas no município.
Para mais informações, acesse o Edital abaixo.
-
Saúde6 dias atrásPrograma de atenção domiciliar amplia cuidado aos idosos no país
-
Saúde5 dias atrásSintomas da doença falciforme vão além da anemia; saiba mais
-
Rondonópolis7 dias atrásRondonópolis realiza conferência e fortalece ações com a primeiríssima infância
-
Saúde7 dias atrásBrasil teve 120 mil mortes associadas a ondas de calor em 20 anos
-
Entretenimento7 dias atrásJesus Luz celebra aniversário da namorada Rafa com declaração apaixonada na web
-
Entretenimento6 dias atrásKarina Lucco celebra avanço no tratamento contra alopecia e comemora: ‘Renovar’
-
Entretenimento7 dias atrásAtriz Rosamaria Murtinho, impressiona ao mostrar treino na academia aos 93 anos
-
Cultura7 dias atrásEstilo junino se transforma com a internet e novas modas
