Pesquisar
Close this search box.

LUCAS DO RIO VERDE

Rede de enfrentamento à violência doméstica apresenta resultados e define novas ações em Lucas do Rio Verde

Publicado em

LUCAS DO RIO VERDE

A Secretaria de Assistência Social e Habitação de Lucas do Rio Verde reuniu, nesta sexta-feira (31), representantes da Rede de Enfrentamento à Violência Doméstica para apresentar resultados das ações realizadas até o mês de agosto e discutir novas estratégias de prevenção e proteção às mulheres. O encontro ocorreu em um momento de forte comoção, após o registro de mais um caso de feminicídio no município, ocorrido na última quarta-feira (29).

Participaram representantes da Procuradoria da Mulher da Câmara Municipal, do Comitê Mulher Sicredi, da Escola Técnica Estadual (CETT), além de entidades como a Associação de Mulheres em Busca de Cidadania e demais lideranças comunitárias e civis engajadas na causa.

Durante o encontro, a primeira-dama e secretária de Assistência Social e Habitação, Janice Ribeiro, reiterou que o Município tem investido em políticas públicas voltadas à prevenção e acolhimento das vítimas. Ela lembrou a criação do Núcleo de Atendimento às Mulheres, o fortalecimento da Patrulha Maria da Penha e a atuação conjunta com a Guarda Municipal e demais forças de segurança. “A Prefeitura está 24 horas pensando em políticas que façam a diferença. É um processo contínuo, que exige tempo e engajamento de toda a sociedade. Com a união de esforços conseguiremos reduzir esse problema tão grave que é a violência no nosso país”, afirmou.

(Foto: Ascom Prefeitura/Maiza Santos)

A secretária também destacou a importância da denúncia e do uso dos mecanismos de proteção disponíveis. “As mulheres precisam buscar ajuda e utilizar os instrumentos que temos, como a medida protetiva e o botão do pânico, que já ajudaram a salvar vidas em nosso município”, reforçou.

Além disso, Janice enfatizou que a independência financeira é um passo essencial para romper ciclos de violência. “No CRAM estamos oferecendo cursos profissionalizantes e pensando em novas qualificações para que as mulheres possam cuidar de suas vidas sem depender de seus agressores. Queremos que homens e mulheres andem juntos, mas com respeito e autonomia”, completou.

A coordenadora de Desenvolvimento Social da Escola Técnica Estadual, Adriana Camargo, destacou a importância de trabalhar a conscientização desde cedo, dentro das escolas. “Temos o programa Mulheres Mil para fortalecer as mulheres, mas entendemos que é muito importante trabalhar os jovens, principalmente os meninos, para que se tornem homens que respeitam as mulheres. Estamos levando essa discussão para dentro das disciplinas e ampliando os cursos em todas as escolas de ensino médio”, explicou.

Representando o Legislativo, a vereadora Débora Carneiro, presidente da Procuradoria da Mulher, reforçou a necessidade de atuação conjunta. “Precisamos sair do comum e atuar com mais força nessa questão. Lucas do Rio Verde vive um momento triste, mas também de aprendizado. Não é cada um trabalhando na sua caixa, é todo mundo junto. É assim que se faz segurança pública”, ressaltou.

O setor privado também marcou presença. A arquiteta Michele Dresch, representante do Comitê Mulher Sicredi, destacou o papel do cooperativismo no empoderamento feminino. “O Sicredi disponibiliza uma plataforma com diversos cursos para capacitar mulheres. Nosso objetivo é torná-las protagonistas e líderes dentro das comunidades. Participar dessas ações é uma forma de levar fortalecimento e conhecimento para mais pessoas”, afirmou.

Durante o encontro, a equipe da rede apresentou um balanço das principais ações desenvolvidas ao longo do Agosto Lilás, campanha nacional de enfrentamento à violência contra a mulher. E apresentou as próximas ações que serão realizadas, entre elas estão a cartilha “Rompendo o Silêncio”, o bazar beneficente, a palestra “Empreendedorismo Digital e Autoestima” com Maysa Leão, além de novas parcerias, incluindo capacitações com motoristas de aplicativo e o projeto “Salão da Lena”, que promoverá diálogos com homens sobre prevenção à violência doméstica.

O encontro foi encerrado com o compromisso das instituições de manter a Rede de Enfrentamento ativa e integrada, reforçando o engajamento coletivo em defesa da vida e dos direitos das mulheres em Lucas do Rio Verde.

Fonte: Prefeitura de Lucas do Rio Verde – MT

COMENTE ABAIXO:
Propaganda

LUCAS DO RIO VERDE

Acelera Cidade abre inscrições para conectar startups de todo o país a desafios de Lucas do Rio Verde

Publicados

em

A Prefeitura de Lucas do Rio Verde, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Planejamento e Cidade, informa que estão abertas as inscrições para a Fase 3 do programa Acelera Cidade, voltada à Inovação Aberta. A iniciativa, realizada pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai MT), em parceria com a Prefeitura, e com execução metodológica da Fundação CERTI, busca atrair startups de todo o Brasil para desenvolver e testar soluções voltadas a desafios reais do município.

Nesta etapa, o programa selecionará até cinco startups para implementar Provas de Conceito (PoCs) em ambiente real, transformando Lucas do Rio Verde em um Living Lab, modelo que permite validar tecnologias diretamente no cotidiano da cidade.

As inscrições são gratuitas e podem ser realizadas até 5 de julho, por meio do endereço eletrônico: https://aceleralrv.certi.org.br/.

Para participar, as startups precisam possuir CNPJ ativo e apresentar soluções com nível de maturidade tecnológica entre TRL 6 e TRL 9, ou seja, já validadas em ambiente relevante ou em operação no mercado.

As soluções deverão atender desafios vinculados aos eixos de economia inteligente, governança inteligente, mobilidade inteligente, meio ambiente inteligente, qualidade de vida e capital humano. Entre os temas priorizados pelo município estão mobilidade urbana, empregabilidade, sustentabilidade, gestão pública e bem-estar da população.

O investimento total previsto é de R$ 150 mil, com aportes entre R$ 15 mil e R$ 30 mil por solução selecionada.

“O Acelera Cidade representa um avanço importante para o município. Ao abrir espaço para que startups desenvolvam soluções para desafios reais da cidade, fortalecemos uma gestão mais inovadora, colaborativa e voltada à melhoria dos serviços prestados à população”, destacou o secretário de Desenvolvimento Econômico, Planejamento e Cidade, Danilo Messias.

Segundo o coordenador de projetos do Centro de Empreendedorismo Inovador da Fundação CERTI, Felipe Araújo, a terceira fase do programa impulsionará inclusive o empreendedorismo local. “O Acelera Cidade vai além de um programa de inovação. Ele fortalece o ecossistema local e aproxima soluções tecnológicas dos desafios reais do município. A inovação aberta permite que o poder público teste novas ideias na prática e impulsione o empreendedorismo que já existe em Lucas.”

“Depois de mobilizar talentos, estruturar projetos e fortalecer o ecossistema de inovação local, chegamos a uma etapa em que a cidade passa a atuar como um ambiente real para validação de tecnologias. A Fase 3 aproxima o poder público, as startups e a sociedade na busca por soluções capazes de gerar impactos concretos e melhorar a vida das pessoas”, ressaltou o consultor de Tecnologia e Inovação do Senai MT, Luiz Almeida.

As startups selecionadas serão anunciadas em julho e terão até outubro para executar os projetos-piloto. Os resultados serão apresentados durante o Demo Day, evento que marcará o encerramento da Fase 3 e a divulgação das soluções implementadas no município.

Para mais informações, acesse o Edital abaixo.

Fonte: Prefeitura de Lucas do Rio Verde – MT

COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

POLÍTICA

POLÍCIA

ESPORTES

ENTRETENIMENTO

MAIS LIDAS DA SEMANA