LUCAS DO RIO VERDE
Mais de 60 agentes da GCM de Lucas do Rio Verde concluem curso de Nivelamento Tático Operacional (NITOP)
LUCAS DO RIO VERDE
Nesta segunda-feira (17), 62 agentes da Guarda Civil Municipal de Lucas do Rio Verde concluíram o Curso de Nivelamento Tático Operacional (NITOP). Durante a cerimônia de encerramento, realizada no Auditório dos Pioneiros pela Secretaria de Segurança Pública, os formandos receberam o certificado e a brevê, que identifica a qualificação conquistada.
Também participaram da capacitação agentes da Polícia Civil de Guarantã do Norte, além de integrantes das Guardas Civis Municipais de Colíder, Sinop Sapezal e Várzea Grande. Estes também receberam o brasão da GCM de Lucas de lembrança do município luverdense.
Participaram da solenidade o prefeito Miguel Vaz, o secretário de Segurança Pública, Coronel Marcos Cunha, o comandante da GCM, tenente J. Lima, além de representantes do legislativo, Polícia Civil, Polícia Militar e Corpo de Bombeiros.
“Nós trabalhamos como pilar do nosso município, a Segurança Pública, almejando sermos referência no estado de Mato Grosso e no Centro-Oeste brasileiro. E é para isso que investimos. Para nós, é uma grande satisfação estar realizando a formatura deste curso importantíssimo para o nivelamento e aperfeiçoamento da nossa GCM, que agora está muito mais preparada. Que tenhamos aqui uma formação continuada das forças de segurança do nosso município, sempre olhando para um trabalho integrado”, ressaltou o prefeito, Miguel Vaz.
O treinamento, realizado entre os dias 12 e 17 de novembro, integra o cronograma de requalificação anual da GCM e foi conduzido pelo agente da Guarda Civil Metropolitana de São Paulo, Michael Nicmavan.
(Foto: Ascom Prefeitura/Victor Pauletti)
Este abordou temas essenciais para a atuação em segurança pública, como nivelamento tático, abordagem veicular, busca pessoal, uso de armas de porte e portáteis, conduta de patrulha, história da criação da ROMU, contra-emboscada, choque rápido (ligeiro), funções do operador especializado (AR), equipagem da viatura e CQB – entradas táticas.
“Quero agradecer ao nosso prefeito, Miguel Vaz, por nos oportunizar que a Secretaria promovesse esse curso junto com a Guarda Civil Municipal. Também gostaria de parabenizar o comandante da GCM, tenente J. Lima, e todos os guardas civis que participaram da capacitação. Essa formação vai somar sobremaneira para que todos possam desempenhar suas atividades com excelência. E quem ganha com isso é a população”, declarou o secretário de Segurança Pública, Coronel Marcos Cunha.
“As técnicas que aprendemos irão contribuir para melhorar a atuação da GCM nas ruas e nas abordagens, proporcionando maior segurança para os munícipes de Lucas. Além disso, foram abordados diversos pontos que vão trazer maior sensação de segurança para os próprios guardas civis”, destaca o GCM Michell Koseki.
Com essa iniciativa, a gestão municipal reafirma seu compromisso com o fortalecimento da Segurança Pública em Lucas do Rio Verde e com a formação continuada dos agentes da Guarda Civil Municipal, contribuindo para um município cada vez mais seguro para toda a população.
LUCAS DO RIO VERDE
Acelera Cidade abre inscrições para conectar startups de todo o país a desafios de Lucas do Rio Verde
A Prefeitura de Lucas do Rio Verde, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Planejamento e Cidade, informa que estão abertas as inscrições para a Fase 3 do programa Acelera Cidade, voltada à Inovação Aberta. A iniciativa, realizada pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai MT), em parceria com a Prefeitura, e com execução metodológica da Fundação CERTI, busca atrair startups de todo o Brasil para desenvolver e testar soluções voltadas a desafios reais do município.
Nesta etapa, o programa selecionará até cinco startups para implementar Provas de Conceito (PoCs) em ambiente real, transformando Lucas do Rio Verde em um Living Lab, modelo que permite validar tecnologias diretamente no cotidiano da cidade.
As inscrições são gratuitas e podem ser realizadas até 5 de julho, por meio do endereço eletrônico: https://aceleralrv.certi.org.br/.
Para participar, as startups precisam possuir CNPJ ativo e apresentar soluções com nível de maturidade tecnológica entre TRL 6 e TRL 9, ou seja, já validadas em ambiente relevante ou em operação no mercado.
As soluções deverão atender desafios vinculados aos eixos de economia inteligente, governança inteligente, mobilidade inteligente, meio ambiente inteligente, qualidade de vida e capital humano. Entre os temas priorizados pelo município estão mobilidade urbana, empregabilidade, sustentabilidade, gestão pública e bem-estar da população.
O investimento total previsto é de R$ 150 mil, com aportes entre R$ 15 mil e R$ 30 mil por solução selecionada.
“O Acelera Cidade representa um avanço importante para o município. Ao abrir espaço para que startups desenvolvam soluções para desafios reais da cidade, fortalecemos uma gestão mais inovadora, colaborativa e voltada à melhoria dos serviços prestados à população”, destacou o secretário de Desenvolvimento Econômico, Planejamento e Cidade, Danilo Messias.
Segundo o coordenador de projetos do Centro de Empreendedorismo Inovador da Fundação CERTI, Felipe Araújo, a terceira fase do programa impulsionará inclusive o empreendedorismo local. “O Acelera Cidade vai além de um programa de inovação. Ele fortalece o ecossistema local e aproxima soluções tecnológicas dos desafios reais do município. A inovação aberta permite que o poder público teste novas ideias na prática e impulsione o empreendedorismo que já existe em Lucas.”
“Depois de mobilizar talentos, estruturar projetos e fortalecer o ecossistema de inovação local, chegamos a uma etapa em que a cidade passa a atuar como um ambiente real para validação de tecnologias. A Fase 3 aproxima o poder público, as startups e a sociedade na busca por soluções capazes de gerar impactos concretos e melhorar a vida das pessoas”, ressaltou o consultor de Tecnologia e Inovação do Senai MT, Luiz Almeida.
As startups selecionadas serão anunciadas em julho e terão até outubro para executar os projetos-piloto. Os resultados serão apresentados durante o Demo Day, evento que marcará o encerramento da Fase 3 e a divulgação das soluções implementadas no município.
Para mais informações, acesse o Edital abaixo.
-
Rondonópolis7 dias atrásRondonópolis realiza conferência e fortalece ações com a primeiríssima infância
-
Saúde7 dias atrásBrasil teve 120 mil mortes associadas a ondas de calor em 20 anos
-
Entretenimento7 dias atrásJesus Luz celebra aniversário da namorada Rafa com declaração apaixonada na web
-
Saúde6 dias atrásPrograma de atenção domiciliar amplia cuidado aos idosos no país
-
Saúde5 dias atrásSintomas da doença falciforme vão além da anemia; saiba mais
-
Entretenimento7 dias atrásPaolla Oliveira registra viagem pela China e declara: ‘Encantada com a experiência’
-
Entretenimento5 dias atrásLucy Ramos revela sexo do segundo bebê e celebra crescimento da família: ‘Felicidade’
-
Entretenimento6 dias atrásSusana Werner inicia transformação física e compartilha nova rotina de saúde com fãs
