LUCAS DO RIO VERDE
Lucas do Rio Verde é oficialmente selecionada no Novo PAC e avança no projeto de universalização do saneamento básico
LUCAS DO RIO VERDE
O projeto de universalização do saneamento básico de Lucas do Rio Verde deu um passo importante nesta semana. A proposta nº 56000001284/2025, que prevê a ampliação do Sistema de Esgotamento Sanitário, foi oficialmente habilitada pelo Ministério das Cidades no âmbito do Programa de Aceleração do Crescimento (Novo PAC). A habilitação foi publicada na Portaria MCID nº 1.425, de 10 de dezembro de 2025, divulgada no Diário Oficial da União em 11 de dezembro. O investimento previsto é de pouco mais de R$ 101 milhões.
Os próximos passos preveem que a proposta siga para análise da Caixa Econômica Federal, etapa em que o projeto também será submetido à apreciação da Câmara Municipal. Após essa fase, a contratação deverá passar pela validação final do Tesouro Nacional, responsável por autorizar a efetivação do investimento.
Em outubro de 2025, o prefeito Miguel Vaz, o vice Joci Piccini e o diretor do SAAE, Paulo Nunes estiveram em Brasília para tratar do projeto diretamente nos Ministérios da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA) e das Cidades. As reuniões contaram com o apoio do ministro Carlos Fávaro junto ao ministro Jader Barbalho Filho.
(Foto: Ascom Prefeitura/Olga Kunze)
Nesta sexta-feira (12), o ministro Carlos Fávaro celebrou o avanço. “É mais uma excelente conquista pra Lucas do Rio Verde. Isso garante a qualidade de vida, melhorias na saúde, e é um trabalho conjunto. Ninguém faz nada sozinho. O governo federal está ao lado de Lucas do Rio Verde com investimentos. A prefeitura tem toda a capacidade de investimento, a boa gestão que permitiu acessar os créditos, enfim, trabalho conjunto de todos e é isso o que a população espera para que transforme essa cidade, cada vez mais, em um lugar melhor para se viver.”
O prefeito em exercício, Joci Piccini enfatizou a relevância do projeto para o futuro da cidade. “Desde que assumimos, alinhados ao plano de governo do prefeito Miguel, temos buscado desenvolver nossa cidade com qualidade. O saneamento básico é um dos principais fatores para a melhoria da qualidade de vida. Em parceria com o Paulo, que possui grande experiência e dedicação à frente do SAAE, e com o apoio do prefeito Miguel, nos empenhamos na resolução dessas questões. Obtivemos resultados muito positivos. Tenho certeza de que este projeto marcará um antes e um depois na história de Lucas. Agradeço ao ministro Fávaro que tem um carinho especial por Lucas e viabilizou essa conquista. Buscaremos o apoio dos vereadores na apreciação do projeto, para fazermos com que nossa cidade seja uma das poucas no Brasil com toda a infraestrutura de água e esgoto.”
O prefeito licenciado Miguel Vaz também destacou o avanço do projeto e a importância da seleção no Novo PAC. “Quando assumimos em 2021, tínhamos aproximadamente 28% de rede e tratamento na nossa cidade. Conseguimos avançar nos primeiros quatro anos, saindo de 28% para aproximadamente 47% de rede e tratamento executados. Esse projeto representa aproximadamente 100 km de rede, mais os equipamentos, estação de tratamento e estações elevatórias. Agradecer aqui ao ministro Carlos Fávaro, como também ao ministro Jader Filho, porque esse projeto acabou sendo selecionado agora e já temos sinal verde para levar isso e fazer o financiamento na Caixa Econômica Federal. É um ganho importantíssimo, que representa melhoria na qualidade de vida e poderá tornar Lucas do Rio Verde o único município do estado de Mato Grosso a ter universalização da rede de tratamento de esgoto.”
O diretor do SAAE, Paulo Nunes, destacou a rapidez e a importância do avanço. “A gente tem trabalhado bastante nisso, junto com o Joci e o Miguel, para que a gente viabilizasse um recurso para universalizar o esgoto, que é o grande sonho da gestão. Tivemos a felicidade na primeira conversa com o ministro das Cidades, através do ministro Fávaro, de já receber o sinal verde para começar a trabalhar.”
Sobre a proposta habilitada
O projeto contempla a expansão completa do sistema de esgotamento sanitário urbano. Entre as ações previstas estão a construção de duas Estações de Tratamento de Esgoto (ETE), uma no setor Sul e outra no setor Norte, ambas com capacidade de 50 litros por segundo.
Também estão programados cerca de 97 quilômetros de rede coletora, além de 2 quilômetros de emissário gravitacional e 7 quilômetros de linha de recalque, que farão a condução adequada do esgoto até as unidades de tratamento. A proposta inclui ainda a implantação de seis Estações Elevatórias de Esgoto (EEE), sendo duas no setor Norte e quatro no setor Sul, além de 15 mil ligações domiciliares, que conectarão diretamente as residências à nova rede.
O objetivo é permitir que Lucas do Rio Verde avance rumo à universalização do esgoto, garantindo mais saúde pública, segurança sanitária e qualidade de vida à população.
LUCAS DO RIO VERDE
Acelera Cidade abre inscrições para conectar startups de todo o país a desafios de Lucas do Rio Verde
A Prefeitura de Lucas do Rio Verde, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Planejamento e Cidade, informa que estão abertas as inscrições para a Fase 3 do programa Acelera Cidade, voltada à Inovação Aberta. A iniciativa, realizada pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai MT), em parceria com a Prefeitura, e com execução metodológica da Fundação CERTI, busca atrair startups de todo o Brasil para desenvolver e testar soluções voltadas a desafios reais do município.
Nesta etapa, o programa selecionará até cinco startups para implementar Provas de Conceito (PoCs) em ambiente real, transformando Lucas do Rio Verde em um Living Lab, modelo que permite validar tecnologias diretamente no cotidiano da cidade.
As inscrições são gratuitas e podem ser realizadas até 5 de julho, por meio do endereço eletrônico: https://aceleralrv.certi.org.br/.
Para participar, as startups precisam possuir CNPJ ativo e apresentar soluções com nível de maturidade tecnológica entre TRL 6 e TRL 9, ou seja, já validadas em ambiente relevante ou em operação no mercado.
As soluções deverão atender desafios vinculados aos eixos de economia inteligente, governança inteligente, mobilidade inteligente, meio ambiente inteligente, qualidade de vida e capital humano. Entre os temas priorizados pelo município estão mobilidade urbana, empregabilidade, sustentabilidade, gestão pública e bem-estar da população.
O investimento total previsto é de R$ 150 mil, com aportes entre R$ 15 mil e R$ 30 mil por solução selecionada.
“O Acelera Cidade representa um avanço importante para o município. Ao abrir espaço para que startups desenvolvam soluções para desafios reais da cidade, fortalecemos uma gestão mais inovadora, colaborativa e voltada à melhoria dos serviços prestados à população”, destacou o secretário de Desenvolvimento Econômico, Planejamento e Cidade, Danilo Messias.
Segundo o coordenador de projetos do Centro de Empreendedorismo Inovador da Fundação CERTI, Felipe Araújo, a terceira fase do programa impulsionará inclusive o empreendedorismo local. “O Acelera Cidade vai além de um programa de inovação. Ele fortalece o ecossistema local e aproxima soluções tecnológicas dos desafios reais do município. A inovação aberta permite que o poder público teste novas ideias na prática e impulsione o empreendedorismo que já existe em Lucas.”
“Depois de mobilizar talentos, estruturar projetos e fortalecer o ecossistema de inovação local, chegamos a uma etapa em que a cidade passa a atuar como um ambiente real para validação de tecnologias. A Fase 3 aproxima o poder público, as startups e a sociedade na busca por soluções capazes de gerar impactos concretos e melhorar a vida das pessoas”, ressaltou o consultor de Tecnologia e Inovação do Senai MT, Luiz Almeida.
As startups selecionadas serão anunciadas em julho e terão até outubro para executar os projetos-piloto. Os resultados serão apresentados durante o Demo Day, evento que marcará o encerramento da Fase 3 e a divulgação das soluções implementadas no município.
Para mais informações, acesse o Edital abaixo.
-
Rondonópolis7 dias atrásRondonópolis realiza conferência e fortalece ações com a primeiríssima infância
-
Saúde7 dias atrásBrasil teve 120 mil mortes associadas a ondas de calor em 20 anos
-
Entretenimento7 dias atrásJesus Luz celebra aniversário da namorada Rafa com declaração apaixonada na web
-
Saúde6 dias atrásPrograma de atenção domiciliar amplia cuidado aos idosos no país
-
Saúde5 dias atrásSintomas da doença falciforme vão além da anemia; saiba mais
-
Entretenimento5 dias atrásLucy Ramos revela sexo do segundo bebê e celebra crescimento da família: ‘Felicidade’
-
Entretenimento6 dias atrásSusana Werner inicia transformação física e compartilha nova rotina de saúde com fãs
-
Cultura6 dias atrásGoiânia e Anápolis recebem 12ª edição do Digo Festival
