Pesquisar
Close this search box.

LUCAS DO RIO VERDE

Desafio de 40 dias ajuda servidores a cuidar do corpo da alimentação e da mente

Publicado em

LUCAS DO RIO VERDE

Durante 40 dias, servidores municipais de Lucas do Rio Verde participaram do Desafio 40 dias: corpo e consciência, um projeto criado para incentivar mudanças simples, mas importantes, na alimentação, rotina de exercícios e no cuidado com a saúde mental.

O desafio foi realizado pelo Espaço Vidas e organizado pela nutricionista Anne Caroline Panazzolo, junto com a psicóloga Larissa Nogueira. Ao longo do período, o grupo teve encontros presenciais no Paço Municipal e acompanhamento on-line, criando um espaço de apoio, aprendizado e troca de experiências.
“O desafio de 40 dias representou mudanças na alimentação e na rotina de exercícios. Foram dias de evolução, dedicação e escolhas mais conscientes. Cada participante passou a olhar para a própria saúde com mais cuidado e atenção. Eles entenderam que nem sempre tudo sai como o planejado. Teve dificuldade, teve cansaço, mas também teve aprendizado, acolhimento e constância. Isso fez toda a diferença”, destacou Anne Caroline, responsável pelo projeto.

O coordenador do Espaço Vidas, Wagner Godoy disse que o projeto teve um resultado muito positivo e trouxe mudanças importantes para os servidores. “Esse desafio foi muito além do peso na balança. Ele ajudou as pessoas a mudarem hábitos e a cuidarem mais da própria saúde. A participação foi muito boa e, por isso, queremos continuar com essa iniciativa no próximo ano, alcançando ainda mais servidores. Cuidar da saúde do servidor é melhorar a qualidade de vida e tornar o ambiente de trabalho mais humano”, afirmou
No primeiro encontro, os servidores conheceram a proposta do desafio, entenderam como ele funcionaria e o que seria acompanhado ao longo dos dias. Todos passaram por avaliação de peso e medidas e receberam um diário de hábitos, onde puderam anotar alimentação, exercícios, consumo de água e sono.

O segundo encontro teve um perfil mais prático. Os participantes participaram de uma aula de alongamento e mobilidade, com orientações simples que podem ser feitas no trabalho ou em casa. A proposta foi mostrar que se movimentar não precisa ser complicado ou caro. Também foram apresentadas opções acessíveis de atividade física, como caminhadas e aulas gratuitas oferecidas pelo município. Nesse dia, os servidores receberam camisetas do desafio e participaram de sorteios de brindes.

(Foto: Ascom Prefeitura/Arquivo)

No terceiro encontro o foco foi a alimentação. Os servidores aprenderam, de forma simples, sobre porções, rótulos de alimentos e como fazer escolhas melhores no dia a dia. O assunto foi tratado sem dietas rígidas, mostrando que é possível comer melhor sem sofrimento. Também foi falado sobre exageros e refeições fora da rotina, reforçando que errar faz parte do processo e que o mais importante é retomar o equilíbrio.

O quarto e último encontro foi marcado pela celebração. Os participantes se reuniram para conversar, trocar experiências e falar sobre as dificuldades e conquistas ao longo dos 40 dias. O momento contou com a presença de representantes do Espaço Vidas e da gestão municipal.

Ao final do projeto, alguns servidores foram classificados por apresentarem maior evolução durante o desafio, levando em conta presença nos encontros, prática de exercícios e resultados individuais. O primeiro lugar ficou com Nádia Cristina Garcia Mendes, que recebeu mensalidade em academia e consultoria on-line com personal trainer. O segundo lugar foi para Roberto Rivelino Nunes da Costa, premiado com itens esportivos e brindes diversos. Já o terceiro lugar ficou com Tatiane Conceição Pereira de Vasconcelos, que recebeu marmitas saudáveis e produtos voltados à prática de atividade física.

O Desafio 40 dias terminou com um café saudável e a certeza de que, para muitos servidores, o projeto não foi um fim, mas o começo de uma nova forma de cuidar da própria saúde, com mais equilíbrio, consciência e leveza

Fonte: Prefeitura de Lucas do Rio Verde – MT

COMENTE ABAIXO:
Propaganda

LUCAS DO RIO VERDE

Acelera Cidade abre inscrições para conectar startups de todo o país a desafios de Lucas do Rio Verde

Publicados

em

A Prefeitura de Lucas do Rio Verde, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Planejamento e Cidade, informa que estão abertas as inscrições para a Fase 3 do programa Acelera Cidade, voltada à Inovação Aberta. A iniciativa, realizada pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai MT), em parceria com a Prefeitura, e com execução metodológica da Fundação CERTI, busca atrair startups de todo o Brasil para desenvolver e testar soluções voltadas a desafios reais do município.

Nesta etapa, o programa selecionará até cinco startups para implementar Provas de Conceito (PoCs) em ambiente real, transformando Lucas do Rio Verde em um Living Lab, modelo que permite validar tecnologias diretamente no cotidiano da cidade.

As inscrições são gratuitas e podem ser realizadas até 5 de julho, por meio do endereço eletrônico: https://aceleralrv.certi.org.br/.

Para participar, as startups precisam possuir CNPJ ativo e apresentar soluções com nível de maturidade tecnológica entre TRL 6 e TRL 9, ou seja, já validadas em ambiente relevante ou em operação no mercado.

As soluções deverão atender desafios vinculados aos eixos de economia inteligente, governança inteligente, mobilidade inteligente, meio ambiente inteligente, qualidade de vida e capital humano. Entre os temas priorizados pelo município estão mobilidade urbana, empregabilidade, sustentabilidade, gestão pública e bem-estar da população.

O investimento total previsto é de R$ 150 mil, com aportes entre R$ 15 mil e R$ 30 mil por solução selecionada.

“O Acelera Cidade representa um avanço importante para o município. Ao abrir espaço para que startups desenvolvam soluções para desafios reais da cidade, fortalecemos uma gestão mais inovadora, colaborativa e voltada à melhoria dos serviços prestados à população”, destacou o secretário de Desenvolvimento Econômico, Planejamento e Cidade, Danilo Messias.

Segundo o coordenador de projetos do Centro de Empreendedorismo Inovador da Fundação CERTI, Felipe Araújo, a terceira fase do programa impulsionará inclusive o empreendedorismo local. “O Acelera Cidade vai além de um programa de inovação. Ele fortalece o ecossistema local e aproxima soluções tecnológicas dos desafios reais do município. A inovação aberta permite que o poder público teste novas ideias na prática e impulsione o empreendedorismo que já existe em Lucas.”

“Depois de mobilizar talentos, estruturar projetos e fortalecer o ecossistema de inovação local, chegamos a uma etapa em que a cidade passa a atuar como um ambiente real para validação de tecnologias. A Fase 3 aproxima o poder público, as startups e a sociedade na busca por soluções capazes de gerar impactos concretos e melhorar a vida das pessoas”, ressaltou o consultor de Tecnologia e Inovação do Senai MT, Luiz Almeida.

As startups selecionadas serão anunciadas em julho e terão até outubro para executar os projetos-piloto. Os resultados serão apresentados durante o Demo Day, evento que marcará o encerramento da Fase 3 e a divulgação das soluções implementadas no município.

Para mais informações, acesse o Edital abaixo.

Fonte: Prefeitura de Lucas do Rio Verde – MT

COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

POLÍTICA

POLÍCIA

ESPORTES

ENTRETENIMENTO

MAIS LIDAS DA SEMANA