LUCAS DO RIO VERDE
Abertura dos Jogos Abertos reúne atletas de todo o estado em noite especial em Lucas
LUCAS DO RIO VERDE
Uma noite especial para os atletas mato-grossenses que prestigiaram a Abertura Oficial da Etapa Estadual dos Jogos Abertos, nesta sexta-feira (14), em Lucas do Rio Verde. O evento, realizado no Ginásio Ernesto Zortéa, marcou o início da competição de voleibol e basquete adulto, que seguirá ao longo de todo o final de semana.
Esta é uma organização da Secretaria de Estado de Cultura, Esporte e Lazer, em parceria com a Secretaria Municipal de Esporte e Lazer.
“Nós já estamos em um trabalho de cerca de três meses pensando nesses Jogos, e hoje chegou o grande dia, com as melhores equipes de cada modalidade de Mato Grosso, campeãs de suas regiões. E Lucas do Rio Verde não podia ficar de fora dessa festa. Agradeço ao David Moura pela confiança em trazer os Jogos Abertos para o município, à equipe da Secretaria de Esporte e ao prefeito Miguel Vaz por acreditar no esporte, incentivar e investir nesse grande trabalho, que hoje nos permite colher esses resultados”, declarou o secretário municipal de Esporte, André Matto.
(Foto: Ascom Prefeitura/Watyson Santos)
“Essa é uma competição muito importante. A gente precisa desses Jogos para que o público adulto continue praticando esporte o ano todo. Então, nessa gestão do governo Mauro Mendes, a SECEL passa a pensar o esporte como um todo. Isso fez com que os Jogos Abertos voltassem e, hoje, estivessem em Lucas do Rio Verde, uma cidade maravilhosa, que tem toda a estrutura esportiva para atender os atletas do estado de Mato Grosso”, destacou o coordenador da Secretaria de Estado de Cultura, Esporte e Lazer, Marcelo Cruz.
Ao todo, o campeonato conta com a participação de 700 atletas e dirigentes de 24 municípios de Mato Grosso.
Filipe Freitas, ponteiro de Pontes e Lacerda, destacou o diferencial de competir em Lucas. “Estamos muito felizes em representar nosso município e confiantes para os jogos. Lucas oferece excelente apoio ao esporte, com ginásios de ótima qualidade, boa estrutura e até UTI móvel. A organização sempre é um show. É muito bom vir para essa cidade e ver o quanto ela é desenvolvida e valoriza o esporte.”
Representando toda a simpatia do povo luverdense, o mascote do Programa Viva Lucas marcou presença na abertura. Agora, com o nome escolhido pela população: Araroldo.
(Foto: Ascom Prefeitura/Watyson Santos)
A entrada do fogo simbólico, que representa a união, a amizade e o espírito de paz durante a competição, ficou por conta do atleta luverdense Saymon Feitosa.
A noite também foi marcada pelos jogos de voleibol adulto, masculino e feminino, entre as delegações de Lucas do Rio Verde e Sinop, no Ginásio Ernesto Zortéa, além da disputa do vôlei masculino entre Ipiranga do Norte e Pontes e Lacerda, no Ginásio Didé Martins.
Além disso, no Ginásio Pimpão ocorreram os jogos de basquetebol, nas categorias feminina e masculina, com confrontos entre Lucas do Rio Verde e Campo Verde, e contra Araputanga. Já no Ginásio Ângelo Nadin, a equipe de basquete de Sorriso enfrentou Sinop, e Rondonópolis jogou contra Campo Verde.
Para Marthus Guedes, ponteiro da equipe de vôlei luverdense, campeã do primeiro jogo contra Sinop, a expectativa para os próximos confrontos é positiva. “É sempre uma grande satisfação jogar em casa, com o apoio da torcida. Sinop veio muito bem e ofereceu forte resistência, mas nossa equipe estava preparada e superou o desafio. Estamos confiantes para avançar e, quem sabe, conquistar o título.”
Os Jogos Abertos seguem até o dia 16 de setembro (Domingo). Confira os horários e os locais das disputas na escala em anexo.
LUCAS DO RIO VERDE
Acelera Cidade abre inscrições para conectar startups de todo o país a desafios de Lucas do Rio Verde
A Prefeitura de Lucas do Rio Verde, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Planejamento e Cidade, informa que estão abertas as inscrições para a Fase 3 do programa Acelera Cidade, voltada à Inovação Aberta. A iniciativa, realizada pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai MT), em parceria com a Prefeitura, e com execução metodológica da Fundação CERTI, busca atrair startups de todo o Brasil para desenvolver e testar soluções voltadas a desafios reais do município.
Nesta etapa, o programa selecionará até cinco startups para implementar Provas de Conceito (PoCs) em ambiente real, transformando Lucas do Rio Verde em um Living Lab, modelo que permite validar tecnologias diretamente no cotidiano da cidade.
As inscrições são gratuitas e podem ser realizadas até 5 de julho, por meio do endereço eletrônico: https://aceleralrv.certi.org.br/.
Para participar, as startups precisam possuir CNPJ ativo e apresentar soluções com nível de maturidade tecnológica entre TRL 6 e TRL 9, ou seja, já validadas em ambiente relevante ou em operação no mercado.
As soluções deverão atender desafios vinculados aos eixos de economia inteligente, governança inteligente, mobilidade inteligente, meio ambiente inteligente, qualidade de vida e capital humano. Entre os temas priorizados pelo município estão mobilidade urbana, empregabilidade, sustentabilidade, gestão pública e bem-estar da população.
O investimento total previsto é de R$ 150 mil, com aportes entre R$ 15 mil e R$ 30 mil por solução selecionada.
“O Acelera Cidade representa um avanço importante para o município. Ao abrir espaço para que startups desenvolvam soluções para desafios reais da cidade, fortalecemos uma gestão mais inovadora, colaborativa e voltada à melhoria dos serviços prestados à população”, destacou o secretário de Desenvolvimento Econômico, Planejamento e Cidade, Danilo Messias.
Segundo o coordenador de projetos do Centro de Empreendedorismo Inovador da Fundação CERTI, Felipe Araújo, a terceira fase do programa impulsionará inclusive o empreendedorismo local. “O Acelera Cidade vai além de um programa de inovação. Ele fortalece o ecossistema local e aproxima soluções tecnológicas dos desafios reais do município. A inovação aberta permite que o poder público teste novas ideias na prática e impulsione o empreendedorismo que já existe em Lucas.”
“Depois de mobilizar talentos, estruturar projetos e fortalecer o ecossistema de inovação local, chegamos a uma etapa em que a cidade passa a atuar como um ambiente real para validação de tecnologias. A Fase 3 aproxima o poder público, as startups e a sociedade na busca por soluções capazes de gerar impactos concretos e melhorar a vida das pessoas”, ressaltou o consultor de Tecnologia e Inovação do Senai MT, Luiz Almeida.
As startups selecionadas serão anunciadas em julho e terão até outubro para executar os projetos-piloto. Os resultados serão apresentados durante o Demo Day, evento que marcará o encerramento da Fase 3 e a divulgação das soluções implementadas no município.
Para mais informações, acesse o Edital abaixo.
-
Saúde6 dias atrásPrograma de atenção domiciliar amplia cuidado aos idosos no país
-
Saúde5 dias atrásSintomas da doença falciforme vão além da anemia; saiba mais
-
Rondonópolis7 dias atrásRondonópolis realiza conferência e fortalece ações com a primeiríssima infância
-
Saúde7 dias atrásBrasil teve 120 mil mortes associadas a ondas de calor em 20 anos
-
Entretenimento7 dias atrásJesus Luz celebra aniversário da namorada Rafa com declaração apaixonada na web
-
Entretenimento6 dias atrásKarina Lucco celebra avanço no tratamento contra alopecia e comemora: ‘Renovar’
-
Entretenimento7 dias atrásAtriz Rosamaria Murtinho, impressiona ao mostrar treino na academia aos 93 anos
-
Cultura7 dias atrásEstilo junino se transforma com a internet e novas modas
