Cuiabá
Vereadora reforça importância do enfrentamento ao capacitismo
Cuiabá
Mais de 600 pessoas participaram, na noite dessa segunda-feira (3), da palestra “Autismo de A a Z”, realizada no Instituto da Vila, em Tangará da Serra. O evento reuniu profissionais da educação, da saúde, familiares de pessoas com Transtorno do Espectro Autista (TEA) e membros da comunidade, em um grande encontro de aprendizado e sensibilização no enfrentamento ao capacitismo.
A vereadora Maysa Leão (Republicanos), de Cuiabá, e a médica pediatra e professora da UFMT Dra. Natasha Slhessarenko foram as palestrantes convidadas, levando ao público informações sobre acolhimento, e práticas de inclusão.
Em sua fala, Maysa compartilhou sua trajetória como mãe atípica e destacou os desafios enfrentados pelas famílias atípicas.
“Quando o diagnóstico do meu filho entrou pela porta, o preconceito entrou junto. E a gente conheceu uma sociedade que, para quem não é família atípica, parece muito distante. Descobrimos que ainda temos um caminho muito longo a percorrer para ter uma sociedade verdadeiramente inclusiva”, afirmou a vereadora.
Maysa também reforçou a importância de compreender as necessidades específicas das pessoas com TEA e de reconhecer que inclusão não é favor, mas um direito.
“A pessoa autista enfrenta barreiras sensoriais e emocionais todos os dias. Por isso, levar informação para todos os espaços é o único caminho para enfrentar o capacitismo e a exclusão”, ressaltou.
O evento teve como objetivo compartilhar conhecimentos sobre a jornada do autismo, desde o diagnóstico, passando pela a inclusão escolar, pelo acesso a terapias e aos direitos das pessoas com deficiência. Para Maysa, esses espaços de diálogo são essenciais para transformar realidades.
“Toda vez que uma escola, uma empresa ou uma instituição se abre para entender o autismo, nós damos um passo à frente rumo a uma sociedade onde todos tenham lugar. Essa é a transformação que queremos ver acontecer”, completou.
Cuiabá
Prefeitura anuncia ruas vencedoras da campanha Minha Rua é Show de Bola; confira os locais
A Prefeitura de Cuiabá anunciou as duas novas ruas vencedoras da campanha Minha Rua é Show de Bola, que receberão estrutura especial para acompanhar a partida da Seleção Brasileira contra a Escócia, nesta quarta-feira (24), às 18h.
As contempladas desta rodada foram a Rua Vila Mirante, no bairro Ribeirão do Lipa, que alcançou 583 curtidas e a Rua Lages, no CPA 1, com 448 nos vídeos enviados pelos moradores e publicados Instagram da Prefeitura.
Nesta edição, além dos telões para a transmissão da partida, a Prefeitura disponibilizará tendas, cadeiras e água para garantir mais conforto aos participantes.
As duas novas vencedoras se juntam a outras quatro ruas que permanecerão contempladas devido ao forte engajamento dos moradores e às chuvas registradas durante a partida anterior. Continuam recebendo a estrutura a Rua 17, no bairro Santa Terezinha; Rua 15, no bairro João Bosco Pinheiro; Rua 44, no bairro São João Del Rey; e Rua Belo Horizonte, no bairro Alvorada. Ao todo, seis pontos da cidade contarão com telões da campanha para acompanhar o jogo da Seleção Brasileira.
Idealizada pelo prefeito de Cuiabá, Abilio Brunini, a iniciativa foi criada para incentivar a participação comunitária e valorizar a tradição de reunir vizinhos, amigos e familiares durante os jogos da Copa do Mundo. Ao longo da campanha, moradores têm enviado vídeos mostrando ruas decoradas com bandeiras e pinturas nas cores do Brasil.
Desde o início da competição, diversas comunidades já foram beneficiadas. Na primeira fase da campanha, foram contempladas a Rua Ponta Grossa, no CPA 1, vencedora com 324 curtidas, e a Rua Cáceres, no bairro Parque Amperco, que conquistou 265 curtidas, durante a partida do Brasil contra Marrocos.
Na sequência, receberam telões a Rua 17, no bairro Santa Terezinha (936 curtidas), a Rua 15, no bairro João Bosco Pinheiro (910 curtidas), a Rua 44, no bairro São João Del Rey (805 curtidas) e a Rua Belo Horizonte, no bairro Alvorada (711 curtidas). A campanha também contemplou a Praça Cultural do Parque Cuiabá, que recebeu um telão destinado à comunidade haitiana durante o confronto entre Brasil e Haiti.
Fonte: Prefeitura de Cuiabá – MT
-
Saúde7 dias atrásBrasil teve 120 mil mortes associadas a ondas de calor em 20 anos
-
Entretenimento6 dias atrásJesus Luz celebra aniversário da namorada Rafa com declaração apaixonada na web
-
Saúde5 dias atrásPrograma de atenção domiciliar amplia cuidado aos idosos no país
-
Saúde5 dias atrásSintomas da doença falciforme vão além da anemia; saiba mais
-
Rondonópolis7 dias atrásRondonópolis realiza conferência e fortalece ações com a primeiríssima infância
-
Cultura6 dias atrásGoiânia e Anápolis recebem 12ª edição do Digo Festival
-
Entretenimento6 dias atrásPoliana Rocha surge em clima de romântico com Leonardo durante viagem ao Tocantins
-
Saúde7 dias atrásCom melhora clínica, Cacique Raoni está lúcido e respira sem aparelhos
