Pesquisar
Close this search box.

Cuiabá

Projeto movimenta mais de 100 mulheres com aulas de funcional e avaliação física

Publicado em

Cuiabá

O pátio da EMEB Tereza de Benguela, no bairro Jardim Cômodo, em Cuiabá, se transformou em um espaço de saúde, energia e superação. Cerca de 100 mulheres participaram de avaliações físicas e atividades funcionais dentro do projeto “Comunidade nas Escolas”, uma iniciativa da Prefeitura de Cuiabá, por meio da Secretaria Municipal de Esporte e Lazer, em parceria com a Secretaria de Educação. A proposta abre os espaços esportivos das escolas municipais nos horários em que não há aula, aproximando a comunidade da escola e incentivando hábitos saudáveis.

Segundo o secretário municipal de Esporte e Lazer, Jefferson Neves, o projeto tem crescido rapidamente e hoje já está presente em 20 escolas da capital. “A ideia é simples e eficiente: usar a estrutura que o município já tem. Quando a escola fecha, nós abrimos as quadras para a comunidade. É um projeto que une saúde, lazer e convivência. As aulas de funcional acontecem três vezes por semana e permitem acompanhar a evolução física dos participantes. Isso melhora o condicionamento e também a saúde mental”, destacou o secretário.

A vereadora Michelly Alencar, uma das apoiadoras da ação, reforçou que o projeto é fruto de um sonho antigo e que ganhou força com o apoio do prefeito Abilio Brunini. “Muitas comunidades só têm o espaço esportivo dentro da escola. Por isso, abrimos esses locais para o uso da população, fortalecendo o vínculo das famílias com o ambiente escolar. Aqui, especialmente, as mulheres se destacaram. Começamos com 20 e hoje são mais de 80. São mães, avós e filhas que deixaram o sofá e a novela para investir na própria saúde. Temos relatos de mulheres que superaram a depressão e encontraram um novo propósito de vida”, afirmou.

Os depoimentos das participantes confirmam o impacto positivo do projeto. Selma da Silva, uma das pioneiras, conta que chegou ao grupo por orientação médica. “Meu triglicerídeo estava alto e a doutora disse para eu escolher um exercício que me fizesse bem. Vim, gostei e fiquei. Hoje não sinto mais dores. Isso aqui mudou minha vida”, contou, sorridente.

Já Nathalie Cristine conheceu as aulas por indicação da sogra. “Ela me chamou e eu vim. No começo mal conseguia tocar os pés, agora já tenho mais alongamento e disposição. É animado demais, quero continuar”, disse.

Outra participante, Simone Gomes, se surpreendeu com a qualidade das atividades. “Achei que por ser gratuito ia ser fraco, mas é o contrário. É puxado, bem feito e o clima é maravilhoso. A gente ri, se diverte e ainda vê resultado. O melhor é poder usar a escola do bairro, um lugar seguro e bem cuidado”, relatou.

Com aulas três vezes por semana, o “Comunidade nas Escolas” já se tornou referência de política pública simples e transformadora. Além de promover a saúde e o convívio, o projeto mostra que os espaços escolares podem ser vividos também fora do horário de aula, fortalecendo laços e construindo comunidades mais ativa s e felizes.

Fonte: Prefeitura de Cuiabá – MT

COMENTE ABAIXO:
Propaganda

Cuiabá

Palestra no CCI Maria Ignês orienta idosos sobre direitos e combate à violência

Publicados

em

Os idosos atendidos pelo Centro de Convivência do Idoso (CCI) Maria Ignês, no CPA III (Setor II), participaram de uma palestra e roda de conversa conduzida pelo promotor de Justiça Daniel Zappia. Titular da 34ª Promotoria de Justiça Cível de Cuiabá, especializada na defesa dos direitos da pessoa idosa e da pessoa com deficiência, o promotor liderou a atividade que integra a campanha Junho Violeta, voltada à conscientização e ao enfrentamento da violência contra a população idosa.

Durante o encontro, os participantes receberam orientações sobre as garantias previstas na legislação, as diferentes formas de violência que afetam a terceira idade e os canais disponíveis para denúncias e apoio. A iniciativa faz parte de um ciclo de visitas promovido pelo Ministério Público em centros de convivência e comunidades de Cuiabá, com o objetivo de estreitar o diálogo e fortalecer a rede de proteção.

Ao abordar o tema, Daniel Zappia destacou que a violência contra a pessoa idosa vai muito além das agressões físicas, manifestando-se também de forma psicológica, patrimonial, por negligência, abandono ou desrespeito.

“O mais importante é compreender que a violência não se limita à agressão física. Ela também está presente na omissão de cuidados, na falta de assistência e em qualquer restrição injustificada de direitos da pessoa idosa”, afirmou o promotor.

Zappia também ressaltou a importância dos centros de convivência como espaços essenciais de integração social, que contribuem diretamente para reduzir o isolamento, promover a troca de experiências e fortalecer o sentimento de pertencimento à comunidade.

Proteção financeira em pauta

Outro tema central da discussão foi a proteção financeira dos idosos, com foco especial nos riscos de empréstimos consignados e contratos abusivos. O promotor alertou sobre os limites legais de comprometimento da renda e reforçou a necessidade de atenção redobrada na contratação de serviços financeiros, principalmente por pessoas em situação de maior vulnerabilidade.

A secretária municipal de Assistência Social, Direitos Humanos e Inclusão, Hélida Vilela, destacou que ações informativas são fundamentais para assegurar um envelhecimento com dignidade.

“Falar sobre os direitos da pessoa idosa, respeito, proteção e enfrentamento às diversas formas de violência é fortalecer a cidadania e garantir que nossos idosos sejam valorizados por toda a contribuição que deram e continuam dando à sociedade”, pontuou a secretária, ao destacar a parceria entre o Ministério Público e a rede socioassistencial para ampliar as políticas públicas de proteção integral.

Voz aos usuários

A atividade reservou um momento para a participação ativa dos frequentadores do CCI. O aposentado Isaías de Oliveira, que frequenta a unidade há cerca de dez anos, avaliou positivamente o encontro.

“Eu venho sempre com o objetivo de aprender. Gostei muito porque foi uma tarde bem explicativa e orientativa. Muitas coisas eu já sabia, mas isso amplia ainda mais o nosso conhecimento”, relatou.

Já Félix da Silva, de 75 anos, destacou o impacto coletivo desse tipo de ação.

“Muitos idosos não conhecem a fundo as leis que os protegem. Por isso, é tão importante que eventos como esse aconteçam com frequência”, disse.

Ao final do encontro, o promotor relembrou que idosos e familiares que precisarem de apoio podem acionar canais oficiais como o Ministério Público, a Polícia Civil, os serviços de saúde, os Centros de Referência de Assistência Social (CRAS), os Centros de Referência Especializados de Assistência Social (CREAS) e o Disque 100.

Próximas atividades do Junho Violeta

A programação da campanha em Cuiabá continua nos próximos dias com novas palestras:

• 25 de junho, às 14h: CCI Padre Firmo Pinto Duarte

• 29 de junho, às 8h45: CCI João Guerreiro.

Fonte: Prefeitura de Cuiabá – MT

COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

POLÍTICA

POLÍCIA

ESPORTES

ENTRETENIMENTO

MAIS LIDAS DA SEMANA