Cuiabá
Prefeito de Cuiabá destaca impacto econômico e cultural da Corrida de Reis
Cuiabá
O prefeito de Cuiabá, Abilio Brunini, participou neste domingo (11) da 41ª edição da tradicional Corrida de Reis e destacou a importância do evento para o esporte, a saúde da população e para a economia da capital. A prova, realizada no Parque Novo Mato Grosso, reuniu mais de 15 mil atletas de 21 estados, do Distrito Federal e de outros países, consolidando-se como um dos maiores eventos esportivos do Centro-Oeste.
Durante o evento, Abilio percorreu a arena da prova, tirou fotos com atletas e familiares, conversou com participantes e entregou medalhas aos vencedores da competição. Para o prefeito, a Corrida de Reis é muito mais do que uma disputa esportiva. “A Corrida de Reis é um marco na nossa cidade. É como se o ano não começasse antes dela. A população fica esperando, o turismo fica esperando. Todos aguardam essa data importante pra gente”, afirmou.
Ele também ressaltou o impacto direto do evento na economia local. “A Corrida de Reis lota os hotéis da cidade, depois os restaurantes ficam cheios porque o pessoal sai da prova com fome. A economia bomba. Vêm ônibus de várias cidades para participar. Isso é muito importante para o desenvolvimento do município, além de fortalecer a saúde, o esporte e a qualidade de vida da população”, disse.
A Prefeitura de Cuiabá foi parceira do evento e garantiu toda a estrutura de apoio necessária para o bom andamento da prova. A gestão municipal disponibilizou linhas exclusivas de ônibus para o Parque Novo Mato Grosso, com saídas a cada cinco minutos, facilitando o acesso dos atletas e do público. A Secretaria Municipal de Mobilidade Urbana (Semob) também atuou na organização do trânsito e na logística, enquanto agentes de trânsito reforçaram a segurança ao longo do percurso e nas imediações do parque.
A prova de 10 quilômetros, organizada pela TV Centro América em parceria com o Sesi-MT, manteve a tradição de reunir atletas de elite e amadores de todo o Brasil e do exterior. No masculino, o baiano Fábio Jesus Correia, de 27 anos, venceu com o tempo de 29min32, encerrando um jejum de quase nove anos sem um brasileiro no topo do pódio. Em segundo lugar ficou o queniano Wilson Mutua Maina, seguido pelo brasileiro Wendell Jerônimo Souza.
No feminino, a vitória foi da queniana Viola Jelegat Kosgei, de 27 anos, que completou a prova em 36 minutos. A brasileira mais bem colocada foi Suzane Martins, de 37 anos, que ficou em quarto lugar.
Ao todo, mais de 15 mil atletas participaram da competição, sendo 14.251 de Mato Grosso, vindos de 96 municípios, além de representantes de Rondônia, Mato Grosso do Sul e de outros estados.
Fonte: Prefeitura de Cuiabá – MT
Cuiabá
Prefeitura e Energisa alinham medidas para aprimorar manejo arbóreo e organização da rede elétrica
A Prefeitura de Cuiabá realizou uma reunião institucional com representantes da Energisa para discutir e aperfeiçoar os procedimentos adotados nas podas de árvores realizadas próximas à rede de distribuição de energia elétrica. O encontro ocorreu no gabinete do prefeito Abilio Brunini e reuniu gestores municipais das áreas de meio ambiente, serviços urbanos, economia, ordem pública e comunicação, no dia 24 de junho.
Participaram da reunião o prefeito Abilio Brunini, a secretária municipal de Meio Ambiente, Lise Bokorni, a secretária de Ordem Pública, Juliana Palhares, o diretor-geral da Limpurb, Felipe Wellaton, o secretário de Economia, Marcelo Bussiki, a secretária de Comunicação, Ana Karla Costa, além de representantes técnicos da Energisa.
A agenda foi solicitada pela Prefeitura com o objetivo de compreender os protocolos utilizados pela concessionária nas intervenções que envolvem o manejo de árvores em áreas urbanas. O tema vem sendo acompanhado pela administração municipal em razão de questionamentos apresentados pela população sobre serviços executados na capital.
Durante a reunião, a Energisa informou que realiza mais de mil podas por dia em todo o estado como parte das ações preventivas voltadas à manutenção da rede elétrica e à garantia da continuidade do fornecimento de energia. A empresa destacou que eventuais ocorrências que geram questionamentos não representam o padrão dos serviços executados e informou que tem investido continuamente na capacitação das equipes responsáveis pelas intervenções.
O prefeito Abilio Brunini reforçou a importância de que as ações sejam executadas de forma planejada, transparente e alinhada aos princípios de preservação ambiental. Segundo ele, a população muitas vezes associa as podas à atuação do Município, o que torna necessária uma atuação integrada entre os órgãos públicos e a concessionária para assegurar que os procedimentos ocorram dentro dos critérios técnicos adequados.
Abilio também defendeu que os serviços de poda sejam acompanhados do imediato reordenamento da fiação nos locais atendidos. Conforme alinhado durante a reunião, a Prefeitura passará a adotar critérios mais rigorosos para autorização e acompanhamento das intervenções, buscando garantir não apenas a segurança da rede elétrica, mas também a organização urbana e a preservação da arborização da cidade.
“O desenvolvimento da cidade precisa caminhar junto com a preservação ambiental. Cuiabá possui um patrimônio arbóreo importante, que contribui diretamente para a qualidade de vida da população. Nosso objetivo é assegurar que toda intervenção necessária seja realizada com responsabilidade, planejamento e respeito ao meio ambiente”, destacou o prefeito.
Ao final do encontro, Prefeitura e Energisa definiram o fortalecimento da cooperação técnica entre as instituições, com análise de novas técnicas de manejo arbóreo em áreas de rede elétrica, ampliação da fiscalização e aperfeiçoamento dos fluxos de autorização dos serviços. A iniciativa busca reduzir impactos ambientais, aumentar a eficiência operacional das intervenções e oferecer mais segurança, organização e transparência à população cuiabana.
Fonte: Prefeitura de Cuiabá – MT
-
Saúde7 dias atrásSintomas da doença falciforme vão além da anemia; saiba mais
-
Cultura6 dias atrásProjeto leva cultura popular para cidades pernambucanas
-
Entretenimento6 dias atrásLucy Ramos revela sexo do segundo bebê e celebra crescimento da família: ‘Felicidade’
-
Entretenimento5 dias atrásSuzanna Freitas celebra primeiro imóvel presenteado pelos pais: ‘Nem acredito’
-
Saúde5 dias atrásMinistério da Saúde começa a vacinar crianças com a Pneumo 20
-
Entretenimento6 dias atrásBiancardi curte dia de piscina com as filhas enquanto acompanha Neymar na Copa
-
Saúde6 dias atrásQuadro de saúde de Raoni é grave, mas estável, diz Hospital São Paulo
-
Saúde4 dias atrásSemana Mundial da Alergia alerta para prevenção e diagnóstico
