Cuiabá
Cuiabá registra queda de 66% nos casos de Covid-19 e reforça importância da vacinação
Cuiabá
A Prefeitura de Cuiabá, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), divulgou o Boletim Epidemiológico de Vigilância dos Vírus Respiratórios referente às semanas epidemiológicas 01 a 44 de 2025, período de 29 de dezembro de 2024 a 1º de novembro de 2025. O levantamento aponta um dado animador: os casos de Covid-19 caíram 66,2% em relação ao mesmo período de 2024.
Neste ano, foram registradas 1.423 notificações de Covid-19, contra 4.206 no ano anterior. O número de óbitos também teve redução de 42,9%, e a taxa de mortalidade foi considerada muito baixa, de 1,32 por 100 mil habitantes, conforme a Vigilância Epidemiológica.
De acordo com a secretária municipal de Saúde, Danielle Carmona, o resultado é fruto do comprometimento da população e do trabalho das equipes de saúde.
“Essa queda expressiva demonstra o impacto direto da vacinação e do monitoramento contínuo feito pelas nossas equipes. A imunização é uma ferramenta segura e eficaz, que salva vidas e evita complicações”, destacou.
Cerca de 86% dos pacientes atendidos com diagnóstico de Covid-19 são moradores da capital, o que mostra a efetividade das ações locais de prevenção e vigilância.
Por outro lado, o boletim também aponta um aumento nos casos de Influenza A e B em 2025. Foram 1.478 notificações, sendo 1.268 entre residentes de Cuiabá. A maioria dos casos ocorreu em crianças de 0 a 6 anos e em idosos acima de 60 anos, grupos que merecem atenção especial.
O dado que mais preocupa é que a maioria dos óbitos por Influenza ocorreu entre pessoas que não estavam vacinadas há pelo menos um ano. Segundo a Vigilância Epidemiológica, o cenário reforça a importância de manter o esquema vacinal em dia, especialmente entre os grupos prioritários.
“A vacina é a forma mais eficaz de evitar complicações graves. Quando a cobertura vacinal diminui, aumentam os casos e internações por doenças respiratórias”, alertou Danielle Carmona.
Mesmo com a queda significativa da Covid-19, a Secretaria de Saúde reforça que o vírus ainda circula e que a imunização deve ser contínua. Após a aplicação, a vacina leva cerca de duas semanas para se tornar efetiva no organismo, período necessário para o corpo produzir anticorpos protetores.
Vacinas disponíveis na rede municipal
Cuiabá oferece gratuitamente todas as vacinas previstas no Calendário Nacional de Vacinação, incluindo as doses contra Covid-19 e Influenza, disponíveis nas Unidades Básicas de Saúde (UBS).
Crianças (0 a 9 anos): BCG, Hepatite B, Penta, Poliomielite, Pneumocócica 10-valente, Rotavírus humano, Meningocócica C e ACWY, Tríplice viral, Tetraviral, Febre amarela, Influenza, Covid-19, Hepatite A e Varicela.
– Adolescentes e jovens (10 a 24 anos): HPV, Meningocócica ACWY, Hepatite B, dT, Febre amarela, Tríplice viral, Pneumocócica 23-valente e Varicela (para indígenas e profissionais de saúde).
– Adultos (25 a 59 anos): Hepatite B, dT, Febre amarela, Tríplice viral, Pneumocócica 23-valente e Varicela (para profissionais de saúde e indígenas).
– Idosos (a partir de 60 anos): Hepatite B, dT, Febre amarela (conforme avaliação médica), Tríplice viral (para trabalhadores da saúde), Pneumocócica 23-valente, Varicela (para indígenas e profissionais de saúde), Influenza e Covid-19.
A Secretaria Municipal de Saúde reforça que manter a caderneta de vacinação
Fonte: Prefeitura de Cuiabá – MT
Cuiabá
Prefeitura e Energisa alinham medidas para aprimorar manejo arbóreo e organização da rede elétrica
A Prefeitura de Cuiabá realizou uma reunião institucional com representantes da Energisa para discutir e aperfeiçoar os procedimentos adotados nas podas de árvores realizadas próximas à rede de distribuição de energia elétrica. O encontro ocorreu no gabinete do prefeito Abilio Brunini e reuniu gestores municipais das áreas de meio ambiente, serviços urbanos, economia, ordem pública e comunicação, no dia 24 de junho.
Participaram da reunião o prefeito Abilio Brunini, a secretária municipal de Meio Ambiente, Lise Bokorni, a secretária de Ordem Pública, Juliana Palhares, o diretor-geral da Limpurb, Felipe Wellaton, o secretário de Economia, Marcelo Bussiki, a secretária de Comunicação, Ana Karla Costa, além de representantes técnicos da Energisa.
A agenda foi solicitada pela Prefeitura com o objetivo de compreender os protocolos utilizados pela concessionária nas intervenções que envolvem o manejo de árvores em áreas urbanas. O tema vem sendo acompanhado pela administração municipal em razão de questionamentos apresentados pela população sobre serviços executados na capital.
Durante a reunião, a Energisa informou que realiza mais de mil podas por dia em todo o estado como parte das ações preventivas voltadas à manutenção da rede elétrica e à garantia da continuidade do fornecimento de energia. A empresa destacou que eventuais ocorrências que geram questionamentos não representam o padrão dos serviços executados e informou que tem investido continuamente na capacitação das equipes responsáveis pelas intervenções.
O prefeito Abilio Brunini reforçou a importância de que as ações sejam executadas de forma planejada, transparente e alinhada aos princípios de preservação ambiental. Segundo ele, a população muitas vezes associa as podas à atuação do Município, o que torna necessária uma atuação integrada entre os órgãos públicos e a concessionária para assegurar que os procedimentos ocorram dentro dos critérios técnicos adequados.
Abilio também defendeu que os serviços de poda sejam acompanhados do imediato reordenamento da fiação nos locais atendidos. Conforme alinhado durante a reunião, a Prefeitura passará a adotar critérios mais rigorosos para autorização e acompanhamento das intervenções, buscando garantir não apenas a segurança da rede elétrica, mas também a organização urbana e a preservação da arborização da cidade.
“O desenvolvimento da cidade precisa caminhar junto com a preservação ambiental. Cuiabá possui um patrimônio arbóreo importante, que contribui diretamente para a qualidade de vida da população. Nosso objetivo é assegurar que toda intervenção necessária seja realizada com responsabilidade, planejamento e respeito ao meio ambiente”, destacou o prefeito.
Ao final do encontro, Prefeitura e Energisa definiram o fortalecimento da cooperação técnica entre as instituições, com análise de novas técnicas de manejo arbóreo em áreas de rede elétrica, ampliação da fiscalização e aperfeiçoamento dos fluxos de autorização dos serviços. A iniciativa busca reduzir impactos ambientais, aumentar a eficiência operacional das intervenções e oferecer mais segurança, organização e transparência à população cuiabana.
Fonte: Prefeitura de Cuiabá – MT
-
Saúde7 dias atrásSintomas da doença falciforme vão além da anemia; saiba mais
-
Cultura6 dias atrásProjeto leva cultura popular para cidades pernambucanas
-
Entretenimento5 dias atrásSuzanna Freitas celebra primeiro imóvel presenteado pelos pais: ‘Nem acredito’
-
Saúde5 dias atrásMinistério da Saúde começa a vacinar crianças com a Pneumo 20
-
Entretenimento6 dias atrásLucy Ramos revela sexo do segundo bebê e celebra crescimento da família: ‘Felicidade’
-
Entretenimento6 dias atrásNamorada de sertanejo vende apartamento de luxo em tempo recorde: ‘Saudade, já’
-
Cultura6 dias atrásSétima Feira do Cordel Brasileiro começa neste sábado em Fortaleza
-
Entretenimento6 dias atrásMaiara aposta em look junino combinando com namorado e exibe clima de romance
