Cuiabá
Aluno de Cuiabá vence concurso com melhor conto literário
Cuiabá
Com 13 anos de idade, Kauã Araújo dos Santos está matriculado desde o Pré na Escola Nova Esperança, localizada na Rodovia Palmiro Paes de Barros, Rua 14, estrada que faz divisa com o município de Santo Antônio de Leverger.
De perfil tímido, o estudante demonstra grande talento com papel e caneta para escrever diálogos e criar personagens. Felizmente, o Kauã é de uma família muito bem estruturada. Os pais são evangélicos e amam o filho, assim como os outros três que estudam conosco. A gente percebe que o apoio da família faz muita diferença. O desenvolvimento intelectual e emocional é outro quando se está cercado de amor, explica a diretora da escola, professora Jonise do Carmo Teixeira Rodrigues.
O professor João Batista Delmiria, orientador do trabalho literário, conta com orgulho que o estudante se dedicou totalmente para obter a premiação. Fui ensinando as características do gênero em sala de aula e o Kauã foi desenvolvendo muito bem. É um projeto que fortalece Língua Portuguesa, fala, produção textual, oralidade e correção de vícios de escrita. O Kauã se saiu bem em todas as etapas. É muito merecedor deste prêmio, afirma.
A diretora da Escola Nova Esperança, Jonise do Carmo Rodrigues, revela que este é o quarto ano consecutivo em que a unidade tem representantes finalistas e vencedores no concurso estudantil do Ministério Público do Trabalho. Já vencemos nas categorias conto, poesia e música. Falta apenas desenho. Vamos buscar esse reconhecimento nos próximos anos. Estamos felizes e empolgados.
O pequeno Kauã conta que o conto tem um personagem chamado Lucas porque era o nome que ele gostaria de dar ao protagonista. Gosto muito do nome Kauã, mas, em homenagem ao meu pai, decidi fazer esse conto para alguém chamado Lucas, disse.
O pai, José Jorge de Souza, também relata que se emocionou muito. Quando anunciaram, fiquei muito feliz, sem reação. Pedi a Deus para acompanhá-lo. Ainda bem que deu tudo certo. É um dia de muito orgulho, concluiu.
A mãe, Andreia dos Araújo Santos Rosa, afirma que ainda está emocionada. Quando foi anunciado, eu nem esperava. Estou até sem palavras para descrever minha emoção.
O secretário de Educação, Amauri Monge Fernandes, parabeniza todos os alunos participantes do projeto do Ministério Público do Trabalho. As conquistas da educação pública têm sabor especial. Uma conquista deste porte deixa toda a nossa equipe feliz. É prova de que a união entre alunos e professores está trazendo bons resultados.
PRÊMIO MPT NA ESCOLA 2025
Categoria: Conto
Aluno: Kauã Araújo dos Santos Souza
Escola: EMEB Nova Esperança
Série/Ano: 7º Ano
Título: O Primeiro Passo de Lucas
Lucas tinha 15 anos e uma cabeça cheia de sonhos. Ele sempre imaginava como seria o futuro: ter sua própria casa, viajar pelo mundo e, quem sabe, abrir um negócio. Mas, quando olhava para a realidade, percebia que ainda não sabia por onde começar.
Certa tarde, durante uma aula, a professora falou sobre um programa de aprendizagem profissional. Ela explicou que era uma oportunidade para adolescentes aprenderem uma profissão enquanto ainda estudavam, recebendo acompanhamento, aulas extras e até um salário.
Lucas ficou curioso, mas também inseguro. Será que eu dou conta de trabalhar e estudar ao mesmo tempo?, pensou.
Ao chegar em casa, comentou com sua mãe, que sorriu e respondeu:
Filho, aprender nunca é demais. O trabalho não é só ganhar dinheiro. É também crescer, se desenvolver e descobrir do que você gosta.
No dia seguinte, Lucas decidiu se inscrever no programa. Pouco tempo depois, recebeu a notícia de que havia sido selecionado para uma vaga de aprendiz em uma empresa de tecnologia.
Na primeira semana, tudo parecia confuso. Palavras que ele nunca tinha ouvido: planilhas, reuniões. Mas, aos poucos, percebeu que não estava sozinho. Havia outros jovens aprendizes e um instrutor que os acompanhava, explicava cada detalhe, tirava dúvidas e mostrava que errar fazia parte do processo.
Com o tempo, Lucas aprendeu a organizar o tempo, se comunicar melhor e, principalmente, enxergar o valor do trabalho. Descobriu que, além de ganhar seu próprio dinheiro, estava desenvolvendo habilidades importantes, como responsabilidade, disciplina e trabalho em equipe.
Certo dia, o professor lhe disse algo que ficou marcado em sua mente:
Ninguém nasce sabendo. Quem começa cedo aprende não só uma profissão, mas também a ter atitude, coragem e visão de futuro.
Ao final daquele ano, Lucas não era mais o mesmo. Já sabia do que gostava, tinha planos mais claros e, o mais importante, entendia que a aprendizagem profissional foi o primeiro passo para construir o futuro que tanto sonhava.
#PraCegoVer
A foto ilustra um garoto de 13 anos, de cor parda, usando uniforme oficial da Prefeitura de Cuiabá, exibindo nas mãos o trecho do conto literário que o levou a ser reconhecido pelo Ministério Público do Trabalho. Ao fundo, há um quadro verde com a mensagem Feliz Dia dos Professores, reforçando o ambiente escolar.
Fonte: Prefeitura de Cuiabá – MT
Cuiabá
Prefeitura anuncia ruas vencedoras da campanha Minha Rua é Show de Bola; confira os locais
A Prefeitura de Cuiabá anunciou as duas novas ruas vencedoras da campanha Minha Rua é Show de Bola, que receberão estrutura especial para acompanhar a partida da Seleção Brasileira contra a Escócia, nesta quarta-feira (24), às 18h.
As contempladas desta rodada foram a Rua Vila Mirante, no bairro Ribeirão do Lipa, que alcançou 583 curtidas e a Rua Lages, no CPA 1, com 448 nos vídeos enviados pelos moradores e publicados Instagram da Prefeitura.
Nesta edição, além dos telões para a transmissão da partida, a Prefeitura disponibilizará tendas, cadeiras e água para garantir mais conforto aos participantes.
As duas novas vencedoras se juntam a outras quatro ruas que permanecerão contempladas devido ao forte engajamento dos moradores e às chuvas registradas durante a partida anterior. Continuam recebendo a estrutura a Rua 17, no bairro Santa Terezinha; Rua 15, no bairro João Bosco Pinheiro; Rua 44, no bairro São João Del Rey; e Rua Belo Horizonte, no bairro Alvorada. Ao todo, seis pontos da cidade contarão com telões da campanha para acompanhar o jogo da Seleção Brasileira.
Idealizada pelo prefeito de Cuiabá, Abilio Brunini, a iniciativa foi criada para incentivar a participação comunitária e valorizar a tradição de reunir vizinhos, amigos e familiares durante os jogos da Copa do Mundo. Ao longo da campanha, moradores têm enviado vídeos mostrando ruas decoradas com bandeiras e pinturas nas cores do Brasil.
Desde o início da competição, diversas comunidades já foram beneficiadas. Na primeira fase da campanha, foram contempladas a Rua Ponta Grossa, no CPA 1, vencedora com 324 curtidas, e a Rua Cáceres, no bairro Parque Amperco, que conquistou 265 curtidas, durante a partida do Brasil contra Marrocos.
Na sequência, receberam telões a Rua 17, no bairro Santa Terezinha (936 curtidas), a Rua 15, no bairro João Bosco Pinheiro (910 curtidas), a Rua 44, no bairro São João Del Rey (805 curtidas) e a Rua Belo Horizonte, no bairro Alvorada (711 curtidas). A campanha também contemplou a Praça Cultural do Parque Cuiabá, que recebeu um telão destinado à comunidade haitiana durante o confronto entre Brasil e Haiti.
Fonte: Prefeitura de Cuiabá – MT
-
Rondonópolis7 dias atrásRondonópolis realiza conferência e fortalece ações com a primeiríssima infância
-
Saúde7 dias atrásBrasil teve 120 mil mortes associadas a ondas de calor em 20 anos
-
Entretenimento6 dias atrásJesus Luz celebra aniversário da namorada Rafa com declaração apaixonada na web
-
Saúde5 dias atrásPrograma de atenção domiciliar amplia cuidado aos idosos no país
-
Saúde5 dias atrásSintomas da doença falciforme vão além da anemia; saiba mais
-
Entretenimento7 dias atrásPaolla Oliveira registra viagem pela China e declara: ‘Encantada com a experiência’
-
Entretenimento6 dias atrásSusana Werner inicia transformação física e compartilha nova rotina de saúde com fãs
-
Cultura6 dias atrásGoiânia e Anápolis recebem 12ª edição do Digo Festival
