Sorriso
Sorriso fortalece formação educacional com participação em congresso nacional sobre infância
Sorriso
Evento realizado em Vitória-ES, promoveu debates sobre o brincar e novas práticas educativas
As coordenadoras pedagógicas Adaiane Banfi Braga, Elaine Brescansin e Sabrina da Silva, da rede municipal de ensino de Sorriso, participaram do Congresso Brincar, realizado em Vitória, no Espírito Santo, nos dias 29 e 30 de maio. O evento reuniu profissionais da educação de diversas regiões com foco na aplicação prática do brincar intencional, inovação pedagógica e valorização docente, além de debater sobre a infância, educação, diversidade cultural e desenvolvimento integral das crianças.
Considerado um dos importantes encontros voltados à educação infantil e aos anos iniciais, o congresso promoveu uma intensa programação com palestras, rodas de conversa e momentos de formação conduzidos por referências nacionais da área educacional. Entre os destaques esteve a participação do filósofo e educador Mario Sergio Cortella, além de outros especialistas que compartilharam experiências, pesquisas e práticas voltadas ao fortalecimento da aprendizagem e do brincar como ferramenta essencial para o desenvolvimento infantil.
Para a coordenadora Adaiane, a participação no congresso foi uma oportunidade enriquecedora de formação e troca de experiências, especialmente por abordar temas essenciais para a educação, como a legislação educacional, a inclusão, a ludicidade e o desenvolvimento da oralidade.
“Tivemos contato com experiências inovadoras e reflexões importantes sobre o papel do brincar no processo de aprendizagem. Os palestrantes apresentaram conteúdos que unem conhecimento, criatividade e acolhimento. Sem dúvida, foi uma vivência que contribuirá para fortalecer ainda mais o trabalho desenvolvido em nossa rede de ensino”, destacou.
Para Sabrina Silva, o evento possibilitou a construção de conexões com educadores de diferentes estados brasileiros, favorecendo o compartilhamento de estratégias que podem ser adaptadas à realidade local. “Voltamos para Sorriso com novos conhecimentos que serão compartilhados com nossas equipes pedagógicas e contribuirão para fortalecer ainda mais o trabalho realizado nas unidades escolares”, destacou Sabrina.
Para a secretária de educação, Adriana Reichert, o intercâmbio de conhecimentos e experiências possibilita a atualização de práticas pedagógicas, a implementação de novas metodologias na rede educacional. “Os conhecimentos adquiridos servirão de base para novas formações e projetos pedagógicos. O objetivo é fortalecer práticas que valorizem o protagonismo infantil e contribuam para uma educação cada vez mais inovadora em nosso município”, finalizou Adriana.
Sorriso
Parque Ecológico recebe alunos da Escola Bela Vista para aula prática
Os alunos da Escola Municipal Bela Vista tiveram uma aula diferente nesta terça-feira, 02 de junho. No lugar das tarefas tradicionais em sala, as crianças visitaram o Parque Ecológico Municipal Claudino Francio, em uma atividade que proporcionou novas descobertas sobre a fauna e a flora do Município.
Entre árvores, cantos de pássaros e o contato direto com a natureza, os estudantes participaram de uma trilha ecológica acompanhados por professores e pela especialista em Educação Ambiental, Jucinéia Silva.
A cada passo, surgiam novas descobertas e curiosidades sobre as espécies típicas da região. “Eles passearam com outro olhar, identificando as espécies e também tiveram a oportunidade de conhecer o nosso Banco de Sementes”, detalha Jucinéia.
“Eles aprenderam na prática um pouquinho mais sobre Sorriso em um ambiente que tem muito da nossa terra; o Parque reflete o bioma e a fauna da nossa cidade”, frisa o vice-prefeito Acácio Ambrosini.
De forma leve, interativa e divertida, as crianças aprenderam mais sobre a vegetação do cerrado mato-grossense, conhecendo de perto árvores características do bioma, como o pinho-do-cerrado, além da importância da preservação ambiental.
O secretário de Agricultura e Meio Ambiente (Sama), Clóvis Picolo Filho e a secretária da Mulher e da Família (Semfa), Mara Fernandes, acompanharam de perto a visita. “Tirar da sala de aula e trazer para a prática é muito enriquecedor”, frisa Mara. “Nossa equipe está à disposição para vivermos mais momentos assim”, completa o gestor da Sama, Clóvis Picolo Filho.
A ação, integra as atividades da Semana do Meio Ambiente que conta inclusive com um evento nesta terça-feira, dia 02, a partir das 19 horas no auditório do Instituto Federal de Mato Grosso (IFMT), Campus de Sorriso. O tema geral do evento trata dos “Impactos do Amanhã”, com duas palestras com foco em debater soluções ambientais sustentáveis que une a Prefeitura de Sorriso, o Instituto Federal de Mato Grosso (IFMT) e o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae).
-
Rondonópolis6 dias atrásPrefeitura de Rondonópolis decora espaços do paço para a Copa do Mundo; Bola gigante é atração
-
Saúde5 dias atrásBrasil teve 120 mil mortes associadas a ondas de calor em 20 anos
-
Cultura6 dias atrásNo Recife, Museu da Abolição reabre integralmente para o público
-
Entretenimento5 dias atrásJesus Luz celebra aniversário da namorada Rafa com declaração apaixonada na web
-
Saúde6 dias atrásCacique Raoni apresenta melhora, mas continua internado na UTI
-
Rondonópolis5 dias atrásRondonópolis realiza conferência e fortalece ações com a primeiríssima infância
-
Entretenimento6 dias atrásMãe de Endrick acompanha treino da Seleção e diete jogadores nos EUA
-
Saúde5 dias atrásCom melhora clínica, Cacique Raoni está lúcido e respira sem aparelhos
