Cultura
Festival Praça Viva reúne cultura e gastronomia no Grande Mucuripe
Cultura
O terceiro Festival Praça Viva acontece amanhã (16), a partir das 16h, na Rua Olga Barroso, no Grande Mucuripe. A iniciativa é do Instituto Olga Barroso, que atua na região executando ações nas áreas de cultura, educação, cidadania e inclusão social.

A presidenta do Instituto Olga Barroso, Val Lorenço, fala sobre o festival:
“O evento reúne música, circo, manifestações da cultura popular, gastronomia, artesanato, tudo de forma gratuita. A proposta é ocupar o espaço público com arte, fortalecendo os vínculos comunitários. O público vai encontrar uma programação muito diversa e voltada para toda a família. Teremos as apresentações de circo […], o Coco de Praia do Iguape, com o mestre Chico Casueira, além de shows musicais […]. Haverá comidas típicas, feiras de artesanato e exposições de peças como crochê, bordado, renda […] e pinturas em tecido.”
Cultura local
O festival reúne moradores do Grande Mucuripe, artistas e visitantes, tendo como foco a cultura local. Val Lorenço, presidenta do Instituto Olga Barroso, explica por que o Mucuripe é a área escolhida para o evento:
“O festival nasce dentro do próprio território onde o Instituto Olga Barroso atua desde 2019. O Grande Mucuripe é uma região muito rica culturalmente, com forte identidade popular e tradição comunitária. A escolha acontece justamente pela relação direta com os moradores e pelas necessidades identificadas no território.”
Doações
Como ingresso, é solicitada a doação de 1 kg de alimento não perecível. A presidenta do Instituto Olga Barroso, Val Lorenço, explica para onde irão as doações e o impacto do festival junto à comunidade do Mucuripe:
“O impacto é muito positivo porque o festival movimenta a economia local, fortalecendo os artistas da região, e cria um ambiente de pertencimento e valorização na comunidade. As doações serão destinadas às ações sociais desenvolvidas pelo Instituto Olga Barroso junto com as famílias em situação de vulnerabilidade.”
O Festival Praça Viva faz parte das ações do Ministério da Cultura, via Política Nacional Aldir Blanc, com apoio do governo do estado, por meio da Secretaria da Cultura.
Cultura
Maceió dá início à programação junina nesta segunda-feira
Na semana “quente” dos festejos juninos, celebrando São João e São Pedro, nos dias 24 e 29 de junho, a capital de Alagoas dá o pontapé no arraial à beira-mar nesta segunda-feira (22).
Serão oito noites de festa no Polo Jaraguá e encerramento no Polo Benedito Bentes, reunindo artistas nacionais e alagoanos.
A abertura, às 18h, terá apresentações de Manu Show, Fernanda Guimarães, Gusttavo Lima, Simone Mendes, Léo Santana e Vítor Novaes encerrando a noite, por volta de 3h30 da terça-feira.
Até o dia 28 de junho, serão cerca de outros 38 shows no Jaraguá, entre eles as Bandas Calcinha Preta e Cavaleiros do Forró, os cantores Tarcísio do Acordeon, Pablo e Zé Vaqueiro e as cantoras Mari Fernandez e Ana Castela.
No dia 29 de junho, o Massayó muda de polo para o encerramento dos festejos no Benedito Bentes. Os shows serão de Marcynho Sensação, Lipe Lucena, Caviar com Rapadura, Lula Sabiá, Ivaldo Maceió e Orleane Plácido.
No Instagram oficial da festa é possível acessar a programação diária do evento.

-
Rondonópolis6 dias atrásPrefeitura de Rondonópolis decora espaços do paço para a Copa do Mundo; Bola gigante é atração
-
Saúde5 dias atrásBrasil teve 120 mil mortes associadas a ondas de calor em 20 anos
-
Cultura6 dias atrásNo Recife, Museu da Abolição reabre integralmente para o público
-
Entretenimento5 dias atrásJesus Luz celebra aniversário da namorada Rafa com declaração apaixonada na web
-
Entretenimento6 dias atrásRafa Kalimann se derrete ao mostrar Zuza pronta para sua primeira Copa do Brasil
-
Cultura5 dias atrásEstilo junino se transforma com a internet e novas modas
-
Entretenimento5 dias atrásBenício Huck revela escolha de curso acadêmico e descarta carreira dos pais
-
Entretenimento5 dias atrásPaolla Oliveira registra viagem pela China e declara: ‘Encantada com a experiência’
