Pesquisar
Close this search box.

Sorriso

Região Centro-Oeste comemora os 15 anos de implantação da Academia da Saúde

Publicado em

Sorriso

Nesta terça-feira, dia 31 de março, Sorriso é palco de um encontro diferente: a cidade recebe representantes das Academias de Saúde de todo o Centro-Oeste brasileiro. O secretário de Saúde, Vanio Jordani, frisa que a escolha de Sorriso para sediar o evento é reflexo de todo o trabalho desenvolvido pela Equipe Multiprofissional (eMulti) que atua na Academia. “Parabenizamos todos os colaboradores desse grande projeto voltado para a saúde e bem-estar da nossa população”, salienta o gestor.

A assessora técnica da Coordenação de Práticas Corporais e Atividade Física na Atenção Primária em Saúde (APS) do Ministério da saúde, Emilly Marcela Mendes de Souza e a coordenadora de Práticas Corporais e Atividade Física na APS, Laura Iumi Nobre Ota, ambas do Ministério da Saúde, prestigiaram o evento.

Já da coordenação estadual, estiveram presentes a responsável técnica estadual do Programa Academia na Saúde da Coordenadoria de Promoção e Humanização da Saúde- COPHS/SAS/SES-MT, Andressa Fantim Giroldo Pinho; a coordenadora estadual da Promoção e Humanização da Saúde, Rosiene Rosa Pires e a responsável técnica estadual de Alimentação e Nutrição da Coordenadoria de Promoção e Humanização da Saúde, Jane Kátia Vivas Taveira, que parabenizaram o trabalho desenvolvido na cidade. Andressa pontuou que o foco central da Academia da Saúde é trabalhar com ações de promoção da saúde e prevenção de doenças.

Vice-prefeito do Município, Acacio Ambrosini, falou da satisfação em celebrar os 15 anos da Academia em Sorriso. Para a secretária da Mulher e da Família, Mara Fernandes, o evento celebra o cuidado que Sorriso tem com a saúde de sua população. A Academia local, vale ressaltar, foi instalada em 2016 e desde então oferta à comunidade vários projetos voltados ao cuidado e bem-estar.

Conforme o coordenador da Academia local, o educador físico, João Ricardo de Oliveira, “o sucesso obtido em Sorriso é um conjunto do trabalho desenvolvido em parceria por todas as equipes da Saúde e a população que abraçou essa ideia”.

Uma das alunas da Academia, Raimunda Ferreira de Lima, destacou que não perde a aula por nada. “Quando comecei estava praticamente deficiente, impossibilitada de andar, hoje estou aqui maravilhosa”, disse. Já Maria Vergínia contou que integra o grupo local desde o início das atividades, na época com o professor Thiago Paulino. “E continuo aqui até hoje porque me faz muito bem”, detalha.

A programação que foi realizada no próprio espaço da Academia da Saúde na rua Iraí, n.º 900, Bairro Industrial contou com um circuito com as atividades desenvolvidas pelos profissionais sorrisenses.

Em Sorriso, as atividades propostas contemplam pessoas de diferentes idades e necessidades. Além das caminhadas orientadas, são oferecidos exercícios funcionais, atividades específicas para idosos, pilates — inclusive para gestantes —, alongamentos, oficinas de postura, ações nutricionais e grupos terapêuticos, como o atendimento a pacientes com chikungunya.

As atividades acontecem em diversos bairros do município, nas unidades de saúde, em espaços comunitários e na própria Academia da Saúde, sempre com acompanhamento de profissionais como educadores físicos, farmacêuticos, fisioterapeutas, nutricionistas, psicólogos, agentes de saúde, entre outros profissionais.

Todos os serviços são gratuitos e abertos à comunidade. Quem quiser participar ou saber mais sobre horários e locais pode entrar em contato diretamente com a Academia da Saúde pelo telefone (66) 3545-8049.

Além dos coordenadores do Ministério da Saúde, da equipe estadual e dos sorrisenses, a diretora do Escritório Regional de saúde de Sinop, Elaine Alves Silva, e os técnicos da Atenção Primária à Saúde, Anisângela Campos, Carlos Urbiné Silva, Marinês dos Passos Tibola e Kátia da Silva Rocha se fizeram presentes.

Os 15 anos

O encontro no Município celebrou os 15 anos do Programa Academia da Saúde (PAS). Lançado em 2011 e redefinido em 2013, o programa é uma estratégia de promoção da saúde e produção do cuidado que funciona com a implantação de espaços públicos conhecidos como polos onde são ofertadas práticas de atividades físicas para população. Esses polos fazem parte da rede de Atenção Primária à Saúde e são dotados de infraestrutura, equipamentos e profissionais qualificados.

A ideia do programa surgiu inspirada em algumas iniciativas que vinham sendo desenvolvidas em diversos municípios como Recife/PE, Curitiba/PR, Vitória/ES, Aracaju/SE e Belo Horizonte/MG. Essas experiências locais tinham em comum a prática da atividade física e outras ações de promoção da saúde, a presença de profissionais orientadores, o uso e a potencialização de espaços públicos como espaços de inclusão, de participação, de lazer e de promoção da cultura da paz, além de serem custeadas e mantidas pelo poder público.

A avaliação positiva dessas experiências reforçou a ideia do fortalecimento de iniciativas semelhantes em todo o país na forma de um programa nacional no âmbito do Sistema Único de Saúde.

COMENTE ABAIXO:
Propaganda

Sorriso

Prefeitura dá início à terceira rodada da coleta de resíduos sólidos

Publicados

em

Jogar lixo em locais públicos é crime ambiental com base na Lei nº 9.605/1998 (Lei de Crimes Ambientais), especificamente o Art. 54, que prevê reclusão de um a quatro anos e multa para quem causar poluição que possa causar danos à saúde humana.

Isso mesmo: colocar resíduos (seja lixo, folhas ou recicláveis) em locais inadequados pode doer no bolso. Pois é, o chamado “descarte irregular de resíduos” pode render, no mínimo uma multa de 30 VRFs (Valor de Referência Fiscal), o que corresponde a R$ 3.721,50.

Na semana passada, mais um exemplo de irresponsabilidade no descarte de resíduos foi flagrado no Bairro Serra Dourada. Uma equipe do Núcleo Integrado de Fiscalização (NIF) compareceu ao local para identificar e responsabilizar os responsáveis – ou melhor, irresponsáveis – pelo ato.

Para além desta ação, equipes da Secretaria de Infraestrutura, Transporte e Saneamento (Sintra), também terão de interromper a rotina de trabalho para fazer a coleta e a destinação correta de resíduos. “Nós temos um calendário de coleta de resíduos sólidos que está acessível a toda a população e deve ser cumprido, dado que não é somente uma questão de limpeza urbana, mas igualmente de saúde pública”, afirma o titular da pasta, Milton Geller.

Inclusive, a partir da próxima semana (22 de junho), tem início a terceira rodada da coleta de resíduos sólidos. “Nossas equipes já passaram por duas vezes em todos os oito setores em que a cidade está organizada e agora, seguimos contando com o apoio da comunidade para colocar os resíduos para coleta no período correto, uma semana antes de as equipes passarem para o recolhimento”, completa o secretário.

Arquivo digital

Ah, mas toda vez que você precisar conferir o dia da coleta vai ser necessário acessar o site da Prefeitura? Não. Você pode baixar o arquivo e deixar no seu celular, pode imprimir e afixar na geladeira ou colocar naquela gaveta onde “quase sempre” você acha de “quase tudo”.

Para contribuir neste movimento “menos papel, menos consumo, resíduos descartados no lugar certo e muita reciclagem”, vale também ajudar a propagar essa ideia, avisar a vizinhança no grupão do zap, dar um apoio para quem não tem tanta intimidade com a tecnologia e reforçar que, para garantir um mundo habitável para as gerações futuras, todo mundo precisa contribuir… e, nesta situação, você é todo mundo sim.

Para não haver dúvida sobre o que pode e o que não pode ser destinado na coleta de resíduos volumosos, preste atenção:

O que é recolhido?

Com a coleta de resíduos volumosos, a Prefeitura recolhe móveis e eletrodomésticos velhos e inservíveis; assim como restos da limpeza de jardins (folhas e restos vegetais que podem servir como criadouro de insetos e animais peçonhentos, como a grama quando é cortada).

O que não é coletado?

Galhos maiores, resultado de podas, devem ser levados pelo próprio morador até o Depósito Municipal de Entulhos (DME). Restos de construção civil também não são coletados em casa e devem ser recolhidos por empresas especializadas nesta coleta. Se for pouco volume, o próprio morador pode levar os resíduos de construção ao DME, que funciona todos os dias da semana (inclusive aos fins de semana), das 6h às 18h.

Resíduos industriais não são recolhidos de forma alguma e devem ter uma destinação específica.

Confira aqui como funciona cada coleta:

Tá confundindo as coletas? Estas informações aqui podem te ajudar:

Coleta de Resíduos Volumosos: É esta do calendário. Nesta modalidade, feita, mais ou menos, a cada dois meses, de acordo com calendário específico, são retirados itens como eletrodomésticos velhos e inservíveis e os resíduos sólidos provenientes da limpeza de jardim.

Coleta Seletiva: É a coleta do que não é lixo e pode ter vida nova na indústria. São os chamados materiais recicláveis, como papel, papelão, plástico, alumínio (e outros metais), e isopor. Esta coleta é feita uma vez por semana, de acordo com calendário que está um tantinho mais abaixo.

Coleta de lixo doméstico: Esta é a coleta do lixo em si, que leva para o aterro sanitário os resíduos como restos de alimentos e dejetos.

Dúvidas

Tem dúvidas sobre as coletas? Acione o Eco Sorriso pelo 66 99603-7730. Outra opção é falar com a Sintra pelo 66 99690-1823.

COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

POLÍTICA

POLÍCIA

ESPORTES

ENTRETENIMENTO

MAIS LIDAS DA SEMANA