Mato Grosso
Governo de Mato Grosso assina decreto que aprova o Plano de Desenvolvimento Florestal e Biomassa
Mato Grosso
Nesta segunda-feira (30.3), no Palácio Paiaguás, o governo de Mato Grosso assinou o Decreto que aprova o Plano de Desenvolvimento Florestal e Biomassa 2026–2040, estratégia que aposta na floresta como fonte de renda e desenvolvimento sustentável. O plano, elaborado pelas secretarias de Meio Ambiente (Sema-MT) e de Desenvolvimento Econômico e Social (Sedec-MT), prevê a expansão da produção de madeira, o uso energético da biomassa e a industrialização da cadeia florestal, buscando diversificar a economia do Estado e gerar novas oportunidades de emprego.
“O setor de etanol tem um papel extremamente relevante, é uma indústria muito qualificada e importante para a economia do estado de Mato Grosso, com a produção de bioenergia. Esta indústria cresceu e se estabilizou, o que mostra a maturidade de um setor que hoje contribui muito para os impostos, que são tão importantes para qualquer política pública”, destacou o governador de Mato Grosso, Mauro Mendes.
Foto: Christiano Antonucci Secom/MT
O presidente Executivo da União Nacional do Etanol de Milho, Guilherme Nolasco, afirmou que o plano vem de encontro a necessidade do setor, que já vem investindo em florestal plantada. “O setor está migrando a sua dependência de biomassa de supressão para floresta plantada. É uma meta bastante exequível, para que continue atraindo investimentos e dando sustentação para os manejos florestais do setor de base florestal”.
O plano prevê ações estratégicas para fortalecer o mercado florestal se tratando de exploração dos reflorestamentos comerciais e a ampliação do manejo florestal sustentável, ressalta a secretária de Estado de Meio Ambiente, Mauren Lazzaretti.
“São estratégias que visam aumentar a disponibilidade de biomassa renovável para verticalização da economia e uma transição energética justa. Ele ainda prevê uma redução progressiva do uso de biomassa de supressão vegetal no processo de industrialização. Essa estratégia coloca Mato Grosso na vanguarda das ações que visa implementar o desenvolvimento econômico com sustentabilidade e segurança energética”.
O secretário de Desenvolvimento Econômico e Social, Cesar Miranda, avaliou que a construção do Plano é uma demonstração da importância do segmento da indústria de produção de madeira e do manejo sustentável. “É indústria que mais cresce proporcionalmente no Brasil. Temos o setor de base florestal que faz um trabalho fantástico de manejo de produção de madeira sustentável. Mais uma vez Mato Grosso mostra que além de ser o maior produtor do país é também um produtor de biodiversidade e altamente sustentável”.
Além da assinatura do Decreto, outro ponto importante foi o Lançamento Internacional Norma ISO 8347.2025 e a apresentação da proposta de norma técnica nacional para biomassa de origem nativa e assinatura do protocolo de intenções, visando a rastreabilidade e sustentabilidade da Biomassa no Brasil.
“Hoje é um dia muito especial, é um orgulho estar aqui em Cuiabá para lançar uma norma mundial que vai ser respeitada por mais de 180 países. Mato Grosso trabalhou fortemente na elaboração dessa norma que vai permitir a rastreabilidade total do processo de manejo da floresta nativa”, ressaltou o presidente da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT), Mario William Esper.
Selo Platina – Elas por Elas
Foto: Christiano Antonucci Secom/MT
Ao final do evento foi entregue o “Selo Platina – Elas por Elas”, concedidos à Sema, uma entrega da certificação ABNT de Boas Práticas no Combate à Violência contra as Mulheres.
De acordo com o presidente da ABNT, a Sema, além de ser a primeira instituição de Mato Grosso, entre entidades públicas e privadas, a receber essa certificação, é também o primeiro órgão ambiental do país a receber o selo, que atesta que a entidade está inserida no processo de combate e prevenção a violência contra as mulheres.
“O Selo é um reconhecimento da atuação da Sema no combate a violência contra as mulheres e violência de gênero. Uma política do Estado de Mato Grosso que hoje, por meio da Secretaria de Estado de Meio Ambiente, é reconhecida nacionalmente com o selo platina”, comemorou a secretária Mauren Lazzaretti.
Foto: Karla Silva Sema-MT
Plano de Desenvolvimento Florestal e Biomassa
A proposta do Plano é ampliar a área de florestas plantadas para 700 mil hectares até 2040, fortalecer o manejo sustentável em áreas nativas e aumentar a participação do setor florestal nas exportações. O objetivo é estruturar uma cadeia produtiva capaz de gerar valor, emprego e garantir insumos para a agroindústria.
O documento faz um diagnóstico da situação atual do setor no estado, analisando pontos como as áreas de florestas plantadas, o manejo sustentável das florestas nativas, a estrutura da indústria da madeira, o acesso a crédito e o ambiente para investimentos. Também avalia o potencial da biomassa como alternativa energética e industrial.
Fonte: Governo MT – MT
Mato Grosso
Após feminicídio, secretária reforça importância de vítimas de violência manterem medidas protetivas
A chefe do Gabinete de Enfrentamento à Violência de Gênero contra a Mulher, Mariell Antonini, reforçou a importância das vítimas de violência doméstica confiarem na rede de proteção e manterem as medidas protetivas.
O alerta foi feito após uma mulher, identificada como Gleici Fátima Machado Ritter, de 37 anos, ser assassinada a tiros, nesta terça-feira (23.6), em Guarantã do Norte. O principal suspeito é o companheiro dela, de 33 anos. O crime está sendo investigado pela Polícia Civil como feminicídio consumado.
Ele já possuía um longo histórico de violência doméstica contra a vítima. Em novembro de 2025, após um pedido feito pela própria vítima, a medida protetiva que existia contra o investigado foi revogada e ele voltou a responder ao processo em liberdade.
“É importante que toda mulher compreenda que o rompimento do ciclo da violência nem sempre é um processo simples. Muitas vezes, existem obstáculos relacionados à dependência afetiva, dependência econômica, medo, preconceito e outros fatores que dificultam a tomada de decisão. Por isso, é fundamental buscar apoio, acreditar na rede de proteção e no sistema de Justiça”, destacou.
Segundo Mariell Antonini, a violência doméstica costuma seguir um ciclo que tende a se agravar ao longo do tempo.
“A violência é cíclica e, muitas vezes, começa com sinais que podem parecer menos graves, mas pode evoluir para situações cada vez mais letais, culminando na morte da vítima. Ameaças e agressões precisam ser compreendidas como sinais de alerta, e a busca por ajuda deve acontecer o quanto antes”, afirmou.
As primeiras denúncias contra o suspeito foram registradas em 2023, quando Gleici procurou as autoridades para relatar episódios de violência doméstica. Em 2024, novas intervenções policiais ocorreram por crimes como lesão corporal, injúria e posse irregular de arma de fogo, todos envolvendo o mesmo casal.
Já em julho de 2025, o suspeito foi preso em flagrante por lesão corporal no contexto de violência doméstica, após a vítima acionar as forças de segurança. Na ocasião, foram concedidas medidas protetivas de urgência em favor de Gleici. Meses depois, entretanto, a vítima solicitou a revogação da medida, o que resultou na liberdade do suspeito.
Fonte: Governo MT – MT
-
Rondonópolis7 dias atrásRondonópolis realiza conferência e fortalece ações com a primeiríssima infância
-
Saúde7 dias atrásBrasil teve 120 mil mortes associadas a ondas de calor em 20 anos
-
Entretenimento7 dias atrásJesus Luz celebra aniversário da namorada Rafa com declaração apaixonada na web
-
Saúde6 dias atrásPrograma de atenção domiciliar amplia cuidado aos idosos no país
-
Saúde5 dias atrásSintomas da doença falciforme vão além da anemia; saiba mais
-
Entretenimento5 dias atrásLucy Ramos revela sexo do segundo bebê e celebra crescimento da família: ‘Felicidade’
-
Entretenimento6 dias atrásSusana Werner inicia transformação física e compartilha nova rotina de saúde com fãs
-
Cultura6 dias atrásGoiânia e Anápolis recebem 12ª edição do Digo Festival
