Pesquisar
Close this search box.

Mato Grosso

Governo fortalece atendimento a famílias vulneráveis em MT: “SER Família auxilia e alivia vida de quem precisa”, afirma beneficiária

Publicado em

Mato Grosso

O Governo de Mato Grosso ampliou, de forma estruturada, os investimentos na área social e consolidou uma das maiores redes de proteção à população em situação de vulnerabilidade do país por meio do Programa SER Família, idealizado pela primeira-dama Virginia Mendes. Nos últimos sete anos, o Estado aportou R$ 1,5 bilhão em ações que vão da transferência de renda à segurança alimentar, qualificação profissional, habitação, proteção às mulheres, apoio emergencial e fortalecimento da assistência social nos municípios.

Os números evidenciam um avanço consistente das políticas públicas sociais em Mato Grosso, com atendimento direto a milhares de famílias e presença efetiva do Estado nos 142 municípios. Além de amparar quem mais precisa, o programa também tem ampliado oportunidades, promovido dignidade e fortalecido a cidadania em diferentes frentes.

Natasha dos Santos Silva, moradora do Pedra 90, beneficiária do cartão SER Família Criança, destacou a importância do benefício para auxiliar no pagamento de itens básicos.

“Essa ação que o governo faz pela população é excelente, porque ajuda muito as chefes de família, especialmente quem é mãe solo como eu. Muitas vezes, é difícil ter renda para comprar as coisas básicas para os filhos, como leite, fralda, então o benefício do SER Família auxilia e alivia muito a minha vida e de quem precisa”, explicou.

Voltado à primeira infância e ao fortalecimento das famílias, o SER Família Criança já beneficiou mais de 33,7 mil famílias, com R$ 44,8 milhões. O programa, para além da assistência financeira, também conta com estrutura física, em Poconé e Barra do Garças, para atender crianças e adolescentes no contraturno escolar com atividades esportivas, artísticas, reforço escolar e segurança alimentar.

Na área de transferência de renda, o SER Família já atendeu mais de 114 mil famílias com o cartão do programa, em um investimento de R$ 172,1 milhões. A iniciativa foi criada para complementar a renda de famílias em vulnerabilidade social e garantir condições mínimas de subsistência, sobretudo em contextos de maior insegurança econômica.

“O Governo de Mato Grosso estruturou uma política pública sólida, com investimentos contínuos e presença em todos os municípios, para garantir que a assistência social chegue, de fato, a quem mais precisa. O SER Família vai além do auxílio imediato: promove dignidade, amplia oportunidades e fortalece a autonomia das famílias. Ao investir em renda, alimentação, moradia e qualificação profissional, o Estado impacta diretamente na redução da pobreza e na melhoria da qualidade de vida da população”, afirmou o secretário de Estado de Assistência Social e Cidadania, Klebson Gomes.

No eixo da segurança alimentar, o Estado também registra resultados expressivos. Foram entregues mais de 2 milhões de cestas básicas e mais de 289 mil cestas de Natal, totalizando R$ 202,6 milhões em investimentos. As ações reforçam o enfrentamento à fome e a assistência imediata a milhares de famílias em todas as regiões mato-grossenses.

Na área da inclusão socioprodutiva, o SER Família Capacita já matriculou mais de 34 mil pessoas em cursos profissionalizantes, com aporte de R$ 49,9 milhões. A proposta é transformar a assistência em oportunidade, criando caminhos para autonomia financeira, geração de renda e inserção no mercado de trabalho.

O SER Família CNH Social também se tornou ferramenta concreta de acesso a oportunidades. Com investimento de R$ 20 milhões, o programa já garantiu que 10 mil pessoas obtivessem a Carteira Nacional de Habilitação (CNH) de forma gratuita, ampliando as chances de empregabilidade de trabalhadores que dependem da habilitação para ingressar ou permanecer no mercado.

No acolhimento e proteção de mulheres em situação de violência, o SER Família Mulher assegurou auxílio-moradia para mais de 1.700 mulheres vítimas de violência doméstica, com R$ 6,3 milhões. A iniciativa possibilita que essas mulheres tenham apoio para recomeçar suas vidas com mais segurança, contando ainda com atendimento psicossocial itinerante por meio da Van Rosa.

Já o SER Família Habitação alcançou 40 mil famílias beneficiadas com R$ 464 milhões em recursos estaduais aplicados. O programa oferece ajuda financeira de até R$ 35 mil para aquisição da casa própria, em parceria com as prefeituras. A iniciativa também viabilizou a entrega de 610 casas gratuitas para famílias em situação de vulnerabilidade dentro da modalidade Faixa Zero.

Moradora de Alto Paraguai, Leileane Aparecida da Costa foi uma das beneficiadas com a casa própria, pelo SER Família Habitação – Faixa zero. Cadeirante há mais de 11 anos, ela celebrou a conquista da casa adaptada, que representa um novo começo para sua família.

“Há mais de uma década enfrento dificuldades, mudando de casa em casa e pagando aluguel. Receber uma casa adaptada é algo que eu nunca imaginei viver. Moro com minha filha de 10 anos e agora temos um lar de verdade. É um sentimento que não cabe no peito. Sou muito grata à primeira-dama Virginia Mendes por esse olhar humano. Essa conquista muda completamente a nossa vida”, contou.

No combate à insegurança alimentar urbana e no atendimento à população em situação de rua, o SER Família Solidário também apresenta resultados relevantes. Foram servidas mais de 825 mil refeições a R$ 1 e mais de 404 mil marmitas para pessoas em situação de rua.

Além disso, mais de 165 mil filtros de barro foram distribuídos para a população em vulnerabilidade. O SER Família Inclusivo beneficiou mais de 2,5 mil famílias com a transferência de renda e a Central de Interpretação de LIBRAS teve mais de 551 pessoas formadas em LIBRAS, neste período. Os investimentos nessa frente somam R$ 3,8 milhões e R$ 14 milhões.

Em momentos de crise, calamidade ou agravamento da vulnerabilidade social, o SER Família teve papel decisivo. As ações incluem a entrega de mais de 575 mil cobertores, atendimento a mais de 6,1 mil beneficiados com o SER Família Idoso e concessão de mais de 15 mil benefícios pelo SER Família Indígena. Já o SER Família Emergencial beneficiou mais de 124 mil famílias e o SER Família Comunitário realizou mais de 24 ações. Neste eixo, o aporte de investimentos soma mais de R$ 219,6 milhões em frentes de assistência.

Mais iniciativas

Outras iniciativas vinculadas ao programa reforçam a capilaridade da política social em Mato Grosso. A Carteira do Autista já beneficiou 15 mil pessoas, ampliando acesso a direitos e atendimento prioritário. O Auxílio Repesca, por sua vez, somou R$ 26,5 milhões para atender mais de 2,1 mil pessoas.

As ações de fortalecimento dos vínculos familiares e comunitários também integram a estratégia do programa. Nesse eixo, foram contemplados 2.900 casais em ações como o Casamento Abençoado, além do sorteio de sete casas. O calendário de mobilização social inclui ainda iniciativas como o Dia do SER Família Criança, o Natal Abençoado do SER Família, o SER Família Fé e Vida, o Auto da Paixão de Cristo e o Arraiá da Cidadania, aproximando os serviços da população e ampliando o alcance das políticas públicas.

Destacando a relevância das ações sociais desenvolvidas pelo Governo de Mato Grosso, a biomédica Bruna Regina Arruda, enfatiza a importância de iniciativas que integrem cidadania e acesso a serviços públicos.

“Parabenizo a primeira-dama Virginia Mendes pela condução de ações que levam cidadania às famílias mato-grossenses. São iniciativas importantes, que ampliam o acesso a direitos e fortalecem a assistência à população que mais precisa”, disse.

No fortalecimento da rede de proteção, o Estado entregou 34 veículos para conselhos tutelares e também veículos para todos os 142 municípios, reforçando a estrutura de atendimento na ponta e a capacidade de resposta dos serviços públicos locais.

Outro dado que demonstra o fortalecimento da política social é o aumento do repasse aos municípios. O cofinanciamento da assistência social teve crescimento de 392,4%, passando de R$ 7,1 milhões, em 2019, para R$ 35,2 milhões, em 2026. No período, o montante total alcança R$ 136,8 milhões, reforçando o apoio do Estado às gestões municipais e à execução dos serviços socioassistenciais.

Além disso, foram ofertados 124 mil serviços de fortalecimento da cidadania em todos os municípios, com ações como Sine, Procon, reforma e construção de CRAS, Escola do SUAS e equipes itinerantes, ampliando o acesso da população a serviços essenciais e qualificando a rede de atendimento social.

Reconhecimentos e resultados

Os resultados desse conjunto de ações já se refletem em indicadores externos e na redução consistente da pobreza em Mato Grosso. Entre 2019 e 2024, o Estado retirou aproximadamente 309 mil pessoas da linha da pobreza, com queda no contingente de 792 mil para 484 mil pessoas no período.

Em 2024, Mato Grosso passou a registrar a 3ª menor taxa de pobreza do Brasil, entre 13,1% e 13,3%, ficando atrás apenas de Santa Catarina e Rio Grande do Sul. A extrema pobreza também apresentou redução, passando de 2,6% em 2023 para 1,6% em 2024, o menor índice da série histórica.

Esse desempenho acompanha outros reconhecimentos nacionais, como a posição de 2º estado menos desigual do país no ranking do Centro de Liderança Pública 2025 (CLP), e o 1º lugar do Centro-Oeste na 1ª edição do Prêmio Brasil Sem Fome, promovido pelo Governo Federal.

Os reconhecimentos reforçam que os investimentos em assistência, inclusão e cidadania têm produzido efeitos concretos na redução da fome e na ampliação de oportunidades.

Mais do que números, os dados revelam a presença do Estado onde a população mais precisa. Ao reunir transferência de renda, alimentação, moradia, qualificação, atendimento emergencial, proteção às mulheres e fortalecimento da rede socioassistencial, o SER Família se consolidou como uma política pública de grande alcance, com resultados objetivos na vida de milhares de mato-grossenses.

Fonte: Governo MT – MT

COMENTE ABAIXO:
Propaganda

Mato Grosso

Seduc alinha investimentos com de 17 municípios das regiões do Rio Teles Pires e Portal da Amazônia

Publicados

em

Representantes de 17 municípios das regiões do Rio Teles Pires e do Portal da Amazônia, se reuniram, nesta quarta-feira (24.6), no Palácio Paiaguás, em Cuiabá, para discutir demandas da educação pública com o Governo de Mato Grosso. A reunião faz parte do ciclo de 10 encontros regionais organizados pelo Estado para ouvir prefeitos, secretários municipais de Educação e equipes técnicas.

A iniciativa busca atualizar o diagnóstico das redes municipais e alinhar ações em áreas como a construção e reforma de escolas e creches, o transporte escolar, a aquisição de equipamentos e a implementação de programas pedagógicos, desenvolvidos em parceria com a Secretaria de Estado de Educação (Seduc-MT).

Na ocasião, os gestores municipais apresentaram demandas consideradas prioritárias para suas regiões, como a ampliação da oferta de vagas em creches, a melhoria da infraestrutura física das escolas e a renovação da frota de transporte escolar.

O governador Otaviano Pivetta convocou os prefeitos a reforçar a parceria já existente entre o Estado e os municípios. Segundo ele, a educação é a base de tudo e um povo sem ela não prospera. “Temos o Regime de Colaboração e vamos ampliá-lo ainda mais, de forma prática e sem burocracia”, disse.

Ele propôs que os municípios passassem a planejar, aprovar e executar as obras com recursos repassados pelo Estado. “Estamos recebendo as demandas que os gestores nos enviaram e esperamos que essa nova metodologia aqueça a economia das 142 cidades com a geração de empregos, aquisições no comércio local e, principalmente, que as obras atendam às reais necessidades de cada região”, destacou Otaviano Pivetta.

“Vamos continuar identificando as necessidades de cada município e atendendo às suas demandas com recursos suficientes para garantir que a educação pública continue oferecendo qualidade”, completou a secretária de Estado de Educação, Flávia Emanuelle Soares.

A secretária enfatizou que só em convênios, o Estado já liberou às duas regiões, no período 2020-2026, R$ 183,7 milhões que foram aplicados na construção de escolas e de quadras poliesportivas em 16 municípios. “Foram beneficiadas 39 escolas que atendem mais de 18 mil alunos”.

Flávia também enumerou R$ 144 milhões investidos em repasses para a aquisição de 170 ônibus escolares. Mais de R$ 39 milhões para construção e reformas em 15 creches de 9 municípios, além de investimentos em programas como o Alfabetiza MT, o Mais MT Muxirum, o Educa MT, o Mais Inglês, entre outros. Foram mais de R$ 270 milhões em cooperação técnica no período.

Na avaliação do presidente do Consórcio Intermunicipal do Vale do Rio Teles Pires e prefeito de Nova Monte Verde, Edmilson Marino dos Santos, o Estado tem feito muito e, nos últimos 7 anos, Mato Grosso evoluiu significativamente. “Vejo um momento ímpar, pois, temos a oportunidade de ser ouvidos e atendidos cara a cara”.

Sobre as ações da Seduc, o prefeito enalteceu programas como o Regime de Colaboração, obras de infraestrutura, formação de professores e a parte pedagógica. “Os ganhos com a parceria são incontáveis”, completou Edmilson dos Santos.

Opinião endossada pelo prefeito de Carlinda, Fernando de Oliveira Ribeiro. “O Regime de Colaboração foi importantíssimo para o nosso avanço nos índices de alfabetização. Carlinda era o último colocado na área de abrangência da Diretoria Regional de Educação. Estávamos, inclusive, bem distante do penúltimo lugar”, recorda.

Fernando disse que, em 2024, a rede municipal de Carlinda saltou para a segunda colocação e, em, 2025, todas as unidades do ensino fundamental passaram para o grupo das 10 primeiras colocadas.

“A parceria com a Seduc nos deixou entusiasmados. Nossos professores e até os alunos hoje tem uma visão diferenciada da educação. Eles sabem que educação é o futuro deles e que a educação vai dar a eles, além do status, também posição social lá na frente”, concluiu.

O ciclo de reuniões começou no dia 27 de maio, com os municípios da região Sul. No dia seguinte, participaram gestores das regiões do Consórcio Nascente do Pantanal e do Vale do Guaporé. Em 3 de junho, a agenda incluiu Cuiabá e Várzea Grande.

No dia 20, o encontro foi com os prefeitos dos vales do Rio Cuiabá e do Araguaia. A próxima reunião será com os gestores do Médio Araguaia, do Portal do Araguaia, do Alto Rio Paraguai e do Norte Araguaia, nesta quinta-feira (25).

Fonte: Governo MT – MT

COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

POLÍTICA

POLÍCIA

ESPORTES

ENTRETENIMENTO

MAIS LIDAS DA SEMANA