Várzea Grande
“VG Santo Peixe” leva 20 toneladas de pescado mais barato a seis pontos da cidade
Várzea Grande
Durante a Semana Santa, a Prefeitura de Várzea Grande realiza, entre os dias 1º e 3 de abril, mais uma edição do “VG Santo Peixe – proteína saudável ao alcance de todos”, com a venda de pescado a preços acessíveis em diferentes pontos da cidade.
A expectativa é comercializar cerca de 20 toneladas de peixe em seis pontos de venda distribuídos pela cidade — Prefeitura, Fiotão, Praça Áurea Brás, Avenida Filinto Müller, Praça do Jardim Glória II e Praça do Jardim Imperial, facilitando o acesso da população a produtos frescos e inspecionados. Na quinta-feira (2), a programação ganha um atrativo especial com a Feira da Família (FAM), em frente à Prefeitura, em edição comemorativa da Semana Santa.
O evento reúne empresas com certificação sanitária (SIF, SISE e SIM), garantindo procedência e qualidade do pescado comercializado. Entre as opções disponíveis, o consumidor encontrará variedade de cortes e preços:
– Tambatinga eviscerada e escamada: R$ 24,67/kg
– Tambatinga eviscerada, escamada e sem espinha: R$ 32,30/kg
– Tambatinga eviscerada, sem cabeça: R$ 36,15/kg
– Ventrecha de tambatinga: R$ 43,68/kg
– Pintado eviscerado com cabeça: R$ 41,86/kg
– Postas de pintado: R$ 47,98/kg
– Filé de pintado: R$ 63,82/kg
– Filé de tambaqui, tabatinga e tambacu: R$ 61,09/kg
Para o secretário de Meio Ambiente e Desenvolvimento Rural Sustentável, Ricardo Amorim, a iniciativa vai além da tradição. “Estamos falando de um programa que une cultura, saúde e desenvolvimento econômico. Garantimos alimento de qualidade na mesa das famílias e, ao mesmo tempo, fortalecemos os produtores e toda a cadeia do pescado no município”, afirma.
A médica veterinária Kelly Enciso destaca os benefícios nutricionais do peixe, especialmente neste período. “O pescado é uma proteína nobre, de fácil digestão e rica em ômega-3, vitaminas e minerais essenciais. É uma escolha inteligente para quem busca uma alimentação equilibrada, contribuindo para a saúde do coração e o bem-estar geral”, explica.
Galeria de Fotos (2 fotos)
Várzea Grande
Capacitação do TCE fortalece controle social e planejamento da saúde em Várzea Grande
Representantes do Conselho Municipal de Saúde de Várzea Grande e servidores da equipe de Planejamento da Secretaria Municipal de Saúde (SMS/VG) participaram da “Capacitação para o Fortalecimento do Controle na Saúde: Governança e Monitoramento dos Planos”, promovida pelo Tribunal de Contas de Mato Grosso (TCE-MT). O evento teve início na terça-feira (23) e foi encerrado nesta quinta-feira (25).
Realizado pela Comissão Permanente de Saúde, Previdência e Assistência Social (Copspas), o encontro reuniu representantes dos 142 municípios mato-grossenses com o objetivo de qualificar a atuação dos Conselhos Municipais de Saúde e fortalecer o controle social no Sistema Único de Saúde (SUS).
A capacitação ocorre em um momento estratégico, considerando que os municípios estão em fase de elaboração e discussão das Conferências Municipais de Saúde, evento fundamental para o planejamento e a definição das ações e prioridades da saúde pública.
A secretária municipal de Saúde de Várzea Grande, Valéria Nogueira, esteve presente na abertura do evento, prestigiando a iniciativa e reforçando o compromisso da gestão municipal com o fortalecimento da governança e da participação social no SUS.
Para a secretária, investir na qualificação técnica dos profissionais e conselheiros é essencial para aprimorar a gestão pública em saúde e representa uma ação estratégica da atual administração municipal.
“Fortalecer o controle social é fortalecer o próprio SUS. A participação ativa dos conselhos, aliada a um planejamento bem estruturado, garante maior transparência, eficiência na aplicação dos recursos e, principalmente, políticas públicas mais alinhadas às necessidades reais da população. Parabenizo o Tribunal de Contas pela iniciativa e nossos servidores e conselheiros pelo compromisso com a melhoria contínua da saúde em Várzea Grande”, destacou Valéria Nogueira.
A coordenadora técnica de Planejamento Estratégico da SMS/VG, Daniella Macieski, destacou a importância da participação conjunta entre gestão e controle social.
“Essa capacitação fortalece o processo de planejamento em saúde, principalmente ao aproximar ainda mais a gestão e o Conselho Municipal de Saúde. O planejamento precisa ser construído de forma participativa, considerando as necessidades reais da população e garantindo o acompanhamento contínuo das metas e dos resultados. Várzea Grande avança quando trabalha de maneira integrada”, ressaltou.
Para o presidente do Conselho Municipal de Saúde de Várzea Grande, Joilson Ruas, a qualificação representa um importante instrumento para ampliar o protagonismo dos conselheiros municipais.
“Os conselhos exercem um papel essencial na fiscalização e no acompanhamento das políticas públicas de saúde. Participar de uma capacitação como esta amplia nosso conhecimento e fortalece nossa atuação junto à sociedade, garantindo maior transparência e eficiência na aplicação dos recursos públicos”, afirmou.
Durante a abertura do evento, o presidente da Copspas e corregedor-geral do TCE-MT, conselheiro Guilherme Antonio Maluf, enfatizou que o Plano Municipal de Saúde deve ser encarado como um instrumento efetivo de gestão.
“O Plano Municipal de Saúde não pode ser apenas um documento formal. Ele precisa refletir a realidade local, orientar prioridades, estabelecer metas e permitir o monitoramento contínuo dos resultados”, pontuou.
PROGRAMAÇÃO – Ao longo dos três dias de capacitação, os participantes tiveram acesso a palestras e nove módulos temáticos ministrados por especialistas em transparência, controle social, governança e planejamento em saúde.
A iniciativa reforça o compromisso da Secretaria Municipal de Saúde de Várzea Grande com a qualificação permanente de seus profissionais e com o fortalecimento dos mecanismos de participação social, fundamentais para a construção de uma saúde pública cada vez mais eficiente, transparente e alinhada às necessidades da população.
Galeria de Fotos (8 fotos)
-
Saúde6 dias atrásSintomas da doença falciforme vão além da anemia; saiba mais
-
Cultura6 dias atrásProjeto leva cultura popular para cidades pernambucanas
-
Saúde7 dias atrásPrograma de atenção domiciliar amplia cuidado aos idosos no país
-
Saúde5 dias atrásMinistério da Saúde começa a vacinar crianças com a Pneumo 20
-
Entretenimento6 dias atrásLucy Ramos revela sexo do segundo bebê e celebra crescimento da família: ‘Felicidade’
-
Entretenimento5 dias atrásSuzanna Freitas celebra primeiro imóvel presenteado pelos pais: ‘Nem acredito’
-
Entretenimento7 dias atrásKarina Lucco celebra avanço no tratamento contra alopecia e comemora: ‘Renovar’
-
Saúde6 dias atrásCacique Raoni é transferido de Mato Grosso para São Paulo
