Mato Grosso
Governo de Mato Grosso entrega reforma de escola no bairro São Gonçalo e reforça educação em Cuiabá
Mato Grosso
O Governo de Mato Grosso entregou, na noite desta quarta-feira (25.3), a reforma e ampliação da Escola Estadual Historiador Rubens de Mendonça, no bairro São Gonçalo, em Cuiabá. A unidade faz parte do pacote de investimentos do Estado na modernização da Rede Estadual de Ensino na Capital.
A escola, que tem capacidade para atender 385 alunos por turno, recebeu um aporte de R$ 11,8 milhões e conta com 11 salas de aula, refeitório, vestiários, reconstrução do bloco administrativo e da quadra poliesportiva, além da criação de novas áreas de convivência.
O governador Mauro Mendes, acompanhado da primeira-dama Virginia Mendes, afirmou que a entrega da reforma é muito mais do que uma obra. “Existe uma revolução tecnológica, pedagógica e de incentivo que mostra o quanto nossa educação está melhorando. Essa energia da educação tem contagiado professores e alunos. Por isso, a educação tem melhorado, saindo do 22º colocado para estar entre as dez melhores do país”, destacou.
A nova estrutura também foi aprovada pela direção da unidade, estudantes e professores, que apontam mudanças positivas no dia a dia da comunidade escolar.
O diretor Hugo Honório destacou que a nova estrutura representa a realização de um sonho coletivo da comunidade escolar, após anos de espera e dedicação. Para ele, o investimento realizado garante melhores condições de ensino, com espaços mais adequados, ampliando as oportunidades para estudantes e profissionais da educação.
“Hoje, não estamos apenas inaugurando um prédio; estamos celebrando a realização de um sonho coletivo, construído com esperança, trabalho e perseverança. Essa conquista não é individual, é de todos que acreditaram e contribuíram para que esse momento se tornasse realidade”, disse.
A estudante e presidente do Grêmio Estudantil da escola, Ludmilla Cristina Lima, de 13 anos, avaliou que a nova estrutura da escola trouxe mudanças significativas para o ambiente de aprendizagem. Segundo ela, o espaço anterior apresentava limitações que impactavam o desempenho dos alunos, enquanto a nova realidade oferece mais organização, segurança e melhores condições de estudo.
“Hoje, está tudo mais organizado, os professores explicam bem e a gente também tem apoio com uso do Chromebook e de plataformas de estudo, o que ajuda bastante. Para mim, a escola está muito melhor e a gente está aprendendo mais. Estou feliz de estudar aqui”, destacou.
Para o estudante Marcos Vinícius Vital, de 14 anos, a nova estrutura da escola tem contribuído diretamente para a melhoria do seu aprendizado. “Meu aprendizado melhorou muito em comparação com outras escolas em que já estudei porque aqui os professores são qualificados e usam bem as plataformas. Sou atleta e também curti muito a quadra coberta. Isso contribui para que o treinamento seja melhor”, afirmou.
A professora de Educação Física, Rose Ribeiro, afirmou que a nova estrutura da escola levou mais motivação para todos, especialmente em comparação ao antigo espaço. Segundo ela, o ambiente renovado despertou o interesse dos estudantes, que hoje demonstram mais orgulho da escola e até incentivam outros colegas a se matricularem.
“A estrutura antiga desmotivava muito os alunos, mas hoje é diferente, eles gostam de estar aqui, admiram o espaço. A tecnologia também tem ajudado bastante nas aulas. Desenvolvo, por exemplo, um projeto de xadrez, em que eles também podem jogar online, o que aumenta o interesse. As aulas ficaram mais dinâmicas e conseguimos aproveitar muito melhor o aprendizado”, afirmou.
O secretário de Estado de Educação, Alan Porto, destacou que a nova estrutura da escola representa mais do que uma melhoria física, sendo um investimento direto no futuro dos estudantes e na qualidade da educação pública. Segundo ele, o espaço oferece dignidade, amplia oportunidades e contribui para o desenvolvimento dos estudantes.
Ele ressaltou, ainda, que a educação tem o poder de transformar vidas e que cada estudante pode alcançar seus objetivos por meio do aprendizado. “Não deixem de sonhar. Essa escola traz dignidade e oportunidades para todos vocês. Aproveitem o presente e construam o futuro, porque é por meio da educação que vocês vão transformar a própria vida”, completou.
Investimentos na educação da capital
Na última sexta-feira (20.3), o Governo do Estado destinou cerca de R$ 180 milhões para a educação da capital. Entre os principais investimentos anunciados para a educação está a construção de sete novos Colégios Estaduais Integrados (CEIs).
Os investimentos previstos para a Educação em Cuiabá contemplam a construção do CEI Heliodoro Capistrano, com aporte de R$ 23,3 milhões; do CEI Bairro Nico Baracat, com R$ 22,1 milhões; CEI Zélia Costa, com R$ 24 milhões; CEI Santos Dumont, com R$ 21,1 milhões; CEI Bairro Paiaguás, com R$ 22,1 milhões; e do CEI José de Mesquita, com R$ 21,1 milhões.
Também estão previstos R$ 15 milhões para a reconstrução da EE Francisco Alexandre Ferreira Mendes; R$ 3,2 milhões para a reforma e ampliação da EE Senador Azeredo; R$ 8,9 milhões para a EE Leônidas Antero de Matos; R$ 12 milhões para a EE Antônio C. Neto; R$ 1,45 milhão para a quadra poliesportiva da mesma escola; R$ 4,1 milhões para a retomada da Creche CMEI Bela Vista; e R$ 858,2 mil para a entrega de dois ônibus escolares.
Fonte: Governo MT – MT
Mato Grosso
Especialistas debatem desafios e estratégias para redução dos acidentes de trânsito durante o Conesv
Especialistas de diferentes áreas participaram dos painéis técnicos do 2º Congresso Nacional de Emergência e Segurança Viária (Conesv), realizado nesta quarta e quinta-feira (24 e 25.6), no Parque Novo Mato Grosso, em Cuiabá. As discussões abordaram temas relacionados à prevenção de acidentes, redução da mortalidade no trânsito, inovação tecnológica e fortalecimento das ações integradas de resposta às emergências.
A programação reuniu representantes de órgãos públicos, instituições de segurança, concessionárias, profissionais da saúde e especialistas que atuam diretamente na formulação de políticas públicas e no atendimento às ocorrências de trânsito. Ao longo dos debates, foram apresentadas experiências, estudos e estratégias voltadas ao aperfeiçoamento da segurança viária e à redução dos impactos causados pelos acidentes.
Entre os temas discutidos estiveram a integração operacional entre instituições que atuam nas rodovias brasileiras, os desafios impostos pelas novas tecnologias automotivas, como veículos elétricos e híbridos, o panorama da mortalidade no trânsito e os caminhos para o fortalecimento das metas estabelecidas pelo Plano Nacional de Redução de Mortes e Lesões no Trânsito (PNATRANS).
O coordenador técnico do Conesv, major BM Rivaldo Miranda de Andrade, destacou que os painéis promovem discussões entre gestores e representantes de diferentes instituições sobre temas relevantes para a segurança viária e a resposta às emergências.
“Os acidentes de trânsito representam hoje a segunda principal causa de mortes por causas externas no Brasil. Por isso, este evento tem a finalidade de reunir as instituições e os profissionais que atuam na linha de frente da resposta às emergências nas vias brasileiras. Temos painéis de discussão que reúnem gestores e representantes de diferentes instituições para debater temas relevantes relacionados ao trânsito. A programação também conta com simulados operacionais, desafios técnicos e cursos de capacitação voltados à temática das emergências e da segurança no trânsito brasileiro”, destacou.
Um dos painelistas do congresso, o diretor de Assuntos Regulatórios da Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores (Anfavea), Gilberto Martins, falou sobre os avanços tecnológicos da indústria automotiva e os desafios relacionados à regulamentação e à segurança veicular.
“Estamos passando por um momento de grandes transformações, principalmente quando falamos da transição da motorização para a eletrificação. A Anfavea tem trabalhado junto ao governo para avançar na regulamentação, seja em relação aos itens obrigatórios nos veículos, seja nos programas automotivos e nas regras de comercialização. Também temos avançado nas tecnologias de segurança, cada vez mais voltadas à automação e à inteligência artificial”, explicou.
Entre os participantes internacionais do congresso, o argentino Marcelo Radrizzani destacou a importância da cooperação entre os países e da troca de experiências para o fortalecimento das ações voltadas à segurança viária e ao atendimento de emergências.
“A cooperação internacional é muito importante para a segurança viária e para fortalecer a união entre os países. Iniciativas como esta permitem o intercâmbio de experiências e conhecimentos, principalmente entre os países latino-americanos. Viemos da Argentina com três bombeiros especializados em resgate veicular para aprender com as experiências dos outros participantes e também compartilhar os conhecimentos e os casos reais que vivenciamos em nosso país”, afirmou.
O Conesv segue até esta sexta-feira (26) com palestras, cursos, treinamentos práticos, simulados e competições técnicas, reunindo profissionais de diferentes regiões do país para o compartilhamento de experiências e o aperfeiçoamento das ações voltadas à preservação da vida no trânsito.
Fonte: Governo MT – MT
-
Saúde6 dias atrásSintomas da doença falciforme vão além da anemia; saiba mais
-
Saúde7 dias atrásPrograma de atenção domiciliar amplia cuidado aos idosos no país
-
Cultura6 dias atrásProjeto leva cultura popular para cidades pernambucanas
-
Saúde5 dias atrásMinistério da Saúde começa a vacinar crianças com a Pneumo 20
-
Entretenimento6 dias atrásLucy Ramos revela sexo do segundo bebê e celebra crescimento da família: ‘Felicidade’
-
Entretenimento5 dias atrásSuzanna Freitas celebra primeiro imóvel presenteado pelos pais: ‘Nem acredito’
-
Entretenimento7 dias atrásKarina Lucco celebra avanço no tratamento contra alopecia e comemora: ‘Renovar’
-
Entretenimento6 dias atrásGabriela Versiani celebra três anos de relacionamento e se declara para cantor
