Sorriso
Junto ao titular da Sintra, prefeito apresenta o planejamento de obras até 2027
Sorriso
“Uma oportunidade para podermos dialogar, avançar e, juntos, somar forças para melhorar a infraestrutura e a mobilidade de Sorriso, tanto no campo, quanto na cidade”, declarou o prefeito Alei Fernandes sobre a reunião realizada na manhã de terça-feira (24 de março), na sede da Secretaria de Infraestrutura, Transporte e Saneamento (Sintra), para apresentar, aos vereadores, o planejamento da pasta para este e o próximo ano.
Para o titular da Sintra, Milton Geller, poder conversar com os vereadores sobre as obras em andamento, bem como sobre as que ainda estão em fase de projeção, é de fundamental importância para o Município. “O vereador é peça-chave para a democracia, pois é ele que ajuda a trazer as demandas da população, acompanha e fiscaliza nosso trabalho, portanto, abrir as portas para recebe-los é muito mais que uma obrigação, é uma alegria, pois assim podemos ter reforço para buscar recursos, firmar parcerias e conseguir tirar do papel muitos projetos estruturantes para Sorriso”.
Durante a reunião, Geller pode apresentar ao grupo de edis o que já foi executado em 2025, o que está sendo feito este ano e o que deve ser trabalhado em 2027.
Os investimentos devem superar R$ 120 milhões em recursos próprios. Além deste montante, também é estimada a utilização de R$ 29 milhões por meio de parcerias público-privadas e quase R$ 98 milhões em ações junto ao Governo do Estado.
Para este intervalo de tempo, estão em execução e “no forno” duas dezenas de ações, com foco, principalmente, em modernizar a drenagem e trazer mais fluidez ao tráfego, criando rotas alternativas com vistas a melhorar a mobilidade e ofertar mais segurança a quem trafega pelo Município.
Entre as ações que já estão sendo realizadas, a interligação da Avenida Noêmia Dalmolin à MT-560, a impermeabilização do Parque Municipal Vila Bela – Ângelo Vigolo | Lago da Zona Leste, e a construção de estacionamento na Área Verde Central. A instalação de infraestrutura no Parque Tecnológico Luiz Girolleti também deve se concretizar em breve.
As ações devem ser realizadas tanto com equipes “prata da casa” quanto por empresas terceirizadas, de forma a dinamizar o processo e permitir a atuação em diversas frentes.
Devem ser iniciadas ainda neste ano as obras de pavimentação e drenagem da Rua Ayrton Senna, e, em outro ponto da cidade, também a pavimentação e a drenagem de todo o estacionamento da Arena Sorriso.
Estão em fase de licitação as obras de pavimentação e drenagem do estacionamento no entorno do Paço Municipal; e a drenagem das ruas Maranhão e Palmares, no trecho compreendido entre os bairros São Mateus, São Domingos e Boa Esperança I e II.
Para facilitar o trabalho das equipes, dinamizar processos e economizar recursos, também deve se tornar realidade uma base de abastecimento de combustível na Sintra.
“Temos também projetos para melhorar vários pontos da cidade, trazendo bem-estar à nossa população e tornando nossa cidade cada vez melhor para se investir, desenvolver e, o mais importante, boa para se viver”, complementou o prefeito.
Entre as ações que estão sendo projetadas, está a revitalização da fachada, muros e construção de calçadas no Cemitério Municipal José Maria Pinheiro de Oliveira.
Também nesta lista de projeções, a extensão da Avenida Jaime Barrichello, na Zona Leste; e, em outro extremo, na Zona Oeste, o prolongamento em mais quatro quilômetros, da Natalino João Brescansin. A dinamização do trânsito também deve aumentar com a extensão da Avenida Curitiba aos fundos do Rota do Sol, de forma a interligá-la à BR-163; bem como a pavimentação e drenagem da Lupicínio Rodrigues, permitindo sua interligação à Rua Sebastiana Muller Pimentel.
Outro ponto que está na mira para garantir mais fluidez ao tráfego, mas somente para 2027, é a interligação das avenidas Rio Grande do Sul e João Batista Francio.
Para trazer mais conforto e segurança a quem vai e vem pelas estradas vicinais, estão em projeto a pavimentação de trechos em várias regiões, como a Vale do Verde (19,5 quilômetros), a Bedin-Jatobá (26,5 quilômetros), a Camicia (6,3 quilômetros) e a construção de uma ponte de concreto sobre o Rio Celeste, na Estrada Pau Oco.
Melhorar a drenagem, principalmente do eixo central, continua como prioridade para a Prefeitura, tanto que está sendo projetada a substituição da drenagem da Tancredo Neves, utilizando Polietileno de Alta Densidade (PEAD) e fazendo sua extensão até o Córrego Central.
“São ações já apresentadas em nosso Plano Plurianual, demandadas por nossa população e necessárias para que possamos seguir nos trilhos do desenvolvimento sustentável”, pontua Milton, lembrando que a Sintra segue à disposição, não apenas dos vereadores, mas de toda a população de Sorriso.
“Além de todo este planejamento, seguimos também com as ações de manutenção de nossa cidade e nossas estradas”, ratificou o gestor, acrescentando para entrar em contato diretamente com a pasta é possível acionar, via Whats App, o 66 9690 1823.
Sorriso
Prefeitura dá início à terceira rodada da coleta de resíduos sólidos
Jogar lixo em locais públicos é crime ambiental com base na Lei nº 9.605/1998 (Lei de Crimes Ambientais), especificamente o Art. 54, que prevê reclusão de um a quatro anos e multa para quem causar poluição que possa causar danos à saúde humana.
Isso mesmo: colocar resíduos (seja lixo, folhas ou recicláveis) em locais inadequados pode doer no bolso. Pois é, o chamado “descarte irregular de resíduos” pode render, no mínimo uma multa de 30 VRFs (Valor de Referência Fiscal), o que corresponde a R$ 3.721,50.
Na semana passada, mais um exemplo de irresponsabilidade no descarte de resíduos foi flagrado no Bairro Serra Dourada. Uma equipe do Núcleo Integrado de Fiscalização (NIF) compareceu ao local para identificar e responsabilizar os responsáveis – ou melhor, irresponsáveis – pelo ato.
Para além desta ação, equipes da Secretaria de Infraestrutura, Transporte e Saneamento (Sintra), também terão de interromper a rotina de trabalho para fazer a coleta e a destinação correta de resíduos. “Nós temos um calendário de coleta de resíduos sólidos que está acessível a toda a população e deve ser cumprido, dado que não é somente uma questão de limpeza urbana, mas igualmente de saúde pública”, afirma o titular da pasta, Milton Geller.
Inclusive, a partir da próxima semana (22 de junho), tem início a terceira rodada da coleta de resíduos sólidos. “Nossas equipes já passaram por duas vezes em todos os oito setores em que a cidade está organizada e agora, seguimos contando com o apoio da comunidade para colocar os resíduos para coleta no período correto, uma semana antes de as equipes passarem para o recolhimento”, completa o secretário.
Arquivo digital
Ah, mas toda vez que você precisar conferir o dia da coleta vai ser necessário acessar o site da Prefeitura? Não. Você pode baixar o arquivo e deixar no seu celular, pode imprimir e afixar na geladeira ou colocar naquela gaveta onde “quase sempre” você acha de “quase tudo”.
Para não haver dúvida sobre o que pode e o que não pode ser destinado na coleta de resíduos volumosos, preste atenção:
O que é recolhido?
Com a coleta de resíduos volumosos, a Prefeitura recolhe móveis e eletrodomésticos velhos e inservíveis; assim como restos da limpeza de jardins (folhas e restos vegetais que podem servir como criadouro de insetos e animais peçonhentos, como a grama quando é cortada).
O que não é coletado?
Galhos maiores, resultado de podas, devem ser levados pelo próprio morador até o Depósito Municipal de Entulhos (DME). Restos de construção civil também não são coletados em casa e devem ser recolhidos por empresas especializadas nesta coleta. Se for pouco volume, o próprio morador pode levar os resíduos de construção ao DME, que funciona todos os dias da semana (inclusive aos fins de semana), das 6h às 18h.
Resíduos industriais não são recolhidos de forma alguma e devem ter uma destinação específica.
Confira aqui como funciona cada coleta:
Tá confundindo as coletas? Estas informações aqui podem te ajudar:
Coleta de Resíduos Volumosos: É esta do calendário. Nesta modalidade, feita, mais ou menos, a cada dois meses, de acordo com calendário específico, são retirados itens como eletrodomésticos velhos e inservíveis e os resíduos sólidos provenientes da limpeza de jardim.
Coleta Seletiva: É a coleta do que não é lixo e pode ter vida nova na indústria. São os chamados materiais recicláveis, como papel, papelão, plástico, alumínio (e outros metais), e isopor. Esta coleta é feita uma vez por semana, de acordo com calendário que está um tantinho mais abaixo.
Coleta de lixo doméstico: Esta é a coleta do lixo em si, que leva para o aterro sanitário os resíduos como restos de alimentos e dejetos.
Dúvidas
Tem dúvidas sobre as coletas? Acione o Eco Sorriso pelo 66 99603-7730. Outra opção é falar com a Sintra pelo 66 99690-1823.
-
Saúde5 dias atrásSintomas da doença falciforme vão além da anemia; saiba mais
-
Rondonópolis7 dias atrásRondonópolis realiza conferência e fortalece ações com a primeiríssima infância
-
Saúde7 dias atrásBrasil teve 120 mil mortes associadas a ondas de calor em 20 anos
-
Entretenimento7 dias atrásJesus Luz celebra aniversário da namorada Rafa com declaração apaixonada na web
-
Saúde6 dias atrásPrograma de atenção domiciliar amplia cuidado aos idosos no país
-
Entretenimento7 dias atrásPaolla Oliveira registra viagem pela China e declara: ‘Encantada com a experiência’
-
Entretenimento5 dias atrásLucy Ramos revela sexo do segundo bebê e celebra crescimento da família: ‘Felicidade’
-
Entretenimento6 dias atrásSusana Werner inicia transformação física e compartilha nova rotina de saúde com fãs
