Política
Membros do Rotary Club são homenageados em sessão especial
Política
A Assembleia Legislativa de Mato Grosso (ALMT) realizou, na noite desta segunda-feira (24), sessão especial para homenagear integrantes do Distrito 4440 do Rotary International. A solenidade foi requerida pelo deputado Gilberto Cattani (PL).
Ao todo, 93 representantes receberam moções de aplausos. Entre os homenageados estão governadores, presidentes de clubes, dirigentes do Rotaract, que reúne jovens a partir de 18 anos para propor soluções inovadoras para os desafios atuais da sociedade, representantes da Associação Casa da Amizade e parceiros institucionais que colaboram com as ações sociais do Rotary em Mato Grosso.
Criado em 1990, após a divisão do antigo Distrito 447, o Distrito 4440 passou a abranger exclusivamente o estado de Mato Grosso. Atualmente, reúne mais de 2 mil integrantes, distribuídos em 101 Rotary Clubs presentes em mais de 70 municípios.
O distrito coordena iniciativas desenvolvidas pelos clubes locais e atua em sete áreas de enfoque: paz e prevenção de conflitos; prevenção e tratamento de doenças; água e saneamento; saúde materno-infantil; educação e alfabetização; desenvolvimento econômico comunitário; e meio ambiente, com projetos voltados ao fortalecimento das comunidades.
Em seu pronunciamento, o deputado Gilberto Cattani destacou a importância do trabalho voluntário dos rotarianos e o impacto das iniciativas desenvolvidas em Mato Grosso. “O Rotary está presente em mais de 70 municípios mato-grossenses. Nós não temos estrutura nem pessoal para ajudar pessoas em todo o estado. Por meio da parceria com o Rotary, destinamos emendas parlamentares e eles fazem a distribuição dos benefícios à sociedade de forma voluntária”, declarou.
Ivonei Gilson Resmini, governador do Distrito 4440, afirmou que a homenagem reforça o compromisso do Rotary com as comunidades mato-grossenses e explicou que a entidade atua de forma integrada com parceiros em todo o estado. “Hoje o Distrito 4440 contempla 93 clubes e 1.840 associados, fortalecendo ações e projetos nas comunidades de todo o estado de Mato Grosso”, acrescentou.
Uma das homenageadas da noite, Elci Maria Dalmolin, presidente do Rotary Club de Cuiabá, enfatizou a relevância do reconhecimento do trabalho desenvolvido pelo Rotary por parte do poder público. “No último semestre nós atendemos mais de 100 pessoas por meio do Banco Ortopédico, com a entrega de cadeiras de rodas, cadeiras de banho, muletas e andadores. Esse trabalho também conta com apoio de emenda parlamentar destinada à Região 1, o que nos ajuda a atender quem mais precisa”, frisou.
Além do empréstimo e doação de equipamentos a pessoas que possuem dificuldades de locomoção, a dirigente destacou ainda a realização do Rotary Day, ação social por meio da qual são ofertados serviços gratuitos à comunidade.
Valdete Arnaut Antiqueira, que está à frente do Rotary de Várzea Grande Aeroporto, afirmou que o reconhecimento motiva os voluntários a dar continuidade aos trabalhos. “Isso nos mostra que não estamos sozinhos, que a Assembleia Legislativa nos dá apoio, reconhece o nosso trabalho e está sempre de portas abertas. Já estivemos aqui outras vezes e conseguimos apoio, então nós só temos a agradecer”, ressaltou.
Lucí Grzybowski de Oliveira, presidente da Associação Casa da Amizade de Várzea Grande Aeroporto, informou que a entidade está presente em diversos municípios do estado e atua em parceria com o Rotary Club. “A Associação Casa da Amizade se envolve com vários projetos, principalmente em assistência às pessoas que mais precisam”, acrescentou.
Fonte: ALMT – MT
Política
Deputado Valdir Barranco apresenta projeto que cria Fundo Estadual de Saúde Mental
O deputado estadual Valdir Barranco (PT) apresentou, na Assembleia Legislativa de Mato Grosso (ALMT), o Projeto de Lei nº 533/2026, que institui o Fundo Estadual de Saúde Mental em Mato Grosso. A proposta tem como objetivo garantir recursos permanentes para o financiamento de políticas públicas voltadas à promoção, prevenção e cuidado em saúde mental em todo o estado.
De acordo com o texto do projeto, o fundo será destinado ao custeio de ações estratégicas na área, incluindo a implantação e manutenção de serviços especializados, capacitação de profissionais, financiamento de projetos municipais, campanhas educativas e aquisição de equipamentos e insumos.
Para o parlamentar, o fortalecimento da rede de atenção psicossocial exige investimento contínuo e planejamento de longo prazo. “A saúde mental deixou de ser um tema secundário. Hoje, milhares de famílias convivem diariamente com ansiedade, depressão, sofrimento psíquico e dependência química sem acesso adequado ao atendimento público. Não podemos tratar essa crise com improviso ou ações temporárias. O Estado precisa assumir a responsabilidade de garantir financiamento permanente para cuidar das pessoas”, afirmou Barranco.
O projeto estabelece que os recursos do fundo poderão ser provenientes de dotações orçamentárias do Estado, transferências da União, convênios, parcerias institucionais, doações e outras receitas vinculadas. A proposta também determina que os recursos sejam geridos pelo órgão estadual competente, com mecanismos de transparência e prestação de contas.
Segundo Barranco, a criação de um fundo específico permitirá maior estabilidade administrativa e evitará a interrupção de programas essenciais. “Quando não existe orçamento garantido, quem sofre é a população mais vulnerável. A criação do Fundo Estadual de Saúde Mental significa dar segurança financeira para ampliar serviços, fortalecer os municípios e garantir continuidade às políticas públicas. Saúde mental não pode depender da sobra do orçamento”, destacou o deputado.
Dados da Organização Mundial da Saúde (OMS) apontam que os transtornos mentais estão entre as principais causas de incapacidade no mundo. No Brasil, índices de ansiedade e depressão cresceram significativamente nos últimos anos, ampliando a demanda por atendimento psicológico e psiquiátrico na rede pública.
Barranco defende que Mato Grosso precisa avançar na estruturação de uma política estadual sólida e permanente para enfrentar o problema. “Estamos falando de uma política pública que salva vidas. Precisamos ampliar o acesso ao cuidado psicológico, fortalecer os CAPS, investir em prevenção e oferecer suporte principalmente à juventude, aos trabalhadores e às pessoas em situação de vulnerabilidade. Esse fundo representa um passo decisivo para transformar a saúde mental em prioridade real dentro do orçamento do Estado”, concluiu.
A proposta, apresentada no início de maio, está agora sob análise da Comissão de Trabalho, Administração e Serviço Público.
Fonte: ALMT – MT
-
Saúde5 dias atrásSintomas da doença falciforme vão além da anemia; saiba mais
-
Rondonópolis7 dias atrásRondonópolis realiza conferência e fortalece ações com a primeiríssima infância
-
Saúde7 dias atrásBrasil teve 120 mil mortes associadas a ondas de calor em 20 anos
-
Entretenimento7 dias atrásJesus Luz celebra aniversário da namorada Rafa com declaração apaixonada na web
-
Saúde6 dias atrásPrograma de atenção domiciliar amplia cuidado aos idosos no país
-
Entretenimento5 dias atrásLucy Ramos revela sexo do segundo bebê e celebra crescimento da família: ‘Felicidade’
-
Entretenimento6 dias atrásSusana Werner inicia transformação física e compartilha nova rotina de saúde com fãs
-
Cultura6 dias atrásGoiânia e Anápolis recebem 12ª edição do Digo Festival
