Pesquisar
Close this search box.

Cultura

Furtos e agressões têm queda de 50% no Carnaval de BH

Publicado em

Cultura

A Guarda Municipal de Belo Horizonte divulgou nesta terça-feira um balanço parcial das ocorrências e registros durante o Carnaval. Conforme a instituição, houve um aumento de meio por cento nos números gerais das ocorrências em comparação ao Carnaval de 2025. Segundo o comandante da Guarda Civil, Júlio César Freitas, apesar da leve alta nos registros gerais, houve redução nos crimes mais graves.

 “Dados muito interessantes com a redução de 50% nos casos de vias de fato, lesão corporal. A gente tem também redução de 50% no crime de furto, né, registrado no mesmo, comparando o mesmo período do ano passado, né? Redução de 100% de importunação sexual. Isso se dá, né, a todo o trabalho preventivo que a Guarda Municipal vem fazendo, eh, de abordagens ao bloco, abordagens às pessoas, né? Foram mais de 15 mil abordagens preventivas, né?”

 Mesmo com a redução de registros, 18 pessoas foram detidas desde a sexta-feira, afirma o comandante.

 “A gente teve um aumento de 50%, né, na condução de presos, num número de 18 até o momento. Foram 18 pessoas conduzidas até a autoridade policial. Eh, crimes como desacato verbal, vias de fato, né? Então assim, crimes comuns do dia a dia, que essa acaba acontecendo essa desinteligência, mas comprometendo a segurança de outras pessoas. E uma vez comprometendo essa segurança, nos cabe tomar providência que é levar até a autoridade policial, que é o… que é o órgão competente para dar andamento à ocorrência.”

: Ainda de acordo com a Guarda Civil Municipal, as ações de segurança do Carnaval continuam até o próximo domingo, dia 22, quando a folia será oficialmente encerrada na cidade. 


Fonte: EBC Cultura

COMENTE ABAIXO:
Propaganda

Cultura

Emílio Goeldi: programação focada no meio ambiente vai até dia 28

Publicados

em

As comemorações pelo Dia Mundial do Meio Ambiente continuam no Museu Paraense Emílio Goeldi. A programação reúne atividades presenciais e virtuais voltadas para diferentes públicos e segue até o dia 28 de junho. Segundo o coordenador de museologia do museu, Emanuel Júnior, a proposta deste ano foi ampliar as ações para além da data oficial celebrada no dia 5 de junho.

“O Goeldi pensou numa agenda que extrapola essa única data e deve se estender então até o final do mês de junho. A gente vai ter trilhas, gente vai ter debates…”

Entre as atividades previstas está uma oficina de história em quadrinhos marcada para o dia 27 de junho.

“uma oficina super legal, super divertida, voltada para o público infantil”. 

O desenhista Luís Cláudio Martins Negrão é o responsável pela atividade.

“Não precisa saber desenhar.  Basta a própria habilidade de cada um. Mostrar o que é o quadrinho, como se constrói o personagem, como criar personagens com referências aos mitos, às lendas, à natureza”.

A programação também inclui o lançamento do PaleoAmazon, projeto voltado para divulgação de pesquisas sobre a história natural da Amazônia. A pesquisadora Maria Inês Feijó destaca a importância da iniciativa para aproximar a ciência da população.

“O site PaleoAmazon foi criado na intenção de divulgar o acervo de paleontologia do Museu Paraense Emílio Goeldi. As atividades que a gente desenvolve dentro deste acervo mas, principalmente, o trabalho que estamos fazendo com os fósseis em 3D da coleção de tipos do acervo”.

As atividades do Ciclo Especial do Meio Ambiente do Museu Emílio Goeldi seguem até o próximo dia 28 de junho, com ações gratuitas voltadas para educação, ciência e preservação ambiental.


Fonte: EBC Cultura

COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

POLÍTICA

POLÍCIA

ESPORTES

ENTRETENIMENTO

MAIS LIDAS DA SEMANA