Cuiabá
Prefeitura de Cuiabá realiza mutirão de limpeza em 12 pontos da capital nesta semana
Cuiabá
A Prefeitura de Cuiabá, por meio da Empresa Cuiabana de Zeladoria e Serviços Urbanos (Limpurb), realiza, ao longo desta semana, um grande mutirão de limpeza em 12 pontos estratégicos da capital. A ação segue até sexta-feira (23) e contempla praças, avenidas, áreas centrais e espaços públicos de grande circulação, reforçando o compromisso da gestão municipal com a manutenção da cidade e a qualidade de vida da população.
Entre os locais atendidos estão a Praça do Jardim Fortaleza, Parque da Nascente, Praça do Jardim Novo Milênio, Avenida das Torres, Córrego Oito de Abril, Praça do Alice Novack, Praça da Pascoal Ramos, Área Central, Praça do São Gonçalo Beira Rio e a Avenida Juliano Costa Marques.
Para a execução da força-tarefa, foram mobilizados cerca de 100 colaboradores, distribuídos em 12 equipes, com o apoio de maquinários como roçadeiras, caminhões trucados e minicarregadeiras. Além da limpeza urbana, o mutirão tem como foco a eliminação de bolsões de lixo e a retirada de materiais que acumulam água parada, como pneus, plásticos e latas, contribuindo diretamente para o combate ao mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue, chikungunya e zika.
De acordo com o diretor-geral da Limpurb, Felipe Wellaton, a iniciativa reforça o compromisso da gestão municipal com a zeladoria da cidade. “Estamos atuando de forma contínua e planejada para garantir que os espaços públicos estejam sempre limpos e bem cuidados. Esse trabalho, além de melhorar o aspecto urbano, também tem impacto direto na saúde pública, prevenindo a proliferação de doenças”, destacou.
Os serviços realizados incluem varrição, capinagem, poda, roçagem de calçadas e canteiros, pintura de meio-fio e manutenção do sistema de iluminação pública. O mutirão também conta com o apoio de caminhões cata-treco, que recolhem e destinam corretamente os resíduos descartados pela população.
A Prefeitura reforça que a ação não contempla o recolhimento de restos de poda de árvores, materiais perigosos como vidros, baterias e pilhas, nem resíduos destinados aos ecopontos, como pneus e pequenos volumes de entulho. A orientação é que esses materiais sejam descartados nos locais apropriados.
Fonte: Prefeitura de Cuiabá – MT
Cuiabá
Prefeitura e Energisa alinham medidas para aprimorar manejo arbóreo e organização da rede elétrica
A Prefeitura de Cuiabá realizou uma reunião institucional com representantes da Energisa para discutir e aperfeiçoar os procedimentos adotados nas podas de árvores realizadas próximas à rede de distribuição de energia elétrica. O encontro ocorreu no gabinete do prefeito Abilio Brunini e reuniu gestores municipais das áreas de meio ambiente, serviços urbanos, economia, ordem pública e comunicação, no dia 24 de junho.
Participaram da reunião o prefeito Abilio Brunini, a secretária municipal de Meio Ambiente, Lise Bokorni, a secretária de Ordem Pública, Juliana Palhares, o diretor-geral da Limpurb, Felipe Wellaton, o secretário de Economia, Marcelo Bussiki, a secretária de Comunicação, Ana Karla Costa, além de representantes técnicos da Energisa.
A agenda foi solicitada pela Prefeitura com o objetivo de compreender os protocolos utilizados pela concessionária nas intervenções que envolvem o manejo de árvores em áreas urbanas. O tema vem sendo acompanhado pela administração municipal em razão de questionamentos apresentados pela população sobre serviços executados na capital.
Durante a reunião, a Energisa informou que realiza mais de mil podas por dia em todo o estado como parte das ações preventivas voltadas à manutenção da rede elétrica e à garantia da continuidade do fornecimento de energia. A empresa destacou que eventuais ocorrências que geram questionamentos não representam o padrão dos serviços executados e informou que tem investido continuamente na capacitação das equipes responsáveis pelas intervenções.
O prefeito Abilio Brunini reforçou a importância de que as ações sejam executadas de forma planejada, transparente e alinhada aos princípios de preservação ambiental. Segundo ele, a população muitas vezes associa as podas à atuação do Município, o que torna necessária uma atuação integrada entre os órgãos públicos e a concessionária para assegurar que os procedimentos ocorram dentro dos critérios técnicos adequados.
Abilio também defendeu que os serviços de poda sejam acompanhados do imediato reordenamento da fiação nos locais atendidos. Conforme alinhado durante a reunião, a Prefeitura passará a adotar critérios mais rigorosos para autorização e acompanhamento das intervenções, buscando garantir não apenas a segurança da rede elétrica, mas também a organização urbana e a preservação da arborização da cidade.
“O desenvolvimento da cidade precisa caminhar junto com a preservação ambiental. Cuiabá possui um patrimônio arbóreo importante, que contribui diretamente para a qualidade de vida da população. Nosso objetivo é assegurar que toda intervenção necessária seja realizada com responsabilidade, planejamento e respeito ao meio ambiente”, destacou o prefeito.
Ao final do encontro, Prefeitura e Energisa definiram o fortalecimento da cooperação técnica entre as instituições, com análise de novas técnicas de manejo arbóreo em áreas de rede elétrica, ampliação da fiscalização e aperfeiçoamento dos fluxos de autorização dos serviços. A iniciativa busca reduzir impactos ambientais, aumentar a eficiência operacional das intervenções e oferecer mais segurança, organização e transparência à população cuiabana.
Fonte: Prefeitura de Cuiabá – MT
-
Saúde7 dias atrásSintomas da doença falciforme vão além da anemia; saiba mais
-
Cultura6 dias atrásProjeto leva cultura popular para cidades pernambucanas
-
Entretenimento6 dias atrásSuzanna Freitas celebra primeiro imóvel presenteado pelos pais: ‘Nem acredito’
-
Saúde6 dias atrásMinistério da Saúde começa a vacinar crianças com a Pneumo 20
-
Entretenimento6 dias atrásLucy Ramos revela sexo do segundo bebê e celebra crescimento da família: ‘Felicidade’
-
Entretenimento7 dias atrásNamorada de sertanejo vende apartamento de luxo em tempo recorde: ‘Saudade, já’
-
Cultura6 dias atrásSétima Feira do Cordel Brasileiro começa neste sábado em Fortaleza
-
Entretenimento7 dias atrásMaiara aposta em look junino combinando com namorado e exibe clima de romance
