Mato Grosso
Unemat registra crescimento de 67% na procura por auxílios estudantis
Mato Grosso
A Universidade do Estado de Mato Grosso (Unemat) registrou 4.011 inscritos nos programas de auxílio moradia e alimentação no primeiro semestre de 2025. O número representa um salto de 67% em comparação aos 2.399 registros de 2023, primeiro ano da atual gestão. O balanço da Pró-Reitoria de Assuntos Estudantis (Prae) confirma ainda a execução de 95% do orçamento previsto, índice superior à média dos últimos três anos.
Para assegurar o atendimento, a gestão da Universidade priorizou os recursos da assistência estudantil. “A decisão da Reitoria foi manter integralmente os auxílios e bolsas, assegurando a permanência dos acadêmicos”, disse a pró-reitora, Juliana Mattiello. Segundo ela, o remanejamento administrativo evitou prejuízos diretos aos estudantes em vulnerabilidade.
Eficiência administrativa e inovação
A otimização dos recursos é atribuída à customização do Sistema de Auxílio Estudantil (SAE) e à atuação descentralizada dos Centros de Assistência Estudantil (Caests). O fluxo de seleção passou a contar com dois processos seletivos por semestre, aproveitando cadastros de reserva para garantir que o recurso não ficasse ocioso.
A consolidação do SAE permitiu a automação das etapas de inscrição e análise documental, reduzindo falhas processuais registradas em anos anteriores. De acordo com a pró-reitora, o sistema passou por customizações sucessivas entre 2023 e 2025 para tornar a interface mais acessível e o processamento de dados mais célere. Esse refinamento tecnológico foi determinante para absorver o volume recorde de candidatos e permitir que as equipes técnicas dos câmpus focassem na etapa de entrevistas e no acolhimento direto dos estudantes.
A pró-reitora de Assuntos Estudantis também credita o avanço à descentralização do atendimento, já que a implantação dos Caests nos câmpus facilitou este acolhimento e reduziu a burocracia. “A instalação dos Caests deu voz e referência aos alunos nos câmpus”, afirma Juliana. “Administrativamente, o processo tornou-se mais ágil. Hoje os alunos têm uma referência técnica dentro de cada unidade para resolver demandas emergenciais e processos de seleção”, pontua a pró-reitora.
Recentemente, a Prae também destinou recursos de emendas parlamentares na ordem de R$ 7 mil por câmpus, para suprir demandas imediatas e materiais permanentes dos Caests.
Mobilidade e apoio aos povos indígenas
Um dos eixos centrais do balanço é a expansão da política de transporte. Com o projeto piloto em Pontes e Lacerda, a Unemat articulou a aprovação de uma lei complementar na Assembleia Legislativa que prevê R$ 3 milhões anuais entre 2025 e 2027. O objetivo é, inicialmente, levar o benefício aos câmpus com alta demanda regional, como Barra do Bugres, Cáceres, Diamantino e Tangará da Serra.
Simultaneamente, o apoio aos estudantes indígenas dobrou no último ano, a oferta saltou de 49 auxílios em 2024 para mais de 110 em 2025, impulsionada pelo novo sistema de cotas e pelo aumento de ingressantes nos câmpus de Juara e Tangará da Serra. A expectativa da Prae é que o número de beneficiários indígenas alcance a marca de 150 ainda em 2026.
Incentivo científico
A assistência estudantil também registrou avanço no Auxílio Evento. Diferente do suporte de permanência, esta modalidade exige a aprovação de artigos acadêmicos para o custeio de viagens e publicações. Este auxílio permitiu que estudantes da graduação e pós-graduação apresentassem trabalhos em nível nacional em estados como Pará e Pernambuco.
Evolução da Assistência Estudantil na Unemat (2023–2025)
Crescimento da Procura por Auxílios Alimentação e Moradia
*2023/1:* 2.399 inscritos
*2024/1:* 3.711 inscritos
*2025/1:* 4.011 inscritos
Evolução total: crescimento de 67,1%
Fonte: Governo MT – MT
Mato Grosso
Seduc alinha investimentos com de 17 municípios das regiões do Rio Teles Pires e Portal da Amazônia
Representantes de 17 municípios das regiões do Rio Teles Pires e do Portal da Amazônia, se reuniram, nesta quarta-feira (24.6), no Palácio Paiaguás, em Cuiabá, para discutir demandas da educação pública com o Governo de Mato Grosso. A reunião faz parte do ciclo de 10 encontros regionais organizados pelo Estado para ouvir prefeitos, secretários municipais de Educação e equipes técnicas.
A iniciativa busca atualizar o diagnóstico das redes municipais e alinhar ações em áreas como a construção e reforma de escolas e creches, o transporte escolar, a aquisição de equipamentos e a implementação de programas pedagógicos, desenvolvidos em parceria com a Secretaria de Estado de Educação (Seduc-MT).
Na ocasião, os gestores municipais apresentaram demandas consideradas prioritárias para suas regiões, como a ampliação da oferta de vagas em creches, a melhoria da infraestrutura física das escolas e a renovação da frota de transporte escolar.
O governador Otaviano Pivetta convocou os prefeitos a reforçar a parceria já existente entre o Estado e os municípios. Segundo ele, a educação é a base de tudo e um povo sem ela não prospera. “Temos o Regime de Colaboração e vamos ampliá-lo ainda mais, de forma prática e sem burocracia”, disse.
Ele propôs que os municípios passassem a planejar, aprovar e executar as obras com recursos repassados pelo Estado. “Estamos recebendo as demandas que os gestores nos enviaram e esperamos que essa nova metodologia aqueça a economia das 142 cidades com a geração de empregos, aquisições no comércio local e, principalmente, que as obras atendam às reais necessidades de cada região”, destacou Otaviano Pivetta.
“Vamos continuar identificando as necessidades de cada município e atendendo às suas demandas com recursos suficientes para garantir que a educação pública continue oferecendo qualidade”, completou a secretária de Estado de Educação, Flávia Emanuelle Soares.
A secretária enfatizou que só em convênios, o Estado já liberou às duas regiões, no período 2020-2026, R$ 183,7 milhões que foram aplicados na construção de escolas e de quadras poliesportivas em 16 municípios. “Foram beneficiadas 39 escolas que atendem mais de 18 mil alunos”.
Flávia também enumerou R$ 144 milhões investidos em repasses para a aquisição de 170 ônibus escolares. Mais de R$ 39 milhões para construção e reformas em 15 creches de 9 municípios, além de investimentos em programas como o Alfabetiza MT, o Mais MT Muxirum, o Educa MT, o Mais Inglês, entre outros. Foram mais de R$ 270 milhões em cooperação técnica no período.
Na avaliação do presidente do Consórcio Intermunicipal do Vale do Rio Teles Pires e prefeito de Nova Monte Verde, Edmilson Marino dos Santos, o Estado tem feito muito e, nos últimos 7 anos, Mato Grosso evoluiu significativamente. “Vejo um momento ímpar, pois, temos a oportunidade de ser ouvidos e atendidos cara a cara”.
Sobre as ações da Seduc, o prefeito enalteceu programas como o Regime de Colaboração, obras de infraestrutura, formação de professores e a parte pedagógica. “Os ganhos com a parceria são incontáveis”, completou Edmilson dos Santos.
Opinião endossada pelo prefeito de Carlinda, Fernando de Oliveira Ribeiro. “O Regime de Colaboração foi importantíssimo para o nosso avanço nos índices de alfabetização. Carlinda era o último colocado na área de abrangência da Diretoria Regional de Educação. Estávamos, inclusive, bem distante do penúltimo lugar”, recorda.
Fernando disse que, em 2024, a rede municipal de Carlinda saltou para a segunda colocação e, em, 2025, todas as unidades do ensino fundamental passaram para o grupo das 10 primeiras colocadas.
“A parceria com a Seduc nos deixou entusiasmados. Nossos professores e até os alunos hoje tem uma visão diferenciada da educação. Eles sabem que educação é o futuro deles e que a educação vai dar a eles, além do status, também posição social lá na frente”, concluiu.
O ciclo de reuniões começou no dia 27 de maio, com os municípios da região Sul. No dia seguinte, participaram gestores das regiões do Consórcio Nascente do Pantanal e do Vale do Guaporé. Em 3 de junho, a agenda incluiu Cuiabá e Várzea Grande.
No dia 20, o encontro foi com os prefeitos dos vales do Rio Cuiabá e do Araguaia. A próxima reunião será com os gestores do Médio Araguaia, do Portal do Araguaia, do Alto Rio Paraguai e do Norte Araguaia, nesta quinta-feira (25).
Fonte: Governo MT – MT
-
Saúde5 dias atrásSintomas da doença falciforme vão além da anemia; saiba mais
-
Saúde7 dias atrásBrasil teve 120 mil mortes associadas a ondas de calor em 20 anos
-
Entretenimento7 dias atrásJesus Luz celebra aniversário da namorada Rafa com declaração apaixonada na web
-
Saúde6 dias atrásPrograma de atenção domiciliar amplia cuidado aos idosos no país
-
Rondonópolis6 dias atrásIsrael Paniago assume Secretaria de Saúde e toma primeiras medidas
-
Saúde6 dias atrásLíder indígena Raoni tem melhora do quadro de saúde
-
Entretenimento6 dias atrásKarina Lucco celebra avanço no tratamento contra alopecia e comemora: ‘Renovar’
-
Saúde4 dias atrásMinistério da Saúde começa a vacinar crianças com a Pneumo 20
