Pesquisar
Close this search box.

Cuiabá

Prefeitura de Cuiabá paga R$ 12 milhões de premiação para servidores por avanços na educação municipal

Publicado em

Cuiabá

A Prefeitura de Cuiabá vai investir R$ 12 milhões em gratificações aos técnicos e professores lotados na Secretaria Municipal de Educação (SME) que contribuíram para o avanço da aprendizagem em Língua Portuguesa e Matemática nas escolas públicas municipais ao longo de 2025. Os valores serão pagos já na folha salarial de janeiro de 2026.

Do 1º ao 5º ano, foram selecionados 10 professores, além dos 10 melhores professores das Salas de Recomposição da Aprendizagem, que receberão individualmente R$ 10 mil cada, ou seja, 60 professores. Alguns deles ganharam com duas turmas. Somando os prêmios, o valor chegou a R$ 20 mil. Confira toda a lista

No total, são aproximadamente 10 mil servidores que também receberão os bônus financeiros. Além da premiação, pela primeira vez será paga a quantia de 1/3 de férias aos servidores que tiveram seus contratos rescindidos em dezembro de 2025.

Serão premiados com R$ 1,5 mil cada professor do ensino fundamental, R$ 1,2 mil aos professores da educação infantil e R$ 800 aos profissionais de nível técnico, o que engloba merendeiros, servidores que atuam na limpeza das escolas e creches, entre outros. Ou seja, todos da educação serão valorizados.

A professora Suelene de Rezende, que atua na Escola Municipal Antônia Tita Maciel, localizada no bairro Jardim Florianópolis, receberá R$ 20 mil em bonificação. Isso porque foi selecionada pela Secretaria Municipal de Educação (SME) como a melhor professora na aprendizagem de Língua Portuguesa e Matemática de duas turmas do segundo ano.

Na manhã desta quarta-feira, o prefeito Abilio Brunini ligou para comunicar sobre a premiação, e a professora comemorou bastante. “A alegria é saber que a minha turma alcançou o primeiro lugar. Fico muito feliz com essa conquista e em saber que contribui para a melhoria da educação de Cuiabá”, disse.

Outro professor que também conseguiu se classificar entre os melhores em duas turmas e ganhará outros R$ 20 mil foi Israel José. Ele também atua na Escola Antônia Tita Maciel e foi premiado com uma turma do segundo e outra do quarto ano. “Estou muito feliz e grato por este resultado”, afirmou.

Já a professora Rita Barbará da Silva, que dá aulas na Escola Municipal Silvino Leite de Arruda, localizada no bairro Planalto, também recebeu uma ligação em videochamada do prefeito Abilio Brunini para ser informada oficialmente de que vai receber R$ 10 mil. “Eu sou professora contratada, e essa quantia vai me ajudar muito. Fico muito feliz por essa conquista. Muito grata”, declarou.

“Foi muito gratificante ligar para esses profissionais e informar que todos serão premiados pela dedicação e melhora no desempenho da educação de Cuiabá. Parabéns aos professores e a todos os servidores da educação. Quem ganha são as nossas crianças!”, frisou o prefeito Abilio Brunini.

Fonte: Prefeitura de Cuiabá – MT

COMENTE ABAIXO:
Propaganda

Cuiabá

Palestra no CCI Maria Ignês orienta idosos sobre direitos e combate à violência

Publicados

em

Os idosos atendidos pelo Centro de Convivência do Idoso (CCI) Maria Ignês, no CPA III (Setor II), participaram de uma palestra e roda de conversa conduzida pelo promotor de Justiça Daniel Zappia. Titular da 34ª Promotoria de Justiça Cível de Cuiabá, especializada na defesa dos direitos da pessoa idosa e da pessoa com deficiência, o promotor liderou a atividade que integra a campanha Junho Violeta, voltada à conscientização e ao enfrentamento da violência contra a população idosa.

Durante o encontro, os participantes receberam orientações sobre as garantias previstas na legislação, as diferentes formas de violência que afetam a terceira idade e os canais disponíveis para denúncias e apoio. A iniciativa faz parte de um ciclo de visitas promovido pelo Ministério Público em centros de convivência e comunidades de Cuiabá, com o objetivo de estreitar o diálogo e fortalecer a rede de proteção.

Ao abordar o tema, Daniel Zappia destacou que a violência contra a pessoa idosa vai muito além das agressões físicas, manifestando-se também de forma psicológica, patrimonial, por negligência, abandono ou desrespeito.

“O mais importante é compreender que a violência não se limita à agressão física. Ela também está presente na omissão de cuidados, na falta de assistência e em qualquer restrição injustificada de direitos da pessoa idosa”, afirmou o promotor.

Zappia também ressaltou a importância dos centros de convivência como espaços essenciais de integração social, que contribuem diretamente para reduzir o isolamento, promover a troca de experiências e fortalecer o sentimento de pertencimento à comunidade.

Proteção financeira em pauta

Outro tema central da discussão foi a proteção financeira dos idosos, com foco especial nos riscos de empréstimos consignados e contratos abusivos. O promotor alertou sobre os limites legais de comprometimento da renda e reforçou a necessidade de atenção redobrada na contratação de serviços financeiros, principalmente por pessoas em situação de maior vulnerabilidade.

A secretária municipal de Assistência Social, Direitos Humanos e Inclusão, Hélida Vilela, destacou que ações informativas são fundamentais para assegurar um envelhecimento com dignidade.

“Falar sobre os direitos da pessoa idosa, respeito, proteção e enfrentamento às diversas formas de violência é fortalecer a cidadania e garantir que nossos idosos sejam valorizados por toda a contribuição que deram e continuam dando à sociedade”, pontuou a secretária, ao destacar a parceria entre o Ministério Público e a rede socioassistencial para ampliar as políticas públicas de proteção integral.

Voz aos usuários

A atividade reservou um momento para a participação ativa dos frequentadores do CCI. O aposentado Isaías de Oliveira, que frequenta a unidade há cerca de dez anos, avaliou positivamente o encontro.

“Eu venho sempre com o objetivo de aprender. Gostei muito porque foi uma tarde bem explicativa e orientativa. Muitas coisas eu já sabia, mas isso amplia ainda mais o nosso conhecimento”, relatou.

Já Félix da Silva, de 75 anos, destacou o impacto coletivo desse tipo de ação.

“Muitos idosos não conhecem a fundo as leis que os protegem. Por isso, é tão importante que eventos como esse aconteçam com frequência”, disse.

Ao final do encontro, o promotor relembrou que idosos e familiares que precisarem de apoio podem acionar canais oficiais como o Ministério Público, a Polícia Civil, os serviços de saúde, os Centros de Referência de Assistência Social (CRAS), os Centros de Referência Especializados de Assistência Social (CREAS) e o Disque 100.

Próximas atividades do Junho Violeta

A programação da campanha em Cuiabá continua nos próximos dias com novas palestras:

• 25 de junho, às 14h: CCI Padre Firmo Pinto Duarte

• 29 de junho, às 8h45: CCI João Guerreiro.

Fonte: Prefeitura de Cuiabá – MT

COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

POLÍTICA

POLÍCIA

ESPORTES

ENTRETENIMENTO

MAIS LIDAS DA SEMANA