Cuiabá
Prefeitura de Cuiabá mobiliza unidades de saúde para ações do Janeiro Branco e reforça cuidado com a saúde mental
Cuiabá
A Prefeitura de Cuiabá, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), está mobilizando toda a rede de Atenção Primária para a realização de ações alusivas ao Janeiro Branco, campanha nacional dedicada à conscientização sobre a saúde mental e o cuidado emocional da população.
Durante todo o mês de janeiro, as Unidades de Saúde da Família (USFs), o Projeto Amor, o Consultório na Rua e as equipes e-Multi’s irão desenvolver atividades educativas e de acolhimento voltadas à promoção do bem-estar psicológico, à prevenção de adoecimentos psíquicos e à redução do estigma relacionado ao sofrimento mental.
A secretária municipal de Saúde, Danielle Carmona, destaca que cuidar da saúde mental é tão importante quanto cuidar da saúde física. “A Atenção Primária é a principal porta de entrada do cidadão no SUS, e é nela que conseguimos acolher, ouvir e identificar precocemente quem precisa de apoio. O Janeiro Branco reforça esse compromisso da gestão em olhar para as pessoas de forma integral, com sensibilidade e responsabilidade”, afirmou.
Entre as ações programadas estão rodas de conversa com usuários, atividades educativas em salas de espera, orientações individuais durante consultas, além de dinâmicas coletivas com grupos já existentes, como gestantes, idosos, hipertensos, diabéticos, adolescentes, homens e mulheres.
A secretária-adjunta de Atenção Primária, Cinara Brito, explica que as atividades serão adaptadas à realidade de cada território. “Cada unidade conhece de perto a sua comunidade. Por isso, as equipes vão organizar ações que façam sentido para o seu público, sempre com foco na escuta qualificada, no acolhimento e na prevenção do sofrimento mental”, pontuou.
Também estão previstas atividades de escuta qualificada e acolhimento ampliado, com foco na identificação precoce de sinais de sofrimento mental, bem como práticas integrativas e comunitárias, como alongamento, relaxamento e meditação guiada, sempre respeitando a organização de cada equipe.
Outro ponto importante da campanha é o cuidado com quem cuida. As unidades também irão desenvolver ações voltadas à saúde mental dos próprios trabalhadores da rede, reforçando a importância do equilíbrio emocional no ambiente de trabalho.
Além disso, o tema será abordado durante visitas domiciliares, e os Agentes Comunitários de Saúde terão papel fundamental na sensibilização da comunidade e no fortalecimento das ações educativas.
A Secretaria Municipal de Saúde reforça que todas as atividades priorizam a promoção da saúde, a prevenção de agravos e o fortalecimento do cuidado contínuo em saúde mental, seguindo os princípios do SUS e as diretrizes da Atenção Primária.
Com o Janeiro Branco, a Prefeitura de Cuiabá reafirma o compromisso de cuidar não apenas do corpo, mas também da mente, promovendo mais qualidade de vida e bem-estar para a população.
Fonte: Prefeitura de Cuiabá – MT
Cuiabá
Prefeitura e Conselho levam mais de 1,8 mil atendimentos a pessoas em situação de rua em Cuiabá
Cerca de 300 pessoas em situação de rua foram atendidas durante a ação “COMPOD pela Vida”, realizada pela Prefeitura de Cuiabá e pelo Conselho Municipal de Políticas Públicas sobre Drogas (COMPOD), na Praça Doutor Alberto Novis, no Centro Histórico da capital. Ao todo, foram ofertados 1.867 atendimentos e serviços gratuitos, integrando a programação da 3ª Semana Municipal de Políticas Públicas sobre Drogas, nesta terça-feira (23).
A iniciativa reuniu diversas secretarias municipais, o Tribunal de Justiça de Mato Grosso (TJMT), a Defensoria Pública e organizações da sociedade civil para oferecer atendimentos de saúde, assistência social, orientação jurídica, alimentação, doações de roupas e cobertores, além de encaminhamentos para tratamento, momentos de louvor e oração.
Entre os serviços oferecidos, foram distribuídas 450 marmitas, 500 pães, 300 cobertores, frutas, chocolate quente e dois grandes caldeirões de escaldado. Também foram entregues 220 peças de roupas por meio do Armário Solidário da Secretaria Municipal da Mulher e outros 50 agasalhos doados pela Secretaria Municipal de Ordem Pública.
Salatiel Barroso, de 72 anos, que vive em situação de rua há cerca de dois anos, estava entre os beneficiários. Emocionado, ele agradeceu pelos serviços recebidos. “Isso caiu do céu. Melhor não precisava. Corte de barba, cabelo, refeição, atendimento, foi tudo perfeito. Muito obrigado”, afirmou.
De acordo com a presidente do COMPOD e secretária municipal de Ordem Pública, Juliana Palhares, a ação vai além do atendimento emergencial e busca construir políticas públicas permanentes para enfrentar a questão das drogas e da vulnerabilidade social. “Estamos aqui reunindo diversas secretarias da Prefeitura, instituições não governamentais, Tribunal de Justiça, Defensoria Pública e Justiça do Trabalho para levar serviços e esperança à população em situação de rua. Queremos oferecer a essas pessoas a oportunidade de iniciar uma nova etapa de suas vidas”, afirmou.
A Secretaria Municipal de Assistência Social, Direitos Humanos e Inclusão participou da ação com equipes do Centro Pop, oferecendo acolhimento, atualização do Cadastro Único, orientação, alimentação e encaminhamentos. A secretária Hélida Vilela destacou que a proposta é aproximar os serviços já oferecidos pelo município da população em situação de rua.
“Trouxemos aqui os serviços do Centro Pop, que oferece acolhimento, alimentação, banho, guarda de pertences e acompanhamento social. Também contamos com parceiros institucionais que oferecem acolhimento e até emissão de passagens para aqueles que desejam retornar às suas cidades ou às suas famílias. Muitas dessas pessoas já são acompanhadas pela assistência social e recebem atendimento psicológico, apoio para inserção no mercado de trabalho e outras atividades”, ressaltou Hélida Vilela.
Na área da saúde, a equipe do Consultório na Rua Luz, da Secretaria Municipal de Saúde, aplicou 38 doses de vacinas essenciais para a proteção da população assistida. Foram administradas 15 doses contra influenza (gripe), 10 contra difteria e tétano (dT), oito contra hepatite B e cinco contra febre amarela.
Os cuidados pessoais também fizeram parte da programação. A Obra Kolping realizou cerca de 30 atendimentos entre cortes de cabelo, barba e design de sobrancelhas, proporcionando mais autoestima e bem-estar aos participantes. A ação também contou com a participação do Tribunal Regional do Trabalho (TRT), que realizou quatro atendimentos, e da Defensoria Pública, responsável por 19 atendimentos. Além disso, foram realizados 16 acolhimentos e solicitações de encaminhamento para tratamento.
O juiz do Trabalho Fernando Galisteu ressaltou que a presença do Judiciário amplia o acesso a direitos e fortalece a cidadania. “Essas pessoas em situação de vulnerabilidade também precisam conhecer seus direitos trabalhistas e ter acesso à Justiça. Muitas vezes, elas não conseguem procurar um advogado ou um órgão público. Aqui, a Justiça do Trabalho vai até o cidadão para levar dignidade, respeito e garantir que seus direitos sejam conhecidos e exercidos”, afirmou.
Representando o Poder Judiciário de Mato Grosso, o gestor-geral do Núcleo Permanente de Métodos Consensuais de Solução de Conflitos (Nupemec), Sebastião José de Queiroz Júnior, destacou que a iniciativa reforça o compromisso institucional com a inclusão social. “A participação do Poder Judiciário reafirma o compromisso com uma Justiça mais próxima, acessível e sensível às pessoas em situação de rua e suas interseccionalidades”, declarou.
Também participaram da mobilização as secretarias municipais de Ordem Pública, Governo, Mulher, Defesa Civil, Saúde, Assistência Social, Educação, Cultura, Esporte e Lazer, Mobilidade Urbana e Segurança Pública, além da Limpurb, Tribunal Regional do Trabalho e entidades parceiras, como Obra Kolping, ATAAP, CEPROMA, Centro Terapêutico Bom Pastor, Comunidade Terapêutica Tenda de Abrão e Associação Missão Encheivos.
Fonte: Prefeitura de Cuiabá – MT
-
Saúde5 dias atrásSintomas da doença falciforme vão além da anemia; saiba mais
-
Saúde7 dias atrásBrasil teve 120 mil mortes associadas a ondas de calor em 20 anos
-
Entretenimento7 dias atrásJesus Luz celebra aniversário da namorada Rafa com declaração apaixonada na web
-
Saúde6 dias atrásPrograma de atenção domiciliar amplia cuidado aos idosos no país
-
Entretenimento6 dias atrásPoliana Rocha surge em clima de romântico com Leonardo durante viagem ao Tocantins
-
Saúde7 dias atrásCom melhora clínica, Cacique Raoni está lúcido e respira sem aparelhos
-
Rondonópolis6 dias atrásIsrael Paniago assume Secretaria de Saúde e toma primeiras medidas
-
Saúde6 dias atrásLíder indígena Raoni tem melhora do quadro de saúde
