Sorriso
Academia da Saúde e equipe eMulti retomam as atividades de 2026
Sorriso
A Academia da Saúde de Sorriso retomou oficialmente suas atividades, voltando a ser um espaço de cuidado, movimento e incentivo à qualidade de vida da população. A programação gratuita é desenvolvida pela Secretaria Municipal de Saúde, em parceria com a Academia da Saúde e a equipe eMulti, fortalecendo as ações de promoção da saúde no município.
Mesmo durante o período de pausa, nem tudo parou. As caminhadas orientadas seguiram acontecendo, especialmente com o grupo da região da Fraternidade, mantendo o vínculo e a rotina de quem já fazia da atividade física parte do dia a dia. Agora, esse movimento se amplia: a partir desta segunda, 12, os grupos de caminhada retornam em todos os pontos previstos e, no dia 19, entram em funcionamento as demais modalidades, como pilates, atividades voltadas ao público idoso e outros grupos terapêuticos e funcionais.
Para o profissional de Educação Física João Ricardo de Oliveira, que atua na Academia da Saúde, o retorno acontece de forma cuidadosa, respeitando o ritmo dos participantes e garantindo um acompanhamento seguro e de qualidade. “Tudo está sendo retomado com planejamento para atender bem à população”, explicou.
A programação contempla pessoas de diferentes idades e necessidades. Além das caminhadas orientadas, são oferecidos exercícios funcionais, atividades específicas para idosos, pilates — inclusive para gestantes —, alongamentos, oficinas de postura, ações nutricionais e grupos terapêuticos, como o atendimento a pacientes com chikungunya.
As atividades acontecem em diversos bairros do município, nas unidades de saúde, em espaços comunitários e na própria Academia da Saúde, sempre com acompanhamento de profissionais como educadores físicos, farmacêuticos, fisioterapeutas, nutricionistas, psicólogos, agentes de saúde, entre outros profissionais.
Todos os serviços são gratuitos e abertos à comunidade. Quem quiser participar ou saber mais sobre horários e locais pode entrar em contato diretamente com a Academia da Saúde pelo telefone (66) 3545-8049.
A retomada das atividades reforça o compromisso do município com a prevenção de doenças, o cuidado contínuo e a construção de hábitos mais saudáveis, fortalecendo não apenas o corpo, mas também os laços entre saúde, movimento e comunidade.
Sorriso
Prefeitura dá início à terceira rodada da coleta de resíduos sólidos
Jogar lixo em locais públicos é crime ambiental com base na Lei nº 9.605/1998 (Lei de Crimes Ambientais), especificamente o Art. 54, que prevê reclusão de um a quatro anos e multa para quem causar poluição que possa causar danos à saúde humana.
Isso mesmo: colocar resíduos (seja lixo, folhas ou recicláveis) em locais inadequados pode doer no bolso. Pois é, o chamado “descarte irregular de resíduos” pode render, no mínimo uma multa de 30 VRFs (Valor de Referência Fiscal), o que corresponde a R$ 3.721,50.
Na semana passada, mais um exemplo de irresponsabilidade no descarte de resíduos foi flagrado no Bairro Serra Dourada. Uma equipe do Núcleo Integrado de Fiscalização (NIF) compareceu ao local para identificar e responsabilizar os responsáveis – ou melhor, irresponsáveis – pelo ato.
Para além desta ação, equipes da Secretaria de Infraestrutura, Transporte e Saneamento (Sintra), também terão de interromper a rotina de trabalho para fazer a coleta e a destinação correta de resíduos. “Nós temos um calendário de coleta de resíduos sólidos que está acessível a toda a população e deve ser cumprido, dado que não é somente uma questão de limpeza urbana, mas igualmente de saúde pública”, afirma o titular da pasta, Milton Geller.
Inclusive, a partir da próxima semana (22 de junho), tem início a terceira rodada da coleta de resíduos sólidos. “Nossas equipes já passaram por duas vezes em todos os oito setores em que a cidade está organizada e agora, seguimos contando com o apoio da comunidade para colocar os resíduos para coleta no período correto, uma semana antes de as equipes passarem para o recolhimento”, completa o secretário.
Arquivo digital
Ah, mas toda vez que você precisar conferir o dia da coleta vai ser necessário acessar o site da Prefeitura? Não. Você pode baixar o arquivo e deixar no seu celular, pode imprimir e afixar na geladeira ou colocar naquela gaveta onde “quase sempre” você acha de “quase tudo”.
Para não haver dúvida sobre o que pode e o que não pode ser destinado na coleta de resíduos volumosos, preste atenção:
O que é recolhido?
Com a coleta de resíduos volumosos, a Prefeitura recolhe móveis e eletrodomésticos velhos e inservíveis; assim como restos da limpeza de jardins (folhas e restos vegetais que podem servir como criadouro de insetos e animais peçonhentos, como a grama quando é cortada).
O que não é coletado?
Galhos maiores, resultado de podas, devem ser levados pelo próprio morador até o Depósito Municipal de Entulhos (DME). Restos de construção civil também não são coletados em casa e devem ser recolhidos por empresas especializadas nesta coleta. Se for pouco volume, o próprio morador pode levar os resíduos de construção ao DME, que funciona todos os dias da semana (inclusive aos fins de semana), das 6h às 18h.
Resíduos industriais não são recolhidos de forma alguma e devem ter uma destinação específica.
Confira aqui como funciona cada coleta:
Tá confundindo as coletas? Estas informações aqui podem te ajudar:
Coleta de Resíduos Volumosos: É esta do calendário. Nesta modalidade, feita, mais ou menos, a cada dois meses, de acordo com calendário específico, são retirados itens como eletrodomésticos velhos e inservíveis e os resíduos sólidos provenientes da limpeza de jardim.
Coleta Seletiva: É a coleta do que não é lixo e pode ter vida nova na indústria. São os chamados materiais recicláveis, como papel, papelão, plástico, alumínio (e outros metais), e isopor. Esta coleta é feita uma vez por semana, de acordo com calendário que está um tantinho mais abaixo.
Coleta de lixo doméstico: Esta é a coleta do lixo em si, que leva para o aterro sanitário os resíduos como restos de alimentos e dejetos.
Dúvidas
Tem dúvidas sobre as coletas? Acione o Eco Sorriso pelo 66 99603-7730. Outra opção é falar com a Sintra pelo 66 99690-1823.
-
Saúde5 dias atrásSintomas da doença falciforme vão além da anemia; saiba mais
-
Saúde7 dias atrásBrasil teve 120 mil mortes associadas a ondas de calor em 20 anos
-
Entretenimento7 dias atrásJesus Luz celebra aniversário da namorada Rafa com declaração apaixonada na web
-
Saúde6 dias atrásPrograma de atenção domiciliar amplia cuidado aos idosos no país
-
Rondonópolis7 dias atrásRondonópolis realiza conferência e fortalece ações com a primeiríssima infância
-
Saúde7 dias atrásCom melhora clínica, Cacique Raoni está lúcido e respira sem aparelhos
-
Rondonópolis6 dias atrásIsrael Paniago assume Secretaria de Saúde e toma primeiras medidas
-
Saúde6 dias atrásLíder indígena Raoni tem melhora do quadro de saúde
