Mato Grosso
Governo de MT investe em asfalto para melhorar logística do sudeste mato-grossense
Mato Grosso
O Governo de Mato Grosso trabalha para asfaltar rodovias no sudeste mato-grossense e melhorar a logística de toda a região. Com asfalto novo e recuperação de estradas, os investimentos favorecem o escoamento da produção agrícola estadual, já que o sudeste concentra os principais terminais ferroviários em operação no Estado.
Um exemplo são os investimentos realizados no entorno de Itiquira. O município abriga um grande terminal, mas, antes da atual gestão, não havia uma ligação por asfalto entre a sede municipal e a ferrovia.
A Secretaria de Estado de Infraestrutura e Logística (Sinfra) asfaltou 37,4 km das rodovias MT-040/299, que garantiram essa ligação entre Itiquira e o terminal. A obra recebeu um investimento de R$ 97,1 milhões e vai ajudar no desenvolvimento municipal.
Também foram restauradas duas rodovias no município: a MT-370, que liga o terminal ferroviário até a BR-163, e a MT-299, que liga a sede municipal até a rodovia federal. Foram 131 km de asfalto recuperado em um investimento de R$ 84,4 milhões.
Além disso, o governo também está asfaltando 40,1 km da MT-461. Essa rodovia vai ligar Itiquira até a BR-364, garantindo uma ligação da cidade com duas rodovias federais e também um novo acesso ao terminal ferroviário para todos os municípios que estão no eixo da BR-364.
“Mato Grosso é um Estado que tem grande produção agrícola e, na Sinfra, nós precisamos trabalhar para viabilizar toda essa logística. Os investimentos realizados criam novos caminhos e ligações para os municípios do interior”, afirma o secretário de Estado de Infraestrutura e Logística, Marcelo de Oliveira.
O secretário lembra ainda que o governo está fazendo outra importante obra na região**, que é a MT-110**. O Estado já asfaltou o trecho entre Alto Garças e Tesouro. Quando a obra prosseguir até General Carneiro, haverá toda uma nova ligação entre a BR-070 e a BR-364 e depois com o terminal.
“Isso cria todo um novo corredor para os municípios do sudeste e também do Araguaia. As obras que a atual gestão faz também promovem o desenvolvimento e o surgimento de novas oportunidades”, completa o secretário.
Fonte: Governo MT – MT
Mato Grosso
Governo de MT regulamenta novo modelo de cofinanciamento e amplia apoio aos municípios
O Governo de Mato Grosso, por meio da Secretaria de Estado de Assistência Social e Cidadania (Setasc-MT), publicou nesta terça-feira (23.6) a Portaria nº 168/2026, que estabelece novas regras para o cofinanciamento estadual do Sistema Único de Assistência Social (Suas). A medida regulamenta os repasses de recursos do Estado aos municípios para a execução dos serviços da assistência social, garantindo mais organização, transparência e eficiência na aplicação dos investimentos.
O novo modelo amplia a autonomia das prefeituras e aumenta em mais de 188% os recursos destinados aos municípios. Com a mudança, as cestas de alimentos que antes eram adquiridas e distribuídas pelo Estado passarão a ser compradas diretamente pelas gestões municipais, de acordo com as necessidades locais. Em Cuiabá, por exemplo, os repasses saltam de aproximadamente R$ 6 milhões para R$ 10 milhões.
O secretário de Estado de Assistência Social e Cidadania, Klebson Gomes, destacou que a nova regulamentação representa um avanço para a política de assistência social em Mato Grosso.
“Estamos fortalecendo a assistência social nos municípios, ampliando os recursos e dando mais autonomia para que cada gestão local possa atender sua população de forma mais eficiente e alinhada à sua realidade. Esse novo modelo garante melhores condições para a manutenção e expansão dos serviços socioassistenciais em todo o estado”, afirmou.
Os recursos serão destinados a quatro áreas principais: Proteção Social Básica, Proteção Social Especial, Benefícios Eventuais e Gestão do SUAS. A regulamentação também assegura apoio para a manutenção de serviços como os Centros de Referência de Assistência Social (CRAS), Centros de Referência Especializados de Assistência Social (CREAS), equipes volantes, acolhimento institucional, família acolhedora, benefícios eventuais e ações de gestão, planejamento e monitoramento.
A portaria ainda cria incentivos financeiros para municípios que implantarem áreas estratégicas da gestão, como Vigilância Socioassistencial, Gestão do Trabalho e Gestão Financeira e Orçamentária.
Segundo Klebson, a medida segue a determinação do governador Otaviano Pivetta de fortalecer a gestão municipal e garantir mais agilidade no atendimento à população.
“Essa é uma orientação do governador Otaviano Pivetta para descentralizar os recursos, fortalecer os municípios e tornar o atendimento mais rápido e eficiente. Com isso, cada prefeitura poderá aplicar os recursos de acordo com suas prioridades e atender com mais agilidade as famílias que mais precisam”, ressaltou.
Para continuar recebendo os recursos estaduais, os municípios deverão manter a documentação e as prestações de contas atualizadas. A medida busca garantir transparência na aplicação dos recursos públicos e assegurar que os investimentos cheguem de forma efetiva às famílias que dependem dos serviços socioassistenciais.
Fonte: Governo MT – MT
-
Saúde5 dias atrásSintomas da doença falciforme vão além da anemia; saiba mais
-
Rondonópolis7 dias atrásRondonópolis realiza conferência e fortalece ações com a primeiríssima infância
-
Saúde7 dias atrásBrasil teve 120 mil mortes associadas a ondas de calor em 20 anos
-
Entretenimento7 dias atrásJesus Luz celebra aniversário da namorada Rafa com declaração apaixonada na web
-
Saúde6 dias atrásPrograma de atenção domiciliar amplia cuidado aos idosos no país
-
Cultura6 dias atrásGoiânia e Anápolis recebem 12ª edição do Digo Festival
-
Entretenimento6 dias atrásPoliana Rocha surge em clima de romântico com Leonardo durante viagem ao Tocantins
-
Saúde7 dias atrásCom melhora clínica, Cacique Raoni está lúcido e respira sem aparelhos
