LUCAS DO RIO VERDE
“É um novo plano de crescimento para a região”, afirma Miguel Vaz sobre a duplicação da BR-163
LUCAS DO RIO VERDE
Nesta quinta-feira (18), o Governo de Mato Grosso e a concessionária Nova Rota do Oeste entregaram mais 130 quilômetros de duplicação da BR-163, uma das principais rodovias do Estado e eixo estratégico para o desenvolvimento de Lucas do Rio Verde e da região Médio-Norte. Nos trechos que impactam diretamente o município, foram entregues 48 quilômetros de pista duplicada entre Lucas do Rio Verde e Nova Mutum e outros 16 quilômetros entre Lucas e Sorriso.
O prefeito Miguel Vaz, o vice-prefeito Joci Piccini e o presidente da Câmara Municipal, vereador Airton Callai integraram a comitiva do Governo do Estado que acompanhou a entrega das obras e percorreu os trechos concluídos e em execução ao longo da rodovia.
Durante o ato, o governador Mauro Mendes destacou a importância da BR-163, não apenas para a logística e o agronegócio, mas principalmente para a segurança e a qualidade de vida da população. “A rodovia é importante porque ela não só melhora a logística para toda a infraestrutura do agronegócio, da produção, mas ela melhora acima de tudo a vida das pessoas. Traz qualidade de vida, traz segurança, tira aquele medo, aquele grande fantasma que as pessoas tinham quando tinham que pegar essa rodovia. Pais, mães, filhos, ficavam muito apreensivos com um grande número de acidentes e mortes que já tiveram aqui. Então, o governo de Mato Grosso está muito feliz. A obra está avançando a passos muito largos. No ano que vem, se Deus quiser, nós vamos ter 100% pronto de Rosário Oeste até a cidade de Sinop.”
O vice-governador Otaviano Pivetta relembrou o histórico de acidentes e perdas humanas na BR-163 e ressaltou a decisão do Estado em assumir a responsabilidade pela concessão da rodovia, transformando recursos públicos em benefícios concretos para a população.
“Estamos lá há quase sete anos governando o Mato Grosso. Cuidando do dinheiro público, sentindo na pele as necessidades que o nosso povo tem. Nessa rodovia 163, que se a gente lembrar da história, eu fui prefeito em Lucas, eu sofria na pele a dor das famílias, quando perdia um familiar, e foram muitos, foram, que eu sei centenas, essa dor, eu ainda sinto um monte, todos nós sabemos o que é isso. E não é porque era uma rodovia não, é porque era uma estrada, um carreador, mal tratado, esburacado, mal cuidado, onde se desviava milhões e milhões. Depois foi concedido para uma concessionária, que também não honrava o contrato que tinha com o povo. E nós nos reunimos e decidimos montar uma estratégia para assumir esse problema que, apesar de federal, concessionado por uma empresa privada, o problema era nosso, era do povo. E o resto da história você já sabe, o resto da história é isso aí, é o fazimento, é transformar ideia em atitude, transformar dinheiro público em benefício.”
O prefeito de Lucas do Rio Verde, Miguel Vaz, destacou a importância da decisão do Governo do Estado para garantir o avanço das obras e projetou um novo cenário de desenvolvimento para a região com a conclusão total da duplicação.
“A gente tem que agradecer a decisão do Governo do Estado, do Governador Mauro Mendes, do vice-governador Otaviano Pivetta, em ter assumido a responsabilidade da concessão da BR-163. Então, é isso, é o apoio para que tudo ande bem daqui para frente e que conclua o mais rápido possível, que vai ser um grande ganho aqui para a nossa região. Eu acredito muito nisso, porque após totalmente duplicada a BR-163 ainda vai atrair muitos investimentos, muitas oportunidades, e muitas pessoas virão das várias regiões do Brasil para aproveitarem essas oportunidades aqui. Então, é muito importante, é um novo plano de crescimento para essa região aqui, então estou muito confiante e acredito muito no futuro com a duplicação da BR-163.”
Também integraram a comitiva o presidente do Conselho de Administração da Nova Rota do Oeste, Cidinho Santos; o diretor-presidente da concessionária, Luciano Uchoa; o diretor-geral da Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT), Guilherme Sampaio; os diretores da ANTT Severino Medeiros Ramos Neto e Alex Antonio de Azevedo Cruz; a diretora de Infraestrutura do BNDES, Luciana Costa; além de representantes da sociedade civil organizada e lideranças políticas.
LUCAS DO RIO VERDE
Acelera Cidade abre inscrições para conectar startups de todo o país a desafios de Lucas do Rio Verde
A Prefeitura de Lucas do Rio Verde, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Planejamento e Cidade, informa que estão abertas as inscrições para a Fase 3 do programa Acelera Cidade, voltada à Inovação Aberta. A iniciativa, realizada pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai MT), em parceria com a Prefeitura, e com execução metodológica da Fundação CERTI, busca atrair startups de todo o Brasil para desenvolver e testar soluções voltadas a desafios reais do município.
Nesta etapa, o programa selecionará até cinco startups para implementar Provas de Conceito (PoCs) em ambiente real, transformando Lucas do Rio Verde em um Living Lab, modelo que permite validar tecnologias diretamente no cotidiano da cidade.
As inscrições são gratuitas e podem ser realizadas até 5 de julho, por meio do endereço eletrônico: https://aceleralrv.certi.org.br/.
Para participar, as startups precisam possuir CNPJ ativo e apresentar soluções com nível de maturidade tecnológica entre TRL 6 e TRL 9, ou seja, já validadas em ambiente relevante ou em operação no mercado.
As soluções deverão atender desafios vinculados aos eixos de economia inteligente, governança inteligente, mobilidade inteligente, meio ambiente inteligente, qualidade de vida e capital humano. Entre os temas priorizados pelo município estão mobilidade urbana, empregabilidade, sustentabilidade, gestão pública e bem-estar da população.
O investimento total previsto é de R$ 150 mil, com aportes entre R$ 15 mil e R$ 30 mil por solução selecionada.
“O Acelera Cidade representa um avanço importante para o município. Ao abrir espaço para que startups desenvolvam soluções para desafios reais da cidade, fortalecemos uma gestão mais inovadora, colaborativa e voltada à melhoria dos serviços prestados à população”, destacou o secretário de Desenvolvimento Econômico, Planejamento e Cidade, Danilo Messias.
Segundo o coordenador de projetos do Centro de Empreendedorismo Inovador da Fundação CERTI, Felipe Araújo, a terceira fase do programa impulsionará inclusive o empreendedorismo local. “O Acelera Cidade vai além de um programa de inovação. Ele fortalece o ecossistema local e aproxima soluções tecnológicas dos desafios reais do município. A inovação aberta permite que o poder público teste novas ideias na prática e impulsione o empreendedorismo que já existe em Lucas.”
“Depois de mobilizar talentos, estruturar projetos e fortalecer o ecossistema de inovação local, chegamos a uma etapa em que a cidade passa a atuar como um ambiente real para validação de tecnologias. A Fase 3 aproxima o poder público, as startups e a sociedade na busca por soluções capazes de gerar impactos concretos e melhorar a vida das pessoas”, ressaltou o consultor de Tecnologia e Inovação do Senai MT, Luiz Almeida.
As startups selecionadas serão anunciadas em julho e terão até outubro para executar os projetos-piloto. Os resultados serão apresentados durante o Demo Day, evento que marcará o encerramento da Fase 3 e a divulgação das soluções implementadas no município.
Para mais informações, acesse o Edital abaixo.
-
Saúde5 dias atrásSintomas da doença falciforme vão além da anemia; saiba mais
-
Rondonópolis7 dias atrásRondonópolis realiza conferência e fortalece ações com a primeiríssima infância
-
Saúde7 dias atrásBrasil teve 120 mil mortes associadas a ondas de calor em 20 anos
-
Entretenimento7 dias atrásJesus Luz celebra aniversário da namorada Rafa com declaração apaixonada na web
-
Saúde6 dias atrásPrograma de atenção domiciliar amplia cuidado aos idosos no país
-
Cultura7 dias atrásEstilo junino se transforma com a internet e novas modas
-
Saúde4 dias atrásMinistério da Saúde começa a vacinar crianças com a Pneumo 20
-
Entretenimento7 dias atrásBenício Huck revela escolha de curso acadêmico e descarta carreira dos pais
