Pesquisar
Close this search box.

USO INDEVIDO

Secretária de VG passou final de semana em São Paulo em viagem paga com dinheiro público

Publicado em

Política

rede social

A secretária de Saúde de Várzea Grande, Deisi Bocalon de Cássia Maia, passou um final de semana inteiro em São Paulo sem participar de nenhum evento oficial utilizando diárias pagas por dinheiro público. Documentos recebidos pela reportagem do PNB Online mostram que a secretária aproveitou de um evento no meio da semana para “esticar” o período até São Paulo juntamente com mais dois servidores.

Dados do Portal da Transparência da Prefeitura de Várzea Grande mostram que Deisi recebeu diárias além do necessário para participar de um evento que duraria apenas até 20 (terça-feira) e 23 de maio (sexta-feira). Deisi, no entanto, recebeu diárias para ficar em São Paulo até o dia 25 (domingo).

O recebimento de diárias em finais de semana contraria um decreto editado pela própria prefeita Flávia Moretti (PL). Segundo o Decreto 11/2025, serão permitidas diárias nos finais de semana apenas quando comprovada a necessidade de “início/término em alguns destes dias”.

Ao todo, Deisi recebeu R$ 4.620,00 para participar do evento Congresso de Saúde Hospital 2025, que duraria apenas entre 20 e 23 de maio. Além dela, também receberam diárias o chefe do pronto-socorro de Várzea Grande,  Klisman Ananias dos Santos, que recebeu R$ 4.270,00 em diárias. O mesmo valor foi recebido pela subsecretária Erika Auxiliadora Duarte Carvalho.

Questionada sobre o que justificaria o pagamento de diárias no final de semana para um evento que durou apenas até sexta-feira, a assessoria de imprensa da Secretaria Municipal de Saúde de Várzea Grande informou que isso ocorreu “considerando o tempo necessário para deslocamento”. A viagem de avião entre Cuiabá e São Paulo dura cerca de 2 horas.

A reportagem também solicitou cópia dos processos administrativos sobre os pagamentos das diárias. A assessoria declarou apenas que estes processos são encaminhados à Secretaria de Fazenda.

Veja a nota completa

A Secretaria Municipal de Saúde de Várzea Grande informa que o processo referente às diárias foi devidamente ajustado para o período de seis dias e meio, considerando o tempo necessário para deslocamento, logística de viagem e a continuidade de agendas técnicas realizadas após o encerramento do evento.

O evento, que teve duração de quatro dias, apresentou uma gama de empresas com tecnologia avançada voltadas à área da saúde, além de promover tratativas de interesse estratégico para o município. A participação das gestoras possibilitou avanços significativos, incluindo a aquisição imediata de respiradores e monitores hospitalares de última geração para o Pronto-Socorro Municipal, bem como o encaminhamento de novas aquisições destinadas à modernização do parque tecnológico de todas as unidades de saúde de Várzea Grande.

A Secretaria reforça que todos os procedimentos administrativos seguem rigorosamente os trâmites legais, sendo devidamente registrados e auditáveis pelos órgãos de controle.

COMENTE ABAIXO:
Propaganda

Política

“A ALMT não vai aceitar que a Baixada Cuiabana fique sem um terminal da ferrovia”, declara Max Russi

Publicados

em

Foto: Rodrigo Prates

O presidente da Assembleia Legislativa de Mato Grosso (ALMT), deputado estadual Max Russi (Podemos), afirmou que o Parlamento não aceitará que a Ferrovia Estadual, operada pela Rumo Logística, deixe de contemplar Cuiabá e a Baixada Cuiabana com um terminal ferroviário.

Durante entrevista concedida nesta semana, Max ressaltou que a chegada dos trilhos à capital faz parte do compromisso firmado quando a Assembleia aprovou as alterações legislativas que viabilizaram a implantação da ferrovia em Mato Grosso.

Segundo ele, a conclusão do trecho até Dom Aquino representa apenas a primeira etapa do projeto. Por isso, o próximo passo deve ser a chegada da ferrovia a Cuiabá.

Conforme o parlamentar, caso haja qualquer alteração que exclua Cuiabá do traçado previsto, o Parlamento adotará todas as medidas institucionais necessárias para garantir o cumprimento do compromisso firmado.

“Nós não vamos aceitar isso. Se porventura vier algo nessa direção, a Assembleia vai agir de todas as formas possíveis”, assegurou.

Além disso, o deputado destacou que a capital mato-grossense ocupa posição estratégica na logística estadual. Na avaliação dele, a ferrovia será um importante instrumento para impulsionar o desenvolvimento da Baixada Cuiabana e ampliar a integração com outras regiões do estado.

Apesar das especulações, o presidente da ALMT disse acreditar que o projeto seguirá o planejamento inicial. Para ele, Cuiabá receberá o terminal ferroviário e será beneficiada pelos investimentos.

“Eu acredito que chegará a Cuiabá. E nós vamos estar daqui uns anos comemorando o terminal na nossa capital”, afirmou.

E ainda garantiu que a Assembleia continuará acompanhando todas as etapas do empreendimento para assegurar que o compromisso firmado seja efetivamente cumprido.

COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

POLÍTICA

POLÍCIA

ESPORTES

ENTRETENIMENTO

MAIS LIDAS DA SEMANA