Pesquisar
Close this search box.

Mato Grosso

Governo de MT amplia presença internacional do Estado e consolida parceria com a China

Publicado em

Mato Grosso

Mato Grosso vem, ano após ano, ampliando sua presença internacional por meio de missões, feiras e fóruns realizados na China, com o objetivo de estreitar laços econômicos e consolidar o Estado como parceiro estratégico no comércio entre os dois países. A iniciativa faz parte de uma política contínua da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico (Sedec) para promover produtos mato-grossenses, atrair investimentos e reforçar a posição do Estado como um dos principais exportadores do agronegócio brasileiro.

A comitiva de Mato Grosso participa pela terceira vez consecutiva da China International Import Expo (CIIE), uma das maiores feiras de importação do mundo, realizada de 5 a 10 de novembro, em Xangai. A presença no evento reforça os resultados de uma parceria consolidada: de janeiro a setembro de 2025, Mato Grosso exportou US$ 9,95 bilhões para o país asiático, o que representa 44,15% de todas as exportações estaduais. Entre os principais produtos enviados estão a soja (US$ 7,9 bilhões – 79,43%), a carne bovina congelada (US$ 1,44 bilhão – 14,5%) e o algodão (US$ 174 milhões – 1,76%).


Durante a CIIE e outros eventos do mesmo gênero na Ásia, o Instituto Mato-Grossense da Carne (Imac) integra a comitiva oficial e apresenta ao público o MT Steak, corte exclusivo que simboliza a qualidade e a sustentabilidade da pecuária estadual. No estande de Mato Grosso, visitantes e investidores têm a oportunidade de degustar a carne produzida no Estado, reconhecida pela origem controlada e pelas boas práticas ambientais.

“Em eventos como esse, nós temos a chance de mostrar a qualidade e a sustentabilidade da carne de Mato Grosso. Uma carne de alta qualidade, com segurança sanitária e climática, produzida a pasto, em clima tropical, de baixo carbono e que conserva biodiversidade através do Código Florestal. Se o mundo quer uma carne de alta qualidade e sustentável, essa carne está em Mato Grosso”, destaca o presidente do Imac, Caio Penido.


Agenda contínua

A presença de Mato Grosso na CIIE é parte de uma agenda consistente de internacionalização conduzida pela Sedec desde 2019, voltada a consolidar a imagem do Estado como um fornecedor confiável e sustentável de alimentos e insumos. Nesse período, a Sedec e parceiros institucionais participaram de nove eventos estratégicos na China, fortalecendo laços institucionais e abrindo novas oportunidades comerciais para o agronegócio mato-grossense.

Entre os principais destaques estão a SIAL China, feira internacional de alimentos e bebidas realizada em Xangai, com participação de Mato Grosso em 2019, 2023 e 2025; o Fórum Global de Desenvolvimento Portuário de Livre Comércio, em Hainan, em 2024; o Fórum de Boao para a Ásia, também em 2024; e o Fórum Empresarial Brasil-China, realizado em Pequim em maio de 2025, que resultou na assinatura de R$ 27 bilhões em investimentos de empresas chinesas no Brasil e reforçou a cooperação econômica entre os dois países.

Além dos resultados nas exportações, a relação com a China também se destaca pelo volume de importações. Responsável por 27,35% das importações para Mato Grosso em 2025, o país é hoje o principal fornecedor de insumos para a produção mato-grossense, especialmente fertilizantes e defensivos agrícolas, fundamentais para o agronegócio do Estado.

O secretário de Estado de Desenvolvimento Econômico, Cesar Miranda destaca a parceria, que envolve troca de tecnologia e fortalecimento produtivo.

“O Brasil tem uma das diplomacias mais fortes do mundo, e Mato Grosso vem se destacando nesse cenário porque tem muito a oferecer à China. Somos grandes parceiros e temos uma pauta exportadora cada vez mais diversa, que vai muito além da soja e da carne. O Estado tem potencial em várias cadeias produtivas e vem trabalhando de forma estratégica para abrir novas oportunidades e agregar valor ao que produz.”

Fonte: Governo MT – MT

COMENTE ABAIXO:
Propaganda

Mato Grosso

Após feminicídio, secretária reforça importância de vítimas de violência manterem medidas protetivas

Publicados

em

A chefe do Gabinete de Enfrentamento à Violência de Gênero contra a Mulher, Mariell Antonini, reforçou a importância das vítimas de violência doméstica confiarem na rede de proteção e manterem as medidas protetivas.

O alerta foi feito após uma mulher, identificada como Gleici Fátima Machado Ritter, de 37 anos, ser assassinada a tiros, nesta terça-feira (23.6), em Guarantã do Norte. O principal suspeito é o companheiro dela, de 33 anos. O crime está sendo investigado pela Polícia Civil como feminicídio consumado.

Ele já possuía um longo histórico de violência doméstica contra a vítima. Em novembro de 2025, após um pedido feito pela própria vítima, a medida protetiva que existia contra o investigado foi revogada e ele voltou a responder ao processo em liberdade.

“É importante que toda mulher compreenda que o rompimento do ciclo da violência nem sempre é um processo simples. Muitas vezes, existem obstáculos relacionados à dependência afetiva, dependência econômica, medo, preconceito e outros fatores que dificultam a tomada de decisão. Por isso, é fundamental buscar apoio, acreditar na rede de proteção e no sistema de Justiça”, destacou.

Segundo Mariell Antonini, a violência doméstica costuma seguir um ciclo que tende a se agravar ao longo do tempo.

“A violência é cíclica e, muitas vezes, começa com sinais que podem parecer menos graves, mas pode evoluir para situações cada vez mais letais, culminando na morte da vítima. Ameaças e agressões precisam ser compreendidas como sinais de alerta, e a busca por ajuda deve acontecer o quanto antes”, afirmou.

As primeiras denúncias contra o suspeito foram registradas em 2023, quando Gleici procurou as autoridades para relatar episódios de violência doméstica. Em 2024, novas intervenções policiais ocorreram por crimes como lesão corporal, injúria e posse irregular de arma de fogo, todos envolvendo o mesmo casal.

Já em julho de 2025, o suspeito foi preso em flagrante por lesão corporal no contexto de violência doméstica, após a vítima acionar as forças de segurança. Na ocasião, foram concedidas medidas protetivas de urgência em favor de Gleici. Meses depois, entretanto, a vítima solicitou a revogação da medida, o que resultou na liberdade do suspeito.

Fonte: Governo MT – MT

COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

POLÍTICA

POLÍCIA

ESPORTES

ENTRETENIMENTO

MAIS LIDAS DA SEMANA